Marcio Lucchese, Check Airman na American Airlines
No dia 26 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Piloto, reconhecendo um trabalho de grande responsabilidade que depende de altos níveis de segurança, profissionalismo e experiência. A American Airlines destaca-se nesse contexto por ter protocolos e treinamentos rigorosos, garantindo os mais altos padrões de segurança e desempenho em seu treinamento de pilotos.
Nascido em São Paulo, o piloto Marcio Lucchese sonhava em voar desde criança. Vindo de uma família humilde, Lucchese trabalhou muito para se tornar o exemplo de piloto que é hoje na American Airlines.
Carreira
Ainda jovem, Marcio iniciou sua formação no popular Aeroclube de Bragança Paulista, no interior de São Paulo. Em busca de expandir seus horizontes e melhorar seu inglês, ele trabalhou como motorista de táxi por três anos antes de estudar nos Estados Unidos. Aos 20 anos, Lucchese mudou-se para São Francisco para iniciar sua carreira como piloto.
Ele estudou no exterior por quatro anos antes de retornar ao Brasil para começar a trabalhar, conseguindo empregos em outras companhias aéreas domésticas antes de se estabelecer na Flórida. Uma vez lá, aos 28 anos, ele iniciou sua carreira como piloto na America West, depois na US Airways e, finalmente, na American Airlines, onde trabalha há 20 anos.
Reconhecido por sua excepcional expertise em aviação complexa, Lucchese foi convidado a participar de uma série de TV em 2013. O programa, que teve duas temporadas e foi transmitido em um canal popular, documentou as jornadas de pilotos enquanto navegavam por caminhos de voo desafiadores em todo o mundo.
Após dois anos no programa, Lucchese decidiu se dedicar inteiramente à American Airlines, onde agora se orgulha de ocupar a posição mais alta na hierarquia de instrutores da empresa. Hoje, Lucchese pilota para a American Airlines para várias partes do mundo. Ele atribui seu sucesso ao trabalho duro, à resiliência e à paixão pelo seu trabalho, que ele tenta transmitir aos seus alunos.
Segurança na American Airlines e ser um Capitão Instrutor da Airbus
Em seu papel atual, ele fala com entusiasmo sobre a responsabilidade que carrega. Sua experiência e profissionalismo o levaram à posição de treinamento mais importante da empresa. “Eu sou o instrutor de rota, ‘a última fase do treinamento’, como chamamos aqui. Quando eles terminam o simulador, eles vêm para mim para dar o ‘polimento final’ para que os novos pilotos possam voar sozinhos, com um co-piloto ou comandante”, diz Lucchese. “É a posição com a maior responsabilidade na empresa porque é onde você dá a assinatura final dizendo ‘olha, este cara está pronto para voar’ ou ‘ele não está pronto’ e ele volta para treinar mais”, acrescenta.
Cada piloto só pode voar um modelo de aeronave na empresa. Marcio é instrutor do Airbus 320. Para atender aos rigorosos padrões de segurança exigidos pela American Airlines, os novos pilotos precisam alcançar um “nível padrão” ou um “padrão de qualidade” para começar a voar para a empresa. Marcio é a pessoa que garante que os jovens pilotos estejam aptos a voar a aeronave mantendo um alto nível de segurança.
Em relação aos critérios de segurança da American Airlines, Lucchese afirma que “a companhia treina os pilotos para tomar as decisões corretas em relação aos procedimentos de voo, incluindo condições climáticas ou problemas mecânicos. Existe um procedimento de segurança que deve ser seguido e absolutamente nada é mais importante do que a segurança de voo”, explica.
Lucchese acredita fortemente que a segurança de voo depende do profissionalismo e disciplina dos pilotos, algo que é rigorosamente reforçado na American Airlines. “Precisamos continuar com disciplina, dedicação e profissionalismo”, comenta o instrutor. “O profissionalismo começa com um uniforme impecável, seguindo as regras da empresa em relação aos horários, descanso e tendo um grande autocontrole; é um estilo de vida”, diz ele.
Sobre o Grupo American Airlines
Cuidar das pessoas em suas Jornadas de Vida®. As ações da American Airlines Group Inc. são negociadas na Nasdaq sob o símbolo AAL e as ações da empresa estão incluídas no S&P 500. Saiba mais sobre o que está acontecendo na American, visitando e conectando-se com a American no Twitter AmericanAir e no Facebook.