21.8 C
Brasil
domingo, novembro 24, 2024
spot_img

Joinville apresenta experiências e atrativos a operadores de turismo corporativo e eventos

Famtour é ação de promoção turística viabilizada pelo convênio firmado entre o Joinville Convention Bureau e Prefeitura de Joinville, com planejamento da agência Imaginadora

Experiências que transitaram entre visita técnica à indústria automobilística e passeio por coloridos campos de flores; que encantaram com a arte e dança e mostraram a diversidade cultural da cidade; que demonstraram a solidez nas áreas corporativa e tecnológica; e conquistaram pelos diferentes sabores da gastronomia regional.

Assim foi o roteiro do famtour realizado pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), com a participação de operadores de turismo especializados no segmento MICE – Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions (ou, em português, reuniões, incentivos, conferências e exibições/feiras), e referência no setor.

Em três dias de visita a Joinville, representantes das empresas Tristar Turismo, TMI Mice e Jet Stream, de São Paulo, e Costa Brava Viagens e Eventos, de Campinas, tiveram a oportunidade de conhecer os atrativos e equipamentos turísticos da cidade, com o objetivo de oferecer Joinville aos seus clientes, como opção de destino para eventos e viagens corporativas e de incentivo.

O famtour para operadores de turismo MICE foi uma ação de promoção turística viabilizada por meio do convênio firmado entre o JRCVB e a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). A iniciativa teve o planejamento da Imaginadora, agência de marketing que representa a cidade como destino turístico.

“Foi mais uma ação estratégica de promoção de Joinville como destino turístico, dessa vez, tendo como foco empresas que são referência no segmento MICE e que atendem grandes clientes corporativos. Para receber esses operadores, preparamos um roteiro diversificado, onde tivemos a oportunidade de mostrar a pluralidade da cidade, com atrativos qualificados e robusta infraestrutura de serviços”, pontua Giuliano de Mello, presidente do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.

Experiências plurais

As visitas realizadas pelo grupo proporcionaram diferentes tipos de experiências. Na área de negócios, o roteiro incluiu visita ao Centro de Convenções e Exposições da Expoville que, na ocasião, recebia a 21ª Expogestão, maior evento de gestão do Brasil.

Os operadores também fizeram visita técnica à fábrica da BMW Group, em Araquari, município vizinho a Joinville; e ao parque tecnológico Ágora Tech Park, localizado no Perini Business Park, maior parque empresarial multissetorial da América do Sul.

A cultura, setor emblemático da cidade, apresentou aos visitantes ícones do seu cenário como a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, o Instituto Internacional Juarez Machado, o Museu Nacional da Imigração e Colonização (MNIC) e a Rua das Palmeiras.

A exuberância da natureza pôde ser apreciada em locais como o Mirante de Joinville e o Parque Hemerocallis, onde jardins com milhares de flores e plantas de diversas espécies garantem cor e beleza durante o ano todo.

A diversidade da gastronomia de Joinville também foi apresentada aos convidados, que saborearam a tradição da culinária germânica preservada pelo RheinKeller Restaurante e Choperia; os sabores regionais ressignificados em criações sofisticadas do Combray Gastronomia, no Joinville Country Club; as delícias do mar com o toque especial da Petisqueira do Paulinho; e, para fechar o roteiro gastronômico, um brinde especial na joinvilense Opa Bier Cervejaria.

Emoção e surpresas: tônicos da experiência

A intensa agenda do famtour proporcionou aos operadores de turismo MICE diferentes percepções, mas uma certeza comum: de que Joinville é, sim, um destino repleto de experiências.

Flávia Michele Bueno, analista de Supplier & Revenue da Costa Brava Viagens & Eventos, conta que, mesmo nunca tendo visitado, já era apaixonada pela região há muito tempo. Ao ser convidada para o roteiro, pela Imaginadora, veio com a expectativa de conhecer experiências que podem ser oferecidas aos seus clientes.

“Joinville oferece ótimos produtos. Todos os locais que visitamos têm experiências maravilhosas envolvidas e é isso que o cliente busca. Por trás de cada produto, existe cultura e muitas histórias”, avalia Flávia que elegeu o Parque Hemerocallis como seu atrativo favorito.

E compartilha: “A natureza e as flores trouxeram lembranças da minha infância, da minha avó que amava plantas. É um local que reflete nostalgias e acho que a emoção traz essa sensação. Também percebemos todo o amor, cuidado e carinho que a equipe dedica em cada detalhe colocado aqui”.

Ao retornar a Campinas, Flavia vai compartilhar a experiência com o time de eventos da Costa Brava, formada por aproximadamente 90 profissionais.

A vocação tecnológica e industrial de Joinville já era conhecida por Alexandre Santos, diretor da Tristar Turismo. Com a visita, a expectativa era conhecer outras experiências existentes na cidade.

“Me surpreendi com o que foi demonstrado nas visitas técnicas, que foram muito produtivas. Joinville oferece um mundo de experiências muito diferentes e as pessoas envolvidas são muito focadas. Precisamos avaliar cada cliente, mas acreditamos que a cidade pode ser um grande destino a ser oferecido”, afirma o operador MICE que atende a grandes empresas e realiza eventos e congressos que reúnem até 5 mil pessoas.

Joinville de experiências

De acordo com a sócia-diretora da Imaginadora, Marjori Schroeder, o trabalho de promoção turística de Joinville está baseado em diferentes pilares, sendo um deles o apoio aos canais de comercialização.

Entre as ferramentas consideradas mais eficientes para priorizar um destino junto a esses canais, estão as viagens de familiarização (famtour), onde os participantes podem não apenas conhecer o destino, mas vivenciar as experiências.

Segundo Marjori, os projetos de viagens são sempre realizados de maneira segmentada, por interesse de mercado. No famtour realizado em Joinville, estiveram reunidos importantes player do setor MICE, empresas que organizam viagens corporativas, grandes eventos e congressos ao redor do mundo.

“Definitivamente, queremos que Joinville esteja entre os destinos preferenciais para essas e outras empresas deste segmento, por isso esse é só o pontapé inicial de um trabalho mais duradouro”, afirma Marjori.

Um novo famtour para promoção turística de Joinville está sendo organizado pelo JRCVB e pela Imaginadora, e acontecerá no mês de julho, com a participação de operadores de turismo de lazer.

 

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles