30.4 C
Brasil
domingo, novembro 24, 2024
spot_img

Mulheres que Tocam as Nuvens: conheça a história da curitibana que voa os céus do Brasil como Comandante da LATAM

Rossana Potier tem 45 anos e acumula mais de 10 mil horas de voo como piloto

No Dia Internacional da Mulher, LATAM reconhece o trabalho

daquelas que fazem a companhia voar sem fronteiras

São Paulo, 8 de março de 2023 – De Comissária a Comandante de aeronaves, a trajetória de Rossana Potier com a aviação pode ser resumida em uma palavra: determinação. Natural de Curitiba (PR), a Comandante acumula mais de 10 mil horas de voo e sobrevoa os céus do Brasil no comando de um Airbus A320 da LATAM, com a responsabilidade de transportar uma média de 170 passageiros por voo com segurança e conforto.

Apaixonada por viagens, aos 19 anos escolheu seguir a carreira como Comissária de Bordo com um claro objetivo: tornar-se piloto de aeronaves. Rossana conta que destinava parte do salário para a realização de cursos de piloto comercial e, para somar as horas necessárias para se tornar piloto, mudou-se para Joinville, onde conseguiu o seu primeiro emprego como instrutora de voos, a primeira mulher nesta função no aeroclube.

Três anos mais tarde, retornou a Curitiba, onde seguiu a carreira como instrutora e começou a realizar os seus primeiros voos particulares. “No começo, existia uma certa desconfiança das pessoas: se vier uma situação de emergência, e se vier um mau tempo? Associaram uma fragilidade feminina com uma situação de risco. Isso eu consegui mudar com o profissionalismo, com a técnica, conforme fui voando, as pessoas iam criando confiança”, compartilha Rossana.

Com as horas somadas nos voos particulares, em 2007 Rossana conseguiu a sua primeira oportunidade em uma companhia aérea, na LATAM. Iniciou a sua trajetória na empresa como copiloto de rotas nacionais, foi promovida para operar rotas internacionais e, recentemente, tornou-se Comandante para a base da LATAM em Brasília, de onde decola para todo o Brasil a bordo de um Airbus A320 com uma média de 170 passageiros por voo. “Eu amo o que faço. Me sinto orgulhosa de estar levando um avião cheio de passageiros, cada um com seu destino, seu compromisso, e entregá-los com segurança e qualidade. Quando pouso a aeronave, é um orgulho poder ver que fui eu que fiz aquilo. É um sonho realizado”, afirma.

Para as mulheres que têm o sonho de serem aviadoras, Rossana deixa uma lição que aprendeu: “Tive vários obstáculos, sejam financeiros, de apoio, de tempo, mas acredito que quando você quer realmente algo, você apoia em seu propósito e vai”, finaliza.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles