Com isso, a companhias que já é reconhecida pelos mais altos índices de excelência em serviços técnicos, passa a oferecer sua expertise a outras empresas da indústria aeronáutica
São Paulo, 19 de abril 2023 – A Azul, maior companhia aérea em destinos atendidos no Brasil, anunciou hoje a criação de sua mais nova unidade de negócios: a Azul TecOps. Com isso, a companhia, que já possui os mais altos índices de excelência em serviços técnicos, passa a oferecer suas habilidades e expertise para outras empresas não apenas no país, mas também na América Latina e em outros países do mundo.
Com ampla experiência em manutenção de uma frota diversa na Azul, a nova unidade de negócios fornecerá serviços de manutenção pesada, manutenção de linha, reparo e revisão de componentes, treinamento e consultoria técnica para aeronaves como Airbus A320, A321, A330, A350, Embraer E1/E2, ATR 600 e Boeing 737-400F. Além disso, a Azul TecOps oferecerá reparos para componentes aeronáuticos, como rodas, freios, baterias, estruturas, interiores, equipamentos aviônicos, sistemas de oxigênio, equipamentos de segurança e emergência. A nova unidade de negócios também realizará diferentes testes e ensaios não-destrutivos.
“A Azul é sinônimo de excelência em experiência e no relacionamento com o Cliente. Fomos eleitos a melhor companhia aérea do mundo em 2019 e a mais pontual em 2022, portanto, sabemos o que é preciso para ser líder global em confiança nesta indústria”, destaca Flávio Costa, vice-presidente Técnico da Azul. “Com o lançamento da Azul TecOps, vamos levar essa expertise para o mundo e estamos muito animados para isso. São 15 anos de história apoiando o crescimento e diversidade de frota da Azul, o que nos dá um conhecimento operacional único e um know-how técnico que agora podemos oferecer para novos Clientes”, completou o executivo.
O principal hangar da Azul está localizado ao lado do aeroporto de Viracopos, em Campinas. Este, que é considerado o maior hangar da América Latina, com 35 mil metros quadrados, acaba de completar três anos de operação. Hoje, tem capacidade produtiva para atender três linhas de heavy maintenance, uma linha para modificações e duas linhas de paradas especiais. Além de receber aeronaves para manutenção, o complexo conta com 13 oficinas, entre elas a de motores, baterias, oxigênio e equipamentos de emergência. Nele, são realizados diversos serviços, como boroscopia em motores, pesagem de aeronaves, leitura de dados de CVR e DFDR, confecção de placares e adesivagem.
Em Belo Horizonte, no aeroporto de Pampulha, a Azul conta com outro hangar para a manutenção de aeronaves. Ao todo, são mais de 14 mil metros quadrados que são ocupados para o atendimento das frotas ATR, Embraer 195 E1, Boeing e Pilatus, totalizando quatro linhas de manutenção pesada e demandas de manutenção de aeronaves em paradas especiais e preservação.
A unidade de negócio tem realizado parcerias estratégicas com OEMs e fornecedores e continua em busca de outras alianças estratégicas para aumentar o portfólio de serviços técnicos. Para conhecer mais da Azul TecOps ou entrar em contato conosco, clique aqui.
Sobre a Azul
A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, tendo aproximadamente 900 voos diários, para mais de 150 destinos. Com uma frota operacional de aproximadamente 160 aeronaves e mais de 13.000 tripulantes, a Azul possui mais de 300 rotas. Em 2020, a Azul conquistou o prêmio de melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor Travelers’ Choice, sendo a única empresa brasileira a receber este reconhecimento. Para mais informações, visite