O setor já superou os números registrados em 2019, inclusive de faturamento, e São Paulo está entre as rotas com maior movimentação de carga
A Air Europa Cargo, setor de cargas aéreas da Air Europa, conquistou no último ano um aumento expressivo no número de volumes transportados e em faturamento. A companhia conduziu 56,6 milhões de quilos ao longo do ano, o que representa 78,5% a mais do que o alcançado em 2021. Embora, por dois anos, algumas rotas ficaram inativas por conta da pandemia, os índices de 2022 já superaram os registrados em 2019, dobrando o faturamento registrado naquele ano. Para 2023, as expectativas são de manter o crescimento e ampliar os destinos disponíveis para o transporte de cargas. Entre as rotas com maior movimento de carga estão São Paulo, Buenos Aires, Lima, Bogotá e Miami.
Para a companhia, o sucesso da Air Europa Cargo, que acontece desde sua criação em 2018, se apoia principalmente pelo modelo de gestão operacional adotado, caracterizado pela flexibilidade e inovação, por meio da otimização de processos. Um exemplo é o processo de digitalização para o despacho operacional com a América. Isso começou em maio de 2022, a partir do primeiro embarque de carga aérea sem a utilização de papel entre a Europa e a América do Sul, em que ocorreu o emprego da tecnologia blockchain.
A Air Europa também digitalizou os processos de reserva com a incorporação da plataforma CargoWALLET da Cargo Ai, que otimizou a paletização de espaços para melhor organização da carga, por meio da tecnologia digital. A Air Europa ainda está incorporando, em todos os países do continente americano em que opera, o padrão da IATA e Air-Waybill para a gestão digital dos processos de carga aérea.
De acordo com a Air Europa, o processo de unificação e ampliação da frota foi fundamental para o crescimento do setor. Foi o que permitiu a companhia utilizar aviões com maior capacidade em operações de longa distância, como o caso do Boeing 787 Dreamliner. Por conta disso, a Air Europa agora dispõe de mais espaço no porão, rentabilizando melhor suas rotas e tornando as operações mais eficientes.
Atualmente, a Air Europa é a companhia aérea com maior movimento de serviço postal da Espanha, com mais de 4,2 milhões de envios em 2022. Em 2021, foram 2,9 milhões. A empresa ainda está trabalhando para melhorar a operação, como a implantação de novos containers (ULD) e a obtenção de certificações para o transporte de produtos farmacêuticos.
O sucesso da Air Europa Cargo foi recentemente reconhecido na figura do gerente-geral da companhia, Jordi Piqué, que recebeu neste mês de março o prêmio Profissional de Carga Aérea 2022, do Fórum MadCargo.
Atualmente, a Air Europa Cargo opera em mais de 65 países, não somente na Europa, mas também na América, África, Oriente Médio e Ásia, por conta dos acordos que tem com outras companhias. A companhia espera incrementar neste ano sua representação em novos países, por meio de novos acordos interlines.
Sobre a Air Europa
Com atuação desde 1986, a Air Europa é uma companhia aérea espanhola, membro da aliança SkyTeam. A frota da empresa é composta por 50 aeronaves, que estão entre as mais modernas e sustentáveis do setor, como os modelos Boeing 787 Dreamliner e Boeing 737, que garantem eficiência e comodidade aos passageiros. A Air Europa voa a mais de 55 destinos em todo o mundo e conta com uma posição estratégica no hub do aeroporto Adólfo Suárez Madrid-Barajas, conectando a Europa e a América. A companhia se destaca por seu sólido compromisso com a sustentabilidade e a descarbonização, assim como por sua aposta na inovação, por meio da incorporação de tecnologias mais avançadas para a digitalização e otimização dos processos. A Air Europa ainda figura atualmente entre as empresas aéreas mais pontuais do continente europeu.