Movimentação aquece período entre final de dezembro e início de janeiro, impulsionando a conectividade na alta temporada do terminal mineiro
Belo Horizonte, dezembro de 2022 – Entre os dias 21 de dezembro e 3 de janeiro de 2023, cerca de 400 mil passageiros deverão passar pelo BH Airport, quase a metade da movimentação total esperada para o mês de dezembro, estimada em torno de 1 milhão de pessoas. Com o cenário totalmente diferenciado de 2021, ano em que as festas comemorativas de Natal e Réveillon caíram em uma sexta-feira e configuraram em feriado prolongado, não é possível estabelecer um comparativo anual para as movimentações de passageiros e aeronaves, já que em 2022 as datas festivas caem nos finais de semana.
Entre os dias 21 a 27 de dezembro, período que inclui o feriado natalino, são esperados aproximadamente 200 mil passageiros no BH Airport e quase duas mil aeronaves em operação no terminal. O pico de movimentação foi estimado no dia 23, sexta-feira, com 33.251 passageiros circulando pelo aeroporto. A Azul programou 98 voos extras para Natal (RN), Recife (PE), Foz do Iguaçú (PR), Cabo Frio (RJ), Ilhéus (BA), Barreiras (BA), Maceió (AL), Porto Seguro (BA), Santos Dumont (RJ), Santarém (PA), Viracopos (SP), Navegantes (SC), Caldas Novas (GO) e Guarulhos (SP). A Gol terá voos extras para João Pessoa (PB), Natal (RN), Florianópolis (SC), Porto Seguro (BA), Maceió (AL) e Recife (PE).
Entre 28 de dezembro e 3 de janeiro de 2023, também são esperados quase 200 mil passageiros no BH Airport. O dia de pico, 2 de janeiro, segunda-feira, deve movimentar 31.560 passageiros e 1.717 operações de aeronaves, entre pousos e decolagens. A Gol programou 36 voos extras para o período que compreende o Réveillon: João Pessoa (PB), Natal (RN), Florianópolis (SC), Porto Seguro (BA), Maceió (AL) e Recife (PE). Já a Azul ampliou as rotas para atender 96 destinos, incluindo Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Foz do Iguaçú (PR), Aracaju (SE), Cabo Frio (RJ), Ilhéus (BA), Maceió (AL), Porto Seguro (BA), Santos Dumont (RJ), Santarém (PA), Viracopos (SP), Navegantes (SC), Caldas Novas (GO) e Guarulhos (SP).
“Apesar dos impactos da pandemia da Covid-19 ainda refletirem nas operações, será possível fechar o ano saltando de 7 milhões de passageiros em 2021 para cerca de 10 milhões neste ano”, analisa o diretor de Operações e Infraestrutura do BH Airport, Herlichy Bastos, reforçando que a meta em 2023 é atingir os patamares pré-pandemia, ou seja, movimentação anual de 11,3 milhões de pessoas. Os destinos atendidos pelo terminal internacional mineiro seguem em evolução, totalizando 50 rotas em dezembro, entre voos domésticos e internacionais. “Nos fortalecemos cada vez mais como hub de conexões que aproxima pessoas e encurta distâncias”, ressalta Herlichy Bastos.
Vale destacar que, além do aumento da frequência dos voos para as cidades litorâneas, os passageiros já podem escolher as cidades mineiras de Juiz de Fora, Paracatu, Patos de Minas, Teófilo Otoni e Varginha como destinos, voando pela Azul Conecta. Em média, serão duas partidas, por semana, para cada cidade. A retomada do voo para Lençóis (BA) e as novas rotas para Aracaju (SE), Caldas Novas (GO), Navegantes (SC) e Santarém (PA) também são novidades da Azul para o período.
BH Airport está entre os dez melhores aeroportos do mundo
A experiência dos passageiros colocou o terminal internacional mineiro no sexto lugar do ranking global de aeroportos, com pontuação de 8.40, atrás do indiano Hyderabad Rajiv Gandhi International Airport, quinto colocado. O japonês Tokyo Haneda International Airport alcançou o primeiro lugar, com pontuação de 8.83. Classificado como o segundo melhor do mundo, mais um brasileiro: Recife/Guararapes – Gilberto Freyre International Airport, com 8.52 pontos. Atrás dele, outro japonês no topo do ranking: Tokyo Narita International Airport, com score de 8.49. Viracopos – Campinas International Airport se posiciona em quarto lugar, com 8.41 pontos. Atrás do BH Airport, em sétimo lugar, está o São Paulo Congonhas Airport, registrando 8.32 pontos.
Os dados são do AirHelp Score de 2022, ranking mundial dos aeroportos baseado na experiência anual dos clientes. O desempenho de pontualidade coloca o terminal internacional mineiro em evidência no ranking global da aviação. Com pontuação de 8.78, o terminal internacional mineiro superou o score de 8.72 do aeroporto de Recife, segundo colocado no ranking, 8.39 do Tokyo Narita International Airport, terceiro colocado, 8.45 de Viracopos, quarto colocado, e 8.11 do aeroporto indiano, quinto colocado. Vale registrar que a pontualidade do número 1 do ranking é de 8.89 pontos.
Uso de máscara é obrigatório
É importante lembrar que, seguindo a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso de máscaras para os passageiros que embarcam e desembarcam no terminal internacional mineiro é imprescindível. A obrigatoriedade abrange o interior das aeronaves e a sala de embarque. Atento à segurança das pessoas, o BH Airport segue todas as recomendações dos órgãos de saúde e orienta passageiros e visitantes a manterem os protocolos de higienização das mãos, o uso de álcool em gel e o distanciamento.
Sobre o BH Airport
Único aeroporto internacional de Minas Gerais, com localização estratégica e um dos principais hubs do país que atende a cerca de 50 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o terminal é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.