Após voo de São Paulo/Congonhas para Porto Alegre em parceria com a Legião da Boa Vontade, ajuda será distribuída pela Defesa Civil
Com mais de 10 anos de atuação, programa Avião Solidário da LATAM já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais
São Paulo, 30 de junho de 2023 – Uma tonelada de ajuda humanitária foi transportada gratuitamente pela LATAM Cargo nesta sexta-feira (30) de São Paulo/Congonhas para Porto Alegre. A carga será destinada às vítimas dos temporais causados pelo ciclone extratropical que atingiu o Estado do Rio Grande do Sul em 16 de junho. O transporte é realizado pelo programa Avião Solidário da LATAM, que há mais de 10 anos coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais. Também participa do envio a associação civil Legião da Boa Vontade, responsável por recolher e embarcar as doações.
A carga é composta por itens essenciais como água potável, creme dental e sabonetes, e será recebida por profissionais da Defesa Civil, que realizarão a distribuição dos itens às populações afetadas em parceria com outras autoridades locais. A parceria entre LATAM e a Legião da Boa Vontade, vale lembrar, se repete após atuarem juntas no suporte em situações de desastres naturais no País, como no transporte de mais de 3 toneladas de alimentos a mais de 200 famílias impactadas pelas severas chuvas que afetaram o Estado de Pernambuco em maio de 2022, e no apoio às vítimas das chuvas no Acre em março deste ano, com mais de quatro toneladas transportadas.
AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS SOMENTE NO BRASIL
Em 2023, o programa Avião Solidário da LATAM já beneficiou 160 mil pessoas no Brasil, resgatou 48 animais, transportou 18 toneladas de cargas em emergências, transportou 758 pessoas e atuou diretamente em situações como os terremotos da Turquia e Síria, os deslizamentos no litoral paulista e na crise humanitária do povo Yanomami. Já em seus 10 anos de existência, beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.
Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia em prol do transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.
Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário alcançou a marca de 20 ONGs parceiras no Brasil, incluindo importantes aliados como Amigos do Bem, Gastromotiva, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, Make a Wish e SOS Mata Atlântica.
Carga será destinada às vítimas dos temporais causados pelo ciclone extratropical que atingiu o Estado do Rio Grande do Sul em 16 de junho (Imagem: Divulgação LBV)
Transporte é realizado pelo programa Avião Solidário da LATAM, que há mais de 10 anos coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais (Imagem: Divulgação LATAM)
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM e as suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos Estados Unidos e Caribe.
O grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321, A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas cargueiras do grupo LATAM, com uma frota combinada de 18 aeronaves cargueiras, que aumentará gradativamente para um total de até 19 até 2024. Essas afiliadas cargueiras contam com acesso às aeronaves de passageiros e operam na malha aérea do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para satisfazer as necessidades de seus clientes.