No Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta quarta-feira (15), os turistas que visitam João Pessoa ganharam um aliado para conhecer os seus direitos durante as viagens. O Guia do Consumidor do Turista, lançado pela Prefeitura durante a reunião do Conselho Municipal de Turismo, apresenta de forma bastante didática todos os direitos do consumidor e os deveres dos prestadores de serviços dos segmentos como companhias aéreas, bares, restaurantes e meios de hospedagem. O guia foi editado em três línguas: português, inglês e espanhol, por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur).
O presidente do Comtur e secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, ressaltou a importância da cartilha na vida dos turistas que visitam a capital paraibana, “pois vem ampliar o nível de qualificação do turismo da Capital, fornecendo aos visitantes conhecimento prévio dos nossos pontos turísticos e também de como resolver alguns problemas, como por exemplo, quem perde o voo ou chega atrasado no hotel, que direitos têm? Quais os canais de ajuda nesse processo? Enfim, só veio fortalecer ainda mais o setor”.
A cartilha foi apresentada pelo titular do Procon-JP, Rougger Guerra. O secretário disse que o Guia do Consumidor Turista vem reforçar o cuidado que a gestão para com o segmento e com os que visitam a Capital, oferecendo mais um canal de comunicação com dicas dos pontos turísticos da cidade e também de proteção e segurança dos visitantes.
“A ideia é que o turista consumidor que visita nossa cidade esteja ciente dos seus direitos. O Guia traz imagens de pontos turísticos e informações sobre a história da Capital. Além de divulgar nossas belezas naturais, detalha sobre o que reza a legislação desde o transporte aéreo, em relação aos voos e bagagens, ao transporte rodoviário e ainda os requisitos para adquirir gratuidade ou descontos nas passagens intermunicipais na Paraíba. Fala ainda das taxas de serviços em bares e restaurantes, no tocante a obrigatoriedade e outras situações”, explicou.
“Nesta primeira fase serão distribuídas cerca de duas mil cartilhas nos principais pontos turísticos da Capital, hotéis, bares e eventos do Procon e da Setur, e nos próximos 30 dias, mais duas mil”, destacou. A cartilha pode ser acessada ainda pela internet, através do link www.proconjp.pb.gov.br
Segundo Daniel Rodrigues, de posse desse Guia, o turista vai ter a certeza de que está numa cidade que trata o turismo e o turista com seriedade. Atualmente, conforme informou, a ocupação hoteleira em João Pessoa está na ordem de 75%, “o que é bem satisfatório, visto que estamos no período de baixa estação”.