Conexão Disney e NASA
A cultura da Disney está cheia de coincidências, inspirações e conexões interessantes – uma das mais notáveis e surpreendentes é a influência do próprio Walt Disney no programa espacial dos EUA e a conexão dele com a NASA.
O fascínio de Walt Disney pelo espaço sideral foi a “semente” para a criação das atrações Space Mountain e da Mission: SPACE, no EPCOT, simulando experiências de treinamento de astronautas em duas missões espaciais diferentes.
Um dos momentos mais interessantes na confluência da Disney e do programa espacial dos EUA foi a aparição dos astronautas originais do Mercury Seven (da série da National Geographic “The Right Stuff” na Disney+), junto com o astronauta da Apollo 15 Jim Irwin, na abertura da Space Mountain em Walt Disney World em 1975.
A Disney e a NASA celebraram, mais uma vez juntas, a conquista cósmica de Buzz Lightyear como o mais antigo membro da tripulação no espaço com um desfile na Main Street, U.S.A. no Magic Kingdom em Walt Disney World Resort.
A parceria entre a NASA e a Disney está também presente no filme Lightyear da Disney e Pixar.
Os animadores e artistas do filme usaram mais de 3 mil imagens e recursos da NASA para criar o universo cinematográfico apresentado.
Para dar vida ao filme, a equipe da produção fez um curso intensivo sobre viagens espaciais onde conviveram com os astronautas no centro de controle da missão Apollo original e nos simuladores de voo de treinamento, onde preparam os astronautas para irem ao espaço. |