24.7 C
Brasil
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

ClickBus fecha 2022 com aumento de 75% na receita

Avanço do modal rodoviário, que impulsionou o aumento de 40% de passageiros a usarem a plataforma, o crescimento do time focado em tecnologia e investimentos de mais de R$ 50 milhões explicam bons resultados

São Paulo, 17 de fevereiro de 2023 – A ClickBus, maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil, encerrou o ano de 2022 com um aumento de 75% em  receita líquida, somando um GMV de R$ 1,43 bilhões, valor que representa cerca de 70% a mais do que o apurado ao final de 2021.

O resultado é reflexo de seus investimentos em melhorias – em 2022 foram mais de R$ 50 milhões aportados para isso – e do elevado crescimento da venda de passagens. Além disso, em 2022, a ClickBus transportou cerca de 40% de passageiros a mais em relação ao ano anterior. Atualmente conta com mais de 3,2 milhões de clientes ativos em sua base e mais de 10 milhões de usuários cadastrados.

“Nosso propósito é viabilizar momentos únicos e transformadores viajando de ônibus, e por meio da nossa tecnologia e um atendimento que é benchmark para o mercado conseguimos ser um dos principais protagonistas do modal rodoviário. Enquanto a utilização do modal chega próximo ao volume pré-pandemia, nós mais que dobramos de tamanho.  A ClickBus é sinônimo de compra de passagens rodoviárias e cada vez mais investimos em trazer diferenciais para viajantes, viações e parceiros.”, afirma Phillip Klien, CEO da ClickBus.

Viações parceiras e white label

Um dos pontos fundamentais para a ClickBus é a parceria com viações rodoviárias, que cobrem todo o Brasil. Mais de 90% das empresas que atuam no mercado nacional já estão comercializando suas passagens na plataforma da Clickbus, que aumentou ainda mais a sua oferta em 12 meses, passando de 182 companhias para mais de 200.

Em 2022, a unidade de negócios focada em desenvolver white labels para demais empresas do setor obteve um crescimento de 111% em comparação com o ano anterior. Ou seja, além de serem as parcerias que oferecem cada vez mais rotas e comodidades para os viajantes – como leitos, serviço de bordo e wifi – as empresas rodoviárias também são importante fonte de renda para  ClickBus. “A criação de white labels ajuda a que pequenas e médias empresas do setor se digitalizem, aumentem seu alcance e participem do processo de modernização do setor”, complementa Klien.

Fintechzação

Somando-se aos braços de negócios já estabelecidos (a OTA e a criação de White Labels), um dos objetivos em 2023 será buscar novos produtos financeiros tanto para as viações e parceiros quanto para os viajantes, com novas parcerias sendo estudadas, criando um braço de produtos fintech. Para inaugurar a iniciativa, está sendo lançada uma linha de crédito em parceria com uma empresa terceirizada para as viações parcerias. É um produto que vai fidelizar ainda mais os clientes (B2B), resolvendo dores importantes como fluxo de caixa.

Aprimoramento do produto

Ao longo do ano, a empresa também realizou um processo de modernização do seu produto investindo principalmente na sua infraestrutura digital. A integração de novas tecnologias como o React e o Flutter, ajudaram a modernizar e padronizar o app, além de reduzir custos. Agora a empresa ganhou mais possibilidades de planejamento e execução, com menos tempo de desenvolvimento, e projeta um ganho de mais 50% em produtividade.

Em agosto de 2022, a empresa apresentou o Click Oferta, uma opção especial que disponibiliza trechos rodoviários a preços reduzidos, com destinos em todo o Brasil, facilitando a vida de quem quer ou precisa viajar e, também, garantindo uma ocupação maior de assentos para as companhias de ônibus.

Outra novidade da empresa para 2022 foi ter se tornado a primeira empresa do setor rodoviário a integrar sua plataforma à Carteira do Google. Com isso, os passageiros que utilizarem a ClickBus para comprar suas passagens rodoviárias poderão adicioná-las à Carteira do Google, possibilitando o acesso ao documento de viagem de forma rápida, prática e segura.

Além disso, a empresa teve o seu app para Android como destaque em levantamento feito pela consultoria suíça em tecnologia mobile 42 Matters, aparecendo na 5ª posição dos aplicativos com melhor avaliação dos usuários – sendo que é a única do segmento de transporte rodoviário de ônibus  a aparecer no ranking.

