O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, pode fechar uma parceria inédita com a Azul Linhas Aéreas e Azul Viagens para potencializar o mercado corporativo do Estado. De acordo com a secretária estadual de Turismo, Rosália Lucas, a companhia aérea poderia negociar tarifas com condições diferenciadas e até mesmo criar voos dedicados, exclusivos, para João Pessoa, potencializando tanto a realização dos eventos, como tornando a capital paraibana mais competitiva no processo de captação de novos eventos.
Na sexta-feira (20), representantes do trade turístico paraibano se reuniram com executivos da Azul Viagens para discutir uma série de estratégias, que vão desde a ampliação da malha aérea para os mercados de João Pessoa e Campina Grande, realização de capacitações e famtours com agentes de viagens da Azul Viagens, divulgação do potencial turístico, até a criação de voos dedicados para serem operados em eventos com maior potencial de público.
Conforme Rosália Lucas, há interesse de celebrar um acordo de colaboração entre as empresas (operadora e companhia aérea) e a Secretaria de Turismo, onde os eventos promovidos no Centro de Convenções poderão ser negociados com condições diferenciadas, com valores mais competitivos e, ao mesmo tempo, de acordo com o volume dos eventos e potencial, poderão oferecer voos dedicados para João Pessoa. “Será uma ação inédita da Azul em relação ao segmento de eventos.”
A reunião contou com a presença do representante do Congresso Brasileiro de Anestesiologia, que será realizado em João Pessoa com a perspectiva de atrair mais de três mil participantes. “Já temos esse primeiro canal para que a Azul possa abraçar essa parceria e potencializar os eventos a serem realizados no Centro de Convenções. Por meio desta parceria, podemos tornar o nosso destino ainda mais competitivo no processo de captação de mais feiras, seminários e congressos.”
Dados de vendas da Azul são expressivos
A gerente de Produtos da operadora, Giuliana Mesquita, apresentou números bastante expressivos de vendas de pacotes e passagens aéreas para a capital paraibana, em 2022. Essa apresentação teve a presença dos empresários da rede hoteleira. Entre os números apresentados, 92% da Azul Viagens no Brasil venderam para o destino João Pessoa, registrando um crescimento de 97% nas lojas e 59% nas agências. A ocupação dos aviões foi superior a 80% nos voos dedicados/fretados, sendo o destino Campina Grande o de melhor performance entre os Top 05 dos voos regulares nacionais no ano passado.
Os resultados obtidos com a parceria entre o Governo e a Azul Viagens, conforme a presidente da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, refletem também a política de redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) adotada pelo governo. O benefício tem incrementado a malha aérea paraibana com a redução do valor do querosene de aviação para as companhias aéreas.
Ruth Avelino cita que os voos dedicados no final do ano até janeiro deste ano mostraram que houve um crescimento importante no volume de passageiros que chegaram a João Pessoa. Alguns desses voos foram inéditos, como a aposta em dois mercados do interior de São Paulo (São José do Rio Preto e Ribeirão Preto), com os aviões chegando lotados, com capacidade máxima. No período também chegaram voos de Uberlândia (MG) e Goiânia (GO) – esses dois voos serão mantidos após a alta estação.