Uma viagem não começa só no dia de chegada no destino. São dias, semanas e, às vezes, meses de planejamento, para que as férias sejam muito bem aproveitadas, o que inclui ler sobre lugares, comprar passeios, selecionar as opções gastronômicas, organizar gastos, separar documentos e reservar as melhores acomodações. Por isso, buscando entender o comportamento do viajante no período do planejamento de uma viagem, a Booking.com realizou uma pesquisa* que revelou motivações e hábitos de viagem para 2023.
De acordo com o levantamento, 44% dos viajantes brasileiros começarão a planejar a próxima viagem com um a quatro meses de antecedência, e um número parecido (43%) indicou que pretende aproveitar o planejamento e o momento antes da viagem até mais do que a viagem em si. Em relação às reservas, a pesquisa mostra como o brasileiro aprecia a etapa de planejamento: nove em cada dez viajantes (89%) afirmam aproveitar a experiência de reservar suas viagens, número bem superior à média global de 73%.
Em relação aos dispositivos utilizados para planejar as férias, os viajantes do país estão cada vez mais tecnológicos: 51% utilizaram aplicativos de smartphones em sua última viagem, 48% utilizaram websites em telefones celulares e 46% usaram computadores. Por outro lado, apesar de toda tecnologia disponível, as melhores fontes de informação para dicas de viagem ainda são os conselhos de família e amigos (49%), seguidos de sites de reservas de viagem, como a Booking.com (45%).
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 42.513 entrevistados em 33 países e territórios, incluindo o Brasil. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a trabalho ou lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2023. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em janeiro e fevereiro de 2023.
Sobre a Booking.com
Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todos experimentar o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias. Para mais informações, siga a @bookingcom nas mídias sociais ou visite nosso site geral de notícias.