*Charles Everson Nicoleit
Criadas para melhorar a qualidade e a segurança de bens e serviços, as normas ISO são normas internacionais que visam promover a cooperação entre instituições e empresas nos negócios, tecnologia e ciências.
A ISO 14001, por exemplo, foi elaborada por um comitê para identificar empresas que possuem boas práticas em relação ao meio ambiente, levando em consideração os levantamentos, monitoramentos e auditorias de conformidade legal da organização em relação às leis ambientais.
O certificado é válido por três anos e exige auditorias anuais, sendo uma para certificação, uma para manutenção e a última para recertificação. Para isso, a consultoria integrada irá realizar um trabalho coletivo com todos os colaboradores e departamentos, levando em consideração os conceitos, o modus operandi da organização e analisando se as práticas respeitam todas as atividades de acordo com a norma ISO 14001.
Além disso, alguns passos determinantes serão estabelecidos para mitigar possíveis danos ao meio ambiente:
1º passo: Quando inteirado sobre dados referentes ao impacto da empresa ao meio ambiente, devem ser tomadas medidas que minimizem os estragos à natureza de maneira que não prejudique a rentabilidade. Deverá existir, também, um estudo de aplicabilidade de biofilia para realizar os ajustes no corpo estrutural e material da empresa.
2º passo: Contar com o envolvimento tanto da alta liderança, quanto dos colaboradores com menor atuação na sua empresa. É importante que todos estejam cientes da relevância de ser uma organização “limpa” e com valores sustentáveis. O nível de envolvimento da equipe impactará diretamente nos resultados da implantação da ISO 14001.
3º passo: Estimular a participação da equipe em treinamentos, incentivando os integrantes a se capacitarem com auditores internos, facilitando as etapas de implementação do certificado.
4º passo: Mostrar, nas redes sociais, que a empresa está investindo em sustentabilidade e incentivando outras companhias a fazerem o mesmo, proporcionando credibilidade e melhor imagem externa.
5º passo: Promover as pautas de ESG ou SGA. Quando identificamos e entendemos os impactos ambientais que causamos, o processo para reverter essa situação torna-se mais fácil.
6º passo: Utilizar a equipe de marketing para divulgar, seja com textos ou imagens, pautas relacionadas ao meio ambiente, sustentabilidade, responsabilidade social e governança.
7º passo: Estender as prerrogativas ambientais da empresa, se colocando em fóruns nacionais e internacionais como uma companhia com responsabilidades ambientais, que identifica ações e busca atingir as metas de uma marca que conta com o selo ISO 14001.
As empresas que adquirem o selo ISO 14001 percebem uma série de benefícios obtidos após a implantação:
Redução de custos referentes ao atendimento de conformidades, aumentando a vantagem competitiva da empresa no mercado;
Mitiga os riscos associados à legislação ambiental;
Ênfase na prevenção e aperfeiçoamento ambiental contínuo em detrimento da adoção de ações corretivas pontuais;
Economia substancial de água, energia e resíduos;
Aprimora a imagem da empresa perante acionistas e a comunidade em geral, resultando no aumento da confiabilidade por parte de investidores, bem como na oportunidade de aumento da fatia de mercado;
Melhora no relacionamento com organizações ambientais e público em geral;
Empresas com boas práticas ambientais tornam-se referência e base para negociações comerciais.
O caminho até o selo ISO 14001
O tempo para que o selo seja concedido pode ser de 10 até 12 meses e deverá contar com um cronograma de metas relacionadas à gestão ambiental, engenharia de proteção ao trabalho, ergometria, pautas sociais e diversos levantamentos de resultados técnicos que devem ser registrados. Esse trabalho deve ser realizado com toda a equipe, sejam os colaboradores, diretores, gestores e, até mesmo, contratados terceirizados, atendendo todas as necessidades que fazem parte da certificação ISO 14001.
Vale lembrar que se existir alguma dificuldade para compor as metas, como adaptações funcionais ou mudanças de layout estrutural da empresa, esse tempo de aprovação pode se estender.
Sobre Charles Everson Nicoleit
É gestor de obras e empresário com quase 30 anos de experiência nesse segmento. Também é membro de associações da construção civil, construção selo verde e sustentabilidade. Possui diversas certificações e cursos que o habilitam como referência no mercado de construção civil. Para mais informações, acesse https://www.linkedin.com/in/charles-nicoleit-37654562/.