Conheça as mais belas praias do mundo e tudo o que você vai precisar levar na mala para aproveitá-las!
Dia ensolarado, areia sob os pés, brisa fresca e água salgada. Para quem gosta, nada como passear na praia, destino favorito de 77% dos brasileiros, segundo um levantamento feito pela Expedia.com.br.
Ao redor do globo terrestre, de norte a sul, há diversos paraísos litorâneos perfeitos para relaxar e se divertir. Que tal planejar a próxima viagem?
Para te ajudar com o desafio, listamos as 15 praias mais lindas do mundo e explicamos por que você deve conhecê-las. Confira!
As 15 praias mais lindas do mundo
Noventa e quatro bilhões de reais. Apenas no primeiro trimestre de 2022, essa é a quantia que o turismo movimentou no Brasil. Conforme aponta a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o setor cresceu 33% em relação ao mesmo período no ano anterior.
As cidades litorâneas são as mais buscadas. No site da empresa Decolar, Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL), Porto Seguro (BA) e Salvador (BA) são umas das mais buscadas em território nacional. Já em terras estrangeiras, os destaques vão para Cancún (México), Punta Cana (República Dominicana), Miami (EUA) e San Andrés (Colômbia).
Em cada um desses e outros lugares, há recantos paradisíacos, que reservam experiências que vão além da beleza. Conheça agora as 15 praias mais lindas do mundo, vencedoras do prêmio Travelers’ Choice 2022, do Tripadvisor.
1. Grace Bay Beach – Grace Bay, Providenciales
Foto: Reprodução.
Localizada nas Ilhas Turcas, nas Bahamas, a Grace Bay Beach roubou do Brasil (mais precisamente da Baía do Sancho, em Fernando de Noronha – PE) o título de praia mais bonita do mundo no ano de 2018.
Com 4,8 km de extensão, a praia é cercada com águas cristalinas, um tom de azul que chega a beirar o verde e por um resort de luxo, a praia ganha destaque também pela sua pegada ecológica, já que conta com ZERO de poluição em suas águas.
A melhor época para visitar a região é entre os meses de dezembro a abril, mais quentes e com menor ocorrência de chuvas.
Além disso, os especialistas também indicam a viagem ao local entre maio a julho, fora a alta temporada, onde os preços são mais em conta e o tempo também costuma ser estável.
2. Turquoise Bay – Exmouth, Austrália
Foto: Turquoise Bay Exmouth
Para aqueles que gostam de mergulhos mais radicais, a praia de Turquoise Bay (Exmouth, na Austrália) é uma aventura em tanto. Seus corais abrigam tantos peixes, de tantas formas e cores diferentes, que um mergulho rápido de snorkel te dará a sensação de estar visitando outro planeta.
Segundo informações do site 1001 beach.com, a baía de Turkvois pode ser visitada durante todo o ano. O melhor caminho para chegar até a praia é de carro. Para isso, é necessário dirigir cerca de 60 km ao sul da cidade de Exmouth. Antes disso, é necessário pegar um avião de Perth – capital da região Ocidental da Austrália – até pegar um avião para Exmouth. Esse viagem costuma ter duração de 01h30min.
3. Trunk Bay Beach – Virgin Islands National Park, St. John
Foto: Reprodução.
Lagostas, tarpões, tartarugas – mergulhar em Trunk Bay Beach é uma interação direta com a mãe natureza e sua fauna das profundezas. A praia é localizada nos Estados Unidos, mais precisamente no Parque Nacional das Ilhas Virgens.
Para acessar a região, é cobrada uma taxa de entrada de $5. Para chegar até a praia, é preciso pegar um avião até a cidade de St. Thomas, também nas Ilhas Virgens. De lá, o ideal é pegar um ferry boat, que demora em média 30 minutos.
O melhor momento para visitação é entre os meses de novembro e julho, quando não há tanto risco de chuvas e furacões.
