SECRETARIAS DE TURISMO

Conselho Estadual de Turismo de São Paulo discute medidas para atender demandas dos visitantes

A reunião foi presidida pela secretária executiva de Turismo e Viagens, Luciane Leite

Foi realizada nesta terça-feira (9), na capital, a reunião mensal do Conselho do Turismo de São Paulo (Conturesp), presidida por Luciane Leite, secretária executiva de Turismo e Viagens do estado, e por Armando Arruda, secretário executivo do Conselho. Os membros da entidade foram recebidos com boas notícias do setor, a partir de dados estatísticos do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET). Os indicativos do mês de março foram todos positivos: criação de postos de trabalho, ocupação de hotéis e movimentação em aeroportos e rodovias. Destaque para o fluxo de turistas estrangeiros, que foi 45% maior do que no mesmo período de 2022.

Entre as pautas do Conselho, foi discutida a criação das Câmaras Temáticas de Demandas dos Visitantes, como, por exemplo, os destinos que recebem animais de estimação, classificados como pet friendly. A ideia é que sejam criadas e padronizadas regras e normas para receber animais em meios de hospedagem e restaurantes. Também foi debatida a importância de atender comunidades como a dos motociclistas, que, ao longo de suas trilhas pelo estado, movimentam a cadeia do comércio das regiões que percorrem.

A questão sobre acessibilidade foi levantada por Edson Passafaro, professor da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN) e integrante do Instituto de Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDTCEMA). “Existem 45 milhões de pessoas com deficiências diversas no Brasil. Além das que têm mobilidade reduzida, como idosos, que precisam ser atendidas pelo trade turístico”, alertou o professor.

Por falar em inclusão, a secretária executiva Luciane Leite anunciou que, na próxima sexta (12), vai ser assinado um protocolo de intenções entre a Secretaria de Turismo e Viagens de SP e a Federação de Associações Muçulmanas (Fambras). “Estamos iniciando uma série de ações, como a capacitação de servidores e atendentes para receber bem este público”, garantiu Luciane.

Por fim, a consultora Ana Biselli Aidar fez uma apresentação do Plano SP 2030, que traz as metas do governo do estado para uma gestão competitiva e sustentável do turismo. Em sua fala, Ana mostrou aos membros do Conturesp como a capacitação é a base do desenvolvimento do setor. “A Setur é o elo entre o mercado e as instituições de ensino para melhorar a qualificação do atendimento. Para isso, precisamos identificar as lacunas através das entidades representadas neste Conselho”, ressaltou a consultora.

 

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