Investimento no time

O investimento no time de “busonautas” é fundamental para a ClickBus e segue sendo um objetivo para 2023. Por ser uma turistech, a ClickBus foca em ter um time cada vez mais especializado em desenvolver soluções aos clientes B2C e B2B. Em 2022, houve um aumento de 70% no quadro de colaboradores totalizando 260 pessoas. Foram mais de 140 contratações (entre novas vagas e reposições) realizadas ao longo de 2022, para diversas áreas como produtos, data, UX e infraestrutura, o que fez com que o time de tecnologia mais que dobrasse. Ao mesmo tempo em que investiu em contratações, a ClickBus está investindo em sua marca empregadora e lançou o seu novo EVP em 2022. Com isso traz como seu propósito a seguinte máxima: Viabilizar momentos únicos e transformadores viajando de bus.

O novo propósito reflete tanto a cultura interna, que valoriza talentos em todo o Brasil promovendo e autonomia na forma de trabalhar, quanto a forma como a marca é vista pelos clientes. O que vem resultando em um ambiente de trabalho com um clima organizacional leve, com altos índices de sNPS e uma cultura voltada para os resultados.

Outra característica importante da gestão da ClickBus é a autonomia das pessoas e a cultura remote first. Atualmente cerca de 30% do time é de fora da cidade de São Paulo (sede da empresa). Ao todo são 70 colaboradores espalhados em 18 estados.  “Com as movimentações impostas pela pandemia vimos a oportunidade de nos reinventar por meio de um modelo remote-first, e queremos virar benchmark deste sistema de trabalho em empresas tech. Além disso, abrimos os nossos processos seletivos para profissionais de todo o país, assim trazemos mais pluralidade para os nossos times”, explica o CEO, Phillip Klien. Em 2023, esse número pode aumentar, pois ao menos 70 novas contratações estão previstas para o ano.

Melhor em atendimento

Para fechar o ano, a ClickBus foi a primeira colocada no Prêmio Reclame Aqui na categoria Transporte – Serviços. O prêmio reconhece empresas brasileiras com as operações de atendimento mais eficientes e as melhores reputações. As empresas são selecionadas via votação popular que elege a marca em que mais confia em cada categoria.

Investimentos para o novo ano

Para 2023, a ClickBus planeja seguir em rota de ascensão, investindo em inovação, no desenvolvimento da digitalização do setor e na migração do off to on. Para isso, vai investir mais de R$ 110 milhões ao longo do ano, um montante 49% maior do que o investido em 2022. O foco será o desenvolvimento tecnológico da empresa e de sua infraestrutura digital para melhorias no produto e lançamentos de novas features. Além da contratação de pessoas, o para dar suporte a toda estratégia da companhia.

Outro ponto são investimentos expressivos em marketing e na aquisição de novos clientes para promover o rodoviário e fortalecer sua marca. A ClickBus também vai apostar forte em um braço de fintecherização, incluindo várias inovações em tecnologia voltadas para melhorar a experiência e gerar mais eficiência para os parceiros e a atração de novos públicos para o mercado online.

“Em 2022, notamos que 56% das compras nas nossas plataformas (mobile e desktop) foram realizadas por clientes que compraram pela primeira vez com a gente. Existe ainda um enorme potencial para que mais clientes usem cada vez mais o modal rodoviário e façam a compra de suas passagens no ambiente digital”, finaliza Klien.

Sobre a ClickBus

A ClickBus é o maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil. Fundada em 2013, a plataforma vem transformando a experiência de viagens de ônibus no Brasil, conectando viajantes e empresas de ônibus regulares para uma melhor experiência de compra através do digital. Com tecnologia e um modelo operacional data-driven, a empresa se tornou o maior marketplace do segmento na América Latina, conectando diariamente milhões de pessoas a mais de 4,8 mil destinos nacionais e internacionais. Atualmente a empresa é o segundo maior site de viagens e turismo, de acordo com o ranking do SimilarWeb e recebeu o Prêmio Reclame Aqui na categoria de Transporte – Serviços em 2022.  Para mais informações acesse: https://clickb.us/imprensa

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles