Imagine que você está pilotando um avião, os pneus cantando ao tocar a calçada no aeroporto de sua cidade natal. Você é saudado pelo arco de uma saudação de canhão de água e os aplausos de mais de 200 pessoas ecoando nos pistões. Você acabou de voar por 48 estados em menos de 48 horas – o que, uma vez verificado, deve estabelecer um recorde mundial do Guinness.
Foi exatamente isso que o capitão do Delta A350, Barry Behnfeldt, fez, uma ideia que durou pouco mais de sete meses e foi desencadeada pela tentativa de outro piloto da Delta de bater o recorde em 2021.
A premissa era a seguinte: Barry precisava voar por todos os 48 estados contíguos, pousando em um aeroporto público em cada um deles para documentar oficialmente a passagem por lá. O tempo começaria quando o avião deixasse o solo no primeiro estado e terminasse quando o vôo final pousasse. Mais importante, Barry precisava de um co-piloto. É aqui que entra o capitão Aaron Wilson da Delta A321.
Ambos ex-alunos da Escola de Aviação da Bowling Green State University, os dois pilotos da Delta se encontraram para um café, onde Barry apresentou sua ideia a Aaron.
“Aaron é um homem maravilhoso e um grande piloto com uma grande atitude, então, quando precisei do segundo piloto, pensei nele imediatamente”, disse Barry.
“Ele me deu sua apresentação e demorei um segundo para perceber que ele estava me pedindo para ir com ele”, disse Aaron. “Mas eu estava super empolgado com isso. A missão estava no meu caminho, então eu disse sim imediatamente.”
Para completar seu esquadrão, Barry procurou Thomas Twiddy, dono de uma oficina de reparos FAA 145 certificada e estava na Marinha com Barry, e perguntou se ele seria o técnico de bordo. Sua resposta também foi um retumbante sim.
Para iniciar sua missão, o primeiro passo para Barry foi planejar sua rota – no seu caso, encontrar a maneira mais rápida de ir de Michigan a Maine com 47 paradas em cada estado contíguo.
Barry também precisava garantir que cada aeroporto em que pousassem teria uma testemunha presente para assinar documentos, o que ocasionalmente se mostrava um desafio para paradas no meio da noite.
“O que começou como um projeto divertido para correr pelo país se transformou em algo com muito mais significado em apenas um período de sete meses”, disse Barry.
4 DE JUNHO, 22:29
INÍCIO DA MISSÃO
Barry, Aaron e Thomas se prepararam para embarcar em seu avião e voar para seu destino inicial em Berrien Springs, Michigan, mas não antes de receber uma despedida adequada de amigos, familiares e fãs locais.
“A manifestação de pessoas de nossa comunidade local foi incrível e tão humilhante”, disse Barry. “Eu não podia acreditar no número de pessoas que vieram. Fazia muito tempo que eu não via tantas pessoas no aeroporto de Henry County.
Depois de decolar para o pôr do sol com uma formação de passagem com um T34, a tripulação estava oficialmente pronta para começar sua missão.
5 DE JUNHO, 18:53
20 HORAS NA MISSÃO
A missão começou sem problemas, em parte graças ao planejamento preciso de Barry e sua equipe de pilotos que comandavam o centro de coordenação no aeroporto de Henry County, onde passaram o dia e a noite verificando fervorosamente o clima e certificando-se de que cada aeroporto de destino teria pessoal adequado. .
Por volta das 2h, a tripulação teve sua primeira surpresa. Um número 48 iluminado na lateral do hangar os cumprimentou quando eles voaram para o Aeroporto Municipal de Wayne, em Nevada.
“Foi tão legal de ver”, disse Barry. “Esses tipos de coisas aconteceram ao longo de todo o percurso e aumentaram a motivação e mantiveram a missão empolgante.”
Depois de uma noite clara voando com a lua cheia como pano de fundo, eles começaram a ver bolsões de luz ao redor de Sheridan, Wyoming, proporcionando uma vista deslumbrante das Montanhas Rochosas.
“Um dos meus momentos favoritos foi naquela primeira manhã quando o sol estava nascendo quando estávamos voando para Montana”, disse Aaron. “Foi uma experiência tão surreal. Eu costumo voar muito alto para poder ver isso, então estar perto o suficiente do chão para ver essas vistas foi incrível.”