4. Quarta Praia – Morro de São Paulo, Brasil
Foto: Reproduçaõ
De acordo com informações do Blog Mala de Viagem, a melhor época do ano para conhecer a Quarta Praia e todo o Morro de São Paulo é durante o Verão, onde acontecem diversas festas que animam o clima e atraem turistas do Brasil e do mundo. Claro, além das suas belezas naturais, como águas calmas e cristalinas, areias brancas, coqueiros e uma vista para a Mata Atlântica compõem um cenário de tirar o fôlego.
A região é conhecida por ser o 3° maior pólo turístico do estado da Bahia e está localizada ao Sul da capital, Salvador.
Ao todo, são computadas 07 praias. Para acessar a Quarta Praia a partir de uma caminhada, a partir da Terceira Praia, onde é possível chegar até a Quinta Praia (Praia do Encanto).
Alguns resorts e hotéis locais oferecem transfer privativo para os seus hóspedes, mas existem diversas formas de condução para chegar até o local, dentre elas mototáxi e bicicletas.
5. Eagle Beach – Palm/Eagle Beach, Aruba
Foto: Reprodução.
Essa delícia de praia se estende a perder de vista sem uma rocha que possa machucar o pé, só areia macia e água morna. Fica logo ao lado de Palm Beach, a mais famosa praia de Aruba, mas, por ser mais remota, é mais vazia, o que a torna um paraíso (quase) secreto.
Se for visitar, dê uma volta de jet-ski: é a sensação de estar voando. Como as águas não têm muitos banhistas, dá para acelerar bastante. É simplesmente incrível.
A melhor época para conhecer a região é entre os meses de maio e setembro, quando acaba a alta temporada e é possível aproveitar todos os prazeres da região com o clima estável e por preços mais em conta. Uma das melhores formas de se chegar à região é de avião, e o aeroporto mais perto é AUA.
6. Radhanagar Beach – Ilha de Havelock, Andaman and Nicobar Islands
Foto: Reprodução.
Visitar a Índia vai além de conhecer sua rica cultura e culinária. As praias do país são maravilhosas, em especial as das ilhas Havelock, Andaman e Nicobar. Águas rasas e aquecidas são perfeitas para se boiar, relaxando como nunca.
Diante disso, que tal conhecer aquela que é conhecida por ser a melhor praia do país? No mundo, Radhanagar também é tida como uma das melhores para a práticas de esportes aquáticos. É importante lembrar que só é possível chegar até às lhas Havelock de barco. Para acessá-la existem uma série de opções, como o serviço de balsa do governo ou o Catamaran Ferry, a mais rápida e luxuosa.
A melhor época para visitação é durante os novembro a março, período em que há menos chuvas e a temperatura local está na casa dos 29°C.
7. Maho Bay Beach – Cruz Bay, St. John
Maho Bay, St. John De BEACH WEATHER. Foto: Reprodução.
Para quem quer a sensação de estar em um filme de piratas no Caribe, a praia de Maho Bay é a melhor pedida. Cada cena é tão deslumbrante que você mal sabe para onde olhar, e o clima de aventura nunca termina.
Localizada na Ilha de St. John, a praia de Maho Bay faz parte do Parque Nacional das Ilhas Virgens Americanas. O seu acesso é feito por meio da balsa de St. Thomas ou barco até St. John.
A melhor época para visitação é entre meados dos meses de novembro e junho No entanto, só não é indicada mesmo a visita ao Caribe entre julho a outubro, quando acontece a temporada de furacões.
8. Varadero Beach – Varadero, Cuba
Foto: Reprodução.
Uma experiência tropical e cultural inigualável! A Praia de Varadero está localizada na cidade de Cárdenas, a 140km da capital do país, Havana, e conta também com uma série de atrativos como feiras de artesanatos e sessões de música ao vivo para alegrar os turistas que visitam a região.
Varadero costuma ser conhecida por suas águas mornas, que parecem ter sido aquecidas só para a pessoa, e por ser um programa para toda a família. A melhor época para visitar a região é entre os meses de novembro a fevereiro, quando – apesar de ser inverno – o país passa por uma estação com poucas chuvas.
Vale lembrar que, por conta do clima subtropical, não costuma fazer frio em Cuba, até mesmo no inverno. A temperatura mínima geralmente fica na casa dos 18° à noite. A melhor forma para chegar até o local é por meio da capital Havana, escolhendo de lá o melhor de condução mais apropriado para locação.
9. Baía dos Golfinhos – Praia da Pipa, Brasil
Foto: Reprodução/Pipa.com.br.
Sim, tem golfinhos. Precisa falar mais? Esses mamíferos tão queridos costumam receber os visitantes da praia com saltos e acrobacias. Uma experiência ímpar!
A Baía dos Golfinhos, como é chamada, está localizada no estado do Rio Grande do Norte, no Nordeste Brasileiro, e também é tida como uma das mais lindas do mundo. O seu acesso é feito majoritariamente por meio de barcos, apesar de não ser possível nadar na região.
Por outro lado, na maré baixa, é possível acessar a praia do meio de uma caminhada, pela costa.Vale lembrar que os Natal (a 80 km de distância) e João Pessoa (a 140 km). A alta temporada para visitação é durante o verão.
10. Isola dei Conigli – Lampedusa, Islands of Sicily
Foto: Reprodução.
Outra praia que é uma recompensa após uma longa trilha. As falésias podem não ser tão verdejantes como as da Baía do Sancho, mas ainda são impressionantes. E o mar, maravilhoso!
A Spiaggia dei Conigli está localizada na costa sul da ilha de Lampedusa, na Sicília. O local fica na região das Ilhas Pelagie e a melhor época para visitá-lo está entre os meses de Maio e Outubro, com exceção de Agosto.
O 8° mês do ano costuma ser um período de férias escolares, e, por conta disso, o local acaba ficando lotado. A melhor maneira de chegar até a ilha de Lampedusa é de avião e, dentro da praia, a forma mais fácil de locomoção é de moto ou carro.
11. Cable Beach – Broome, Austrália
Foto: Reprodução.
Você não precisa ir ao Egito para andar de camelo!
Talvez sua ideia de visitar a Austrália não envolva este tipo de passeio, mas essa experiência inusitada – e inesquecível – você pode ter na Cable Beach.
Localizada no Noroeste da cidade de Broome, a Cable Beach (ou Praia do Cabo, na tradução) é conhecida por ser uma das mais famosas praias de nudismo da Austrália.
Além da sua beleza natural por conta da areia branca e fina, além da água em tom azul-turquesa, a região também tem como atrativos o Gantheaume Point (farol em que é possível observar a passagem de golfinhos e baleias durante a migração dos oceanos, além de observar pegadas de dinossauros estimadas em 130 milhões de anos), o Parque dos crocodilos (com animais adultos que foram capturados na natureza após ameaçar humanos) e ainda desfrutar de um belo passeio de camelo nas horas do nascer e do pôr do sol.
A melhor época para visitação é entre os meses de dezembro a fevereiro. Uma das melhores formas de acesso à praia é de carro, que costumam ser deixados no estacionamento do local. Além disso, ao Norte das rochas, é permitido o trânsito de carros com tração nas 04 rodas.
12. Praia da Falésia – Olhos de Água, Portugal
Foto: Reprodução/ www.iberian-escapes.com.
Como diz o nome, essa praia é emoldurada por falésias de um vermelho intenso de um lado, e por um mar azul e infinito do outro. É uma cena que faria qualquer pintor correr para pegar suas tintas, o fotógrafo pegar sua câmera – e qualquer um se encantar com a majestosa obra de arte.
Localizada na região do Algarve, uma das formas mais fáceis de acessar a região é por meio de trilhas, partindo da Praia dos Tomates (que é ao lado) em direção à Praia do Barranco. Uma outra forma de chegar é por meio de ônibus,partindo de Lisboa até a cidade de Albufeira. A viagem tem duração de 4h 3m.
Alta temporada na região é entre os meses de junho e meados de setembro.
13. Hapuna Beach State Recreation Area – Puako, Havaí
Foto: Matthew Kibler/Google.
Havaí. Águas cristalinas e agradáveis, vento constante, vegetação e cultura incrível.
Para os curiosos de plantão, uma novidade: a Hapuna Beach State Recreation Area foi líder entre as melhores praias dos EUA em 2022. Um dos seus destaques está no fato de ser uma das poucas com areia branca na costa oeste da região da Ilha Grande.
Vale lembrar que a região também é um parque. Uma das formas mais fáceis de acesso à praia é de ônibus. Dependendo do lugar dos Estados Unidos em que a pessoa pegar o ônibus, a viagem pode ter duração de até 2h.
Não há distinção de melhor época para visitação. Leve o snorkel!
14. Siesta Beach – Siesta Key, Flórida
Foto: Reprodução.
É considerada a praia mais bonita dos EUA. Se está escolhendo alguma praia para visitar no país, essa é uma parada obrigatória!
Para aqueles que estão atrás de curtir a praia mais vazia, mas com o clima bom, o ideal é a visitação entre os meses de Abril, Maio, Outubro e Novembro. As melhores formas para acessar a praia é por meio das estradas n°41 e a interestadual n°75, na Flórida.
A praia conta com estacionamento próprio.
15. Baía do Sancho – Fernando de Noronha, Brasil
Foto: Reprodução.
Apesar de ter perdido o posto de praia mais linda do mundo para a Grace Bay, aqui no Brasil a praia da Baía do Sancho, em Fernando de Noronha – PE ainda é, sim, uma das mais notáveis do mundo e chama atenção pela sua beleza totalmente natural.
Quase intocada pela humanidade, para acessar esse espaço é necessário descer uma escada vertical e degraus de pedra! No entanto, após os desafios da trilha, a recompensa: uma cena de tirar o fôlego. Falésias de rochas cobertas de flora verdejante emolduram as águas mais lindas que você vai ver em sua vida.
Entrar neste mar é como mergulhar no tempo e retornar a um Brasil mais selvagem e puro. Se você quer aproveitar as férias e conhecer novas pessoas, ir à festas e aproveitar tudo o que o Nordeste tem de melhor para oferecer, a alta temporada acontece no verão, entre o final de dezembro e o mês de fevereiro.
Por outro lado, para quem quer curtir a praia na calmaria com toda a família, o mais indicado é ir entre os meses de março e outubro. Vale lembrar que, para aproveitar a Praia do Sancho, é preciso comprar um ingresso do Parque Nacional Marinho, por meio da empresa EcoNoronha.
Quanto o custo para conhecer as praias internacionais?
Depois de ver todos esses destinos, você pode estar se perguntando quanto deve custar para conhecer cada um desses lugares lindos, não é mesmo? E a grande resposta é: depende! Depende do lugar e do meio de transporte que será usado.
Por exemplo, para o Caribe, atualmente, o menor valor de uma passagem de avião saindo de Guarulhos está na faixa dos R$2.540. Isso para Punta Cana. Para conhecer Grace Bay Beach, por exemplo, o aeroporto mais perto é o da cidade de Providenciales (Ilhas Turks e Caicos) e a passagem está em R$5.907. Isso porque não existem voos do Brasil direto para lá, então seria necessário uma conexão. A informação é do site decolar.com.
Para conhecer a praia da Falésia, em Portugal, é preciso pegar um avião para Lisboa (que, hoje, o menor preço da passagem está em R$4.158) De lá, é possível pegar um ônibus para a cidade de Albufeira, onde as passagens tem um preço médio de de R$ 100,00, mas é possível encontrar promoções onde os preços costumam cair em até mais do que 50%.
O que você deve saber antes de ir à praia
Se animou com a ideia de aproveitar o sol e o mar, e já quer planejar o seu dia na praia? Então, é hora de pensar nos detalhes da viagem. Confira algumas dicas básicas, para que você possa usufruir o passeio da melhor forma possível.
O que levar para a praia?
Quando o destino tem uma beleza de tirar o fôlego, é normal que o foco principal esteja em se imaginar pulando na água do mar. Mas além de pensar em questões como passagem e estadia, levar certos itens na bagagem é o que te livrará de enrascadas.
Alguns dos itens básicos que devem estar na mala são:
Necessaire completa
A exposição sob o sol é uma realidade quando o destino é a praia. Por isso, prepare uma bolsa com protetor solar e pós-sol. Também é válido levar repelente, remédios e creme hidratante, além de produtos de higiene pessoal, como escova de dente, creme e fio dental, shampoo, condicionador, creme para cabelo e desodorante.
Roupas de banho
Parece óbvio, mas há quem se esqueça. Em muitos destinos até é possível encontrar roupas de banho à venda, mas nem sempre essa é a realidade – ainda mais nos destinos mais remotos. Além disso, o valor tende a ser menos vantajoso.
Toalhas, esteiras e/ou cangas
Nada como deitar na areia e ouvir o som do mar, certo? Quase lá. Deixar diretamente sobre os pequenos grãos pode ser desconfortável após um tempo. Se o corpo estiver molhado, vários vão grudar em você por um tempo. Por isso, lembre-se de levar um tecido para deixar a experiência um pouco mais agradável.
A melhor época do ano para ir ao litoral
Quando o clima é tropical, qualquer época do ano costuma ser proveitosa para destinos que envolvem contato com a natureza – ainda mais quando falamos de praia. Contudo, em linhas gerais, a primavera e o verão são as épocas mais buscadas – afinal, é quando muita gente tira férias e as temperaturas aumentam.
Apenas se lembre de considerar o hemisfério do país onde você for:
-
· Se for a países do hemisfério norte, como EUA, México e Itália, a primavera e o verão acontecem entre os meses de março e setembro;
-
Já os países que ficam abaixo da linha do Equador, no hemisfério sul, como Brasil e Austrália, as melhores estações são entre outubro e fevereiro.
Como evitar ser roubado na praia?
Seja qual for o seu destino, sempre há risco de passar por uma experiência de roubo ou furto. Entretanto, algumas atitudes simples podem te poupar de situações estressantes:
Simplicidade
Evite ir com jóias e objetos caros desnecessários para a praia – ainda mais se for passear sem companhia. Além de ter o risco de perdê-los enquanto se banha no mar, tendem a chamar a atenção.
Esconderijos
Nem todos os objetos valiosos podemos deixar em casa. A carteira e o celular são exemplos. Por isso, uma dica é fazer pequenos esconderijos. Uma tática é colocá-los numa sacola e enterrar na areia, sob a canga. Outra, é embrulhar dentro de uma fralda plástica – poucos teriam curiosidade de ver o que tem dentro de uma fralda de bebê aparentemente usada.
Perto do mar
Quanto mais próximo da água, menores tendem a ser as chances de ser assaltado. Afinal, especialmente nos lugares mais cheios, as chances de fuga são menores. Apenas tome cuidado para não ficar perto demais e ter seus objetos levados pela cheia da maré.
Faça um seguro viagem
Imprevistos acontecem. Por mais que nos organizemos, nem sempre tudo sai como o planejado. Malas podem ser extraviadas, o combustível pode acabar no meio da estrada, alguém pode ter um problema de saúde… As possibilidades são incontáveis!
Por isso, um seguro viagem é uma das melhores formas de aproveitar o passeio sem preocupações – ainda mais se for longe de casa, em outro país. Há diversas opções, vantajosas para os turistas de cada perfil.
E então, quais são as praias que você mais gostou? Agora que você conhece as 15 praias mais lindas do mundo e sabe como se preparar para o passeio, é só se planejar e usufruir a experiência. Boa viagem!