A terceira edição recebeu um público ainda mais qualificado e foi palco de lançamento de uma nova aeronave, anúncios de investimentos na região e de redução de impostos para atrair nova empresas aeronáuticas para o Centro-Oeste
O primeiro dia da Aviation XP, na cidade de Goiânia, foi um sucesso. Com um público recorde de 1.966, a terceira edição do evento continua hoje das 13h às 20h, no Aeroporto Santa Genoveva. Segundo os expositores, o fluxo de visitantes está ainda mais qualificado este ano e os maiores destaques são a apresentação da aeronave F2 da empresa F.I.T.S. Aero, e o anúncio de investimentos na região, como os novos centros de serviços de duas empresas e a presença do prefeito Rogério Cruz, reforçando a redução de impostos para atrair mais empresas.
Já foi aprovada pela Câmara de Goiânia a redução do ISS, de 5% para 2%, para o setor. O benefício já está previsto no Plano Diretor, e que falta apenas ser regulamentado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplanh), de acordo com Cruz.
Um dos destaques no primeiro dia foi a aeronave F2 da empresa F.I.T.S. Aero, que investiu mais de 17 mil horas de engenharia no projeto, buscando ser referência na categoria em segurança de voo. Os três sócios do novo fabricante têm formação no ITA – FAB (e possuem 10 engenheiros em seu quadro técnico), sendo um deles piloto de jato internacional, com 21 anos de experiência. O time junto tem mais de 60 anos de aviação.
O conceito de “crashwortiness”, foi desenvolvido pela AGATE (NASA, FAA e Industria Americana), foi utilizado para o desenvolvimento de uma gaiola de sobrevivência. Além disso, o paraquedas balístico no F2 é um item de série.
Nesta edição, estão presentes empresas como Brasil Vida, Global Parts, Aba Manutenção, CSA, Quick Aviation, Voar, Leader Tech, Cruzeiro do Sul, Diamond Aviação e Saggio, entre outras. São presenças confirmadas também Azul Conecta, Tam Aviação Executiva, Synerjet e Aeromot.
No ano passado, mais de 3.700 pessoas passaram pelo evento, que contou com a presença de 50 empresas do mercado de aviação geral, com diversas novidades voltadas para os segmentos de agronegócio, táxi aéreo, aeroportos etc. Ao todo foram mais de 60 marcas participantes.