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sexta-feira, novembro 22, 2024
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Mais uma base no país, agora Manaus, adota o Programa de uso consciente de combustível da Azul

Com a adesão do Aeroporto Internacional de Manaus (MAO) ao APU Zero,

agora já são oito bases que colaboram para reduzir em mais de 70% 

o consumo das aeronaves nos aeroportos

Mais uma parceria vai ajudar a Azul Linhas Aéreas a seguir com seu compromisso de crescimento sustentável, sempre com foco em uma operação cada vez mais ecoeficiente. Desta vez, é a base de Manaus que acaba de aderir ao APU Zero – que integra o Programa Eficiência de Combustíveis, o PEC, da companhia.

Com essa decisão do Aeroporto Internacional de Manaus (MAO), a Azul já conta com oito bases que apoiam a companhia no conjunto de ações para reduzir ao máximo a utilização do APU (Auxiliary Power Unit ou Unidade Auxiliar de Energia) — que é o motor auxiliar, geralmente localizado na cauda dos aviões.

Este pequeno motor, além de prover energia durante o voo, é muito utilizado no solo para manter os sistemas do avião ligados durante o embarque dos passageiros. Ocorre que, para isso, o APU acaba consumindo o querosene dos tanques e é, neste momento, que o aeroporto pode colaborar.

Com recursos externos dos aeroportos para manter o funcionamento do avião em solo, no pré-voo, como energia elétrica e ar-condicionado necessários para o conforto dos Clientes, o APU pode ser desligado. E isso ajuda a economizar mais da metade do combustível tradicionalmente consumido pelas aeronaves nos aeroportos.

Segundo Daniel Tkacz, Vice-Presidente de Operações da Azul, o Programa APU Zero ainda vai completar um ano agora em abril e os resultados já confirmam a importância dessas parcerias e da colaboração de todos. “Sem considerarmos ainda Manaus, nas oito bases que já praticam o nosso Programa APU Zero, foi observado uma redução de 73% do uso de combustível no solo”, conta.

Um pouco de história e resultados

A implantação do Programa APU Zero começou em abril, no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Após quatro meses, foi constatada a economia de querosene suficiente para fazer 80 voos mensais entre os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Pouco mais de dois meses depois, foi a vez do aeroporto de Recife. Lá, a economia de querosene foi equivalente a 48 pontes aéreas mensais.

“Temos orgulho de manter ações e parcerias para que possamos fazer mais do que já fazemos com a manutenção da frota mais jovem do país. Os resultados são ótimos, mas ainda temos muitas bases e oportunidades de melhorias que dependem da colaboração de todos. Muitas equipes, de diversas áreas da Azul, já trabalham na ampliação do APU Zero”, comemora Daniel Tkacz.

Sobre a Azul

A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com mais de 900 voos diários, para mais de 150 destinos. Com uma frota operacional com mais de 160 aeronaves e mais de 14.000 tripulantes, a Azul possui mais de 300 rotas diretas em voo regionais, domésticos e internacionais. Em 2022, a Azul foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo, segundo o relatório OnTime Performance-OTP Review da Cirium – a principal referência mundial de dados operacionais do setor. Além disso, em 2020, conquistou o prêmio de melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor Travelers’ Choice, sendo a única empresa brasileira a receber ambos os reconhecimentos. Para mais informações, visite www.voeazul.com.br/ri.

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