A SWISS adquiriu uma participação financeira na empresa de tecnologia suíça Synhelion em mais uma etapa para ajudar a trazer combustíveis solares para o mercado. A Synhelion usará os fundos arrecadados por esta última rodada de financiamento para ampliar e comercializar sua tecnologia. Combustíveis alternativos, como o combustível solar desenvolvido pela Synhelion, são essenciais para alcançar as ambiciosas metas climáticas do setor de aviação.
A Swiss International Air Lines (SWISS) investiu na empresa suíça Synhelion na última rodada de financiamento da spinoff da ETH. O investimento reforça ainda mais o firme compromisso da SWISS com a sustentabilidade e em ajudar a acelerar o processo de introdução de combustíveis solares no mercado. A maior companhia aérea da Suíça está colocando um foco especial nesses combustíveis em vista de sua forte escalabilidade. A tecnologia da Synhelion também oferece um potencial de desenvolvimento considerável e possui muitas vantagens estratégicas sobre outras abordagens tecnológicas. Para dar um exemplo, a instalação de armazenamento de calor embutida da usina Synhelion permite que a usina seja operada 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de consumir mais energia renovável da rede elétrica existente.
“A Synhelion, a SWISS e o Lufthansa Group têm colaborado de forma muito construtiva para trazer combustíveis solares ao mercado para o setor de aviação há mais de dois anos”, explica o CEO da SWISS, Dieter Vranckx. “E estamos muito satisfeitos porque, com nosso novo envolvimento financeiro, podemos agora fazer uma contribuição substancial para ajudar a Synhelion a expandir e comercializar seu produto inovador de combustível alternativo.”
A Synhelion usará os fundos gerados por esta última rodada de financiamento para expandir sua planta de produção de combustível solar para dimensões industriais e operá-la adequadamente. A empresa também estabeleceu um cronograma ambicioso para o aumento de escala em questão.
“Nossa colaboração estratégica com a SWISS e o Grupo Lufthansa e as sinergias que isso gera são extremamente valiosas e nos permitem adaptar nossa tecnologia, nossos produtos e nosso modelo de negócios perfeitamente ao mercado”, diz Philipp Furler, cofundador e CEO da Synhelion. “É ótimo ver a SWISS e o Grupo Lufthansa reforçarem sua confiança na Synhelion por meio desse investimento e vê-los liderar o caminho no setor de aviação, fazendo essa contribuição fundamental para aumentar nossa produção. E estamos muito satisfeitos em receber a SWISS em nossa rede de investidores.”
Combustíveis sustentáveis são essenciais para atingir as metas climáticas da aviação
Combustíveis de aviação sustentáveis (SAF), como o combustível solar da Synhelion, são essenciais para alcançar as ambiciosas metas climáticas no setor de aviação. Portanto, ajudar a trazer esses combustíveis para o mercado em volumes suficientes é uma prioridade. Fazer isso exigirá novas formas de alianças e colaborações. “Ao fazer parceria com a Synhelion, não estamos apenas ajudando a trazer combustíveis solares para o mercado”, acrescenta Vranckx, CEO da SWISS. “Também estamos promovendo a inovação suíça.”
Décadas de compromisso do Grupo Lufthansa
Como membro do Lufthansa Group, a SWISS está construindo décadas de experiência em testes e uso de combustíveis de aviação sustentáveis. Ao participar de programas de pesquisa, projetos-piloto e alianças, o Grupo Lufthansa acumulou uma ampla experiência em tecnologias SAF e seu desenvolvimento de mercado. A SWISS e o Lufthansa Group também estão desenvolvendo iniciativas SAF específicas para seus clientes particulares e corporativos para acelerar e financiar ainda mais o refinamento dessas tecnologias e trazer seus produtos ao mercado em quantidades suficientes. Os volumes resultantes de SAF devem ajudar a enviar sinais globais tangíveis de demanda por tais produtos na forma de contratos de aquisição de longo prazo. O Grupo Lufthansa é atualmente o maior usuário europeu de combustível de aviação sustentável.
Legenda fltr: Dominique Fehlmann (Diretor Jurídico, Desenvolvimento de Negócios e Responsabilidade Corporativa da SWISS), Dieter Vranckx (CEO da SWISS), Dr. Philipp Furler (CEO e fundador da Synhelion), Dr. Gianluca Ambrosetti (CEO e fundador da Synhelion)