Clientes conseguem compensar sua emissão de CO2 decorrente do voo e ainda saber na hora como essa compensação será feita na prática
São Paulo, 10 de março – A Azul Linhas Aéreas – companhia aérea com o maior número de voos e cidades atendidas no Brasil – quer se aproximar ainda mais da Amazônia. O objetivo é ir além da sua missão atual de chegar até locais remotos para conectar as comunidades da região com os destinos nacionais e internacionais da companhia.
Por meio do seu projeto de oferecer cálculos e compensações de carbono em todos os seus voos, a companhia quer dar aos Clientes a possibilidade de não apenas poder voar para todas as partes do País – mas de apoiar de fato a proteção e o desenvolvimento da Amazônia Legal, uma das regiões mais importantes do planeta quando se trata de biodiversidade e mudanças climáticas.
A ideia é simples. Na hora de comprar qualquer passagem com a Azul, por meio do aplicativo da companhia, o Cliente pode optar por pagar uma taxa adicional que tem dupla função: refere-se ao valor para compensar o impacto daquele assento na emissão de CO2 durante o voo e ao recurso a ser direcionado para projetos na Amazônia que a companhia apoia.
Filipe Alvarez de Oliveira, gerente de Sustentabilidade, lembra que a compensação de emissões é voluntária. Segundo ele, a Azul está oferecendo uma opção prática, segura e até educativa para os Clientes preocupados com o impacto de sua pegada de carbono durante suas viagens de avião. “Isso porque, no próprio app da Azul, no ato da compra de passagens, o nosso Cliente que escolhe compensar suas emissões tem a oportunidade de descobrir quanto de CO2 sua atitude irá ajudar a reduzir e ainda pode conhecer os projetos apoiados pela companhia que irão se beneficiar com essa compensação”, explica.
Essa taxa varia conforme a distância, o trajeto, o tipo de aeronave, a quantidade de Clientes a bordo, entre outras variáveis presentes em cada voo. E o cálculo é feito usando a tecnologia da CHOOOSE, empresa especializada em soluções de compensação de emissões de CO2 e líder mundial nesse tipo de solução para o setor de aviação.
“Pesquisamos muito e decidimos contar com a expertise de um parceiro reconhecido e referência no mercado para garantir aos Clientes da Azul a possibilidade de fazer essa compensação com a garantia de créditos verificados pelo padrão internacional — Verified Carbon Standard (VSC)”, completa Henrique Barone Mathias, gerente de Produto da Azul.
De acordo com Andreas Slettvoll, CEO da CHOOOSE, há uma tendência crescente de indivíduos e empresas em todo o mundo de buscar formas para entender e reduzir as emissões de CO2 associadas às viagens. “Temos orgulho de apoiar a Azul na entrega de um programa que permite aos Clientes entender facilmente a sua pegada de carbono, ao mesmo tempo que contribui para soluções de alto impacto na conservação de florestas e preservação da biodiversidade. Juntos, estamos tornando a ação climática mais acessível a todos”, afirma.
A compensação de carbono nos voos – com o direcionamento dos valores para projetos apoiados pela companhia na Amazônia – é só mais uma das ações da companhia de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Essa e outras iniciativas que a Azul pretende divulgar ao longo do ano fazem parte de um plano estratégico maior e do seu compromisso com os princípios ESG, de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança.
Sobre a CHOOOSE
A CHOOOSE™ oferece a plataforma líder Software-as-a-Service (SaaS) para capacitar as empresas a integrarem suas ações climáticas às experiências dos seus clientes. Parceiros em setores como aviação, viagem e logística recorrem à CHOOOSE para criar, gerenciar e divulgar programas climáticos centrados no cliente e com ações que interajam com todos os seus consumidores e clientes corporativos onde quer que eles estejam. Com sede em Oslo, na Noruega, a CHOOOSE tem funcionários e parceiros em todo o mundo.
A CHOOOSE apoia parceiros como a Azul na seleção de soluções climáticas de qualidade e com maior impacto. Realiza extensa pesquisa e busca cuidadosa de projetos de compensação de carbono, avaliando fatores como adicionalidade, permanência e risco. Esse processo da CHOOOSE ajuda a garantir que os parceiros e clientes estejam apoiando o crescimento saudável dos mercados de carbono.
Sobre a Azul
A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com mais de 900 voos diários, para mais de 160 destinos. Com uma frota operacional com mais de 160 aeronaves e mais de 14.000 tripulantes, a Azul possui mais de 300 rotas diretas em voo regionais, domésticos e internacionais. Em 2022, a Azul foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo, segundo o relatório OnTime Performance-OTP Review da Cirium – a principal referência mundial de dados operacionais do setor. Além disso, em 2020, conquistou o prêmio de melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor Travelers’ Choice, sendo a única empresa brasileira a receber ambos os reconhecimentos. Para mais informações, visite www.voeazul.com.br/ri.