A Chapada foi o local escolhido para esta celebração por toda a energia abundante que emana da área, sendo um portal místico singular e perfeito como palco para todas as conexões que ela propõe ao público. Assim, o Quartzo tem um compromisso com a preservação do santuário que eles chamam de casa.
Na edição passada, o evento alcançou uma taxa de 94,4% de aproveitamento de resíduos por meio de reciclagem e compostagem. Além disso, o uso de energia solar como fonte limpa e alternativa reduziu o consumo de diesel e eliminou a necessidade de geradores. Em 2023, o festival reafirmou seu compromisso com a preservação do ambiente e a sustentabilidade do evento, fechando novamente sua parceria com a cooperativa Reciclealto, e os esforços foram recompensados: 97,2% dos resíduos foram reaproveitados, gerando uma renda de mais de 2 mil reais para a cooperativa parceira e o festival teve sucesso em evitar a emissão de 3,91 toneladas de gás carbônico.
E o cuidado com a região não pára só na preservação. Nesta edição, o festival apresentou a Quartzo Store: a loja colaborativa que teve como objetivo maior fortalecer o elo existente entre a moda e as vivências e celebrações propiciadas pelo evento. A organização do evento convidou marcas locais e outras de alcance nacional, todas contendo no seu DNA o “slow fashion”. Gustavo Hoff, fundador da marca de chapéus Tualma (@tualma.store) e coordenador do espaço, destacou: “O modo como nos vestimos é uma das formas mais poderosas de expressão pessoal. E o festival Sounds of Quartzo, ciente disso, encorajou o seu público a ousar e se permitir, criando uma sinergia que trouxe alma, identidade, autenticidade e muita arte e beleza para todos.”