Como parte de sua estratégia global de ESG, a companhia é a única aérea do país, até o momento, a assinar o Compromisso criado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)
Ao menos três iniciativas da Azul lançadas recentemente já atendem a metas importantes desse Compromisso
São Paulo, 24 de abril de 2023 – A Azul, maior companhia aérea em número de voos e cidades atendidas no Brasil, tem intensificado de várias formas os seus investimentos e suas ações para fortalecer sua estratégia global de ESG.
A decisão mais recente nesse sentido foi a assinatura do Compromisso Empresarial Brasileiro Para a Biodiversidade. O documento – que reúne nove metas alinhadas às estratégias nacionais e globais sobre o tema – foi criado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) com o objetivo de ajudar as empresas, dos mais variados setores, a alinharem seus modelos de negócios com padrões mais sustentáveis de consumo e produção.
Com a adesão da Azul, a única aérea até o momento a assinar o Compromisso, a companhia reforça seu posicionamento como empresa promotora de ações de conservação da biodiversidade e ainda deixa público, neste link no site do CEBDS, quais estratégias irá adotar para cumprir as metas propostas pelo CEBDS.
São elas: o Projeto Amazônia, que apoia o desenvolvimento da bioeconomia local ao oferecer a cooperativas e produtores locais, o transporte de seus produtos a preço de custo, levando os produtos amazônicos para os principais mercados consumidores do país; o programa de combate ao tráfico de animais silvestres, em parceria com a ONG Amigos da Fauna; e o programa de compensação de emissões, que oferece aos Clientes a possibilidade de compensar as emissões de CO2 do seu assento, com uma taxa que é voluntária e repassada a projetos de conservação na Amazônia apoiados pela Azul.
Segundo Jason Ward, vice-presidente de Pessoas, Clientes e ESG da Azul, essa assinatura é mais uma decisão importante da companhia para oficializar sua posição – e seu plano estratégico – diante de um dos temas mais importantes hoje para a sociedade. “Todas as nossas decisões na companhia passam pelo olhar da equipe e direção envolvidas diretamente com ESG. Estar, portanto, entre os signatários desse Compromisso pela Biodiversidade é um grande orgulho, mas também uma responsabilidade e uma missão que desejamos assumir e para as quais estamos preparados”, comenta.
Sobre o CEBDS
É uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável, nas empresas que atuam no Brasil, por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema. O CEBDS foi fundado em 1997 por um grupo de grandes empresários brasileiros atento às mudanças e oportunidades que a sustentabilidade trazia, principalmente a partir da Rio 92. Hoje reúne mais de 70 dos maiores grupos empresariais do país, com faturamento de cerca de 40% do PIB e responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos. Representante no Brasil da rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), que conta com quase 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países e de 22 setores industriais, além de 200 grupos empresariais que atuam em todos os continentes.
Sobre a Azul
A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com mais de 900 voos diários, para mais de 150 destinos. Com uma frota operacional com mais de 160 aeronaves e mais de 14.000 tripulantes, a Azul possui mais de 300 rotas diretas em voo regionais, domésticos e internacionais. Em 2022, a Azul foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo, segundo o relatório OnTime Performance-OTP Review da Cirium – a principal referência mundial de dados operacionais do setor. Além disso, em 2020, conquistou o prêmio de melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor Travelers’ Choice, sendo a única empresa brasileira a receber ambos os reconhecimentos. Para mais informações, visite www.voeazul.com.br/ri.