Os dados ainda revelam que o acesso a salas VIP nos aeroportos perde apenas para as vacinas quando se trata de aumentar a confiança nas viagens”
São Paulo– NOVEMBRO DE 2022: O setor de viagens sofreu muito com a paralisação durante a pandemia do COVID-19, em que milhares de voos foram cancelados, aeroportos fechados e centenas de aviões precisaram ficar estacionados devido às restrições impostas pelos governantes a fim de controlar a disseminação do vírus. Entretanto, com a vacinação avançada e a diminuição dos casos, a rotina dos aeroportos e os planos de viagem voltaram a todo vapor. Aos poucos, o setor retomou ao seu lugar e os números de frequências de viagens já se aproximam aos dados pré-pandêmicos.
“Observamos que as viagens a lazer estão relativamente próximas dos níveis anteriores à COVID. As pessoas estão compensando o tempo perdido e sendo mais ponderadas em relação ao destino das viagens e à forma como gastam seu dinheiro à medida que o mundo continua a se reabrir”, diz Sheryl Pflaum, Presidente da Collinson Américas.
Com essa intensa movimentação, o Priority Pass, programa original e líder de mercado de experiências em aeroportos, controlado e administrado pela Collinson, realizou uma pesquisa com seus afiliados em que foram compilados os dados de mais de 3.700 passageiros.
Os resultados foram surpreendentes e mostraram que mesmo com o cenário econômico instável e com a alta de custos, 62% dos associados do Priority Pass relatam que preferem gastar menos em compras no varejo, e 30% em refeições, ao invés de reduzir seus fundos para viagens. Além disso, 26% dos participantes da pesquisa estão dispostos a cancelar matrículas na academia, enquanto 21% cancelariam a assinatura de serviços de streaming.
“Nossa pesquisa mais recente é uma ótima notícia para o setor de viagens, sugerindo que, à medida que uma crise de custo de vida se aproxima em muitas partes do mundo, os gastos com viagens não são algo que as pessoas estão dispostas a cortar de seu orçamento. No entanto, ela também indica que são os passageiros frequentes que liderarão na recuperação das viagens: um foco específico em suas necessidades é primordial em todo o ecossistema de viagens”, explica David Evans, co-CEO da Collinson. “O acesso às salas VIP dos aeroportos é fundamental para sua confiança ao viajar e eles têm um forte desejo de ver outros benefícios e recompensas de fidelidade disponibilizados a eles. Isso representa uma oportunidade para marcas inteligentes que buscam se conectar melhor com os consumidores, seja por meio de benefícios e vantagens ou programas realmente engajadores”, completa Evans.
Outro dado importante que vale ser analisado é que as pessoas estão mais propensas a viajar por lazer (45%) do que a negócios (35%). Ao perguntar por que viajam, quase 30% dos membros do Priority Pass disseram que querem viajar para criar memórias com suas famílias, enquanto 18% afirmaram que querem viajar com alguém especial. Mas a maior motivação ainda é descansar e relaxar, sendo que mais de 55% dos participantes listaram esses motivos entre as três principais razões para estarem viajando.
Viajantes que foram passageiros frequentes esperam fazer 80% das viagens que fizeram antes da COVID-19, reforçando a necessidade de investir no conforto e bem-estar dos passageiros nos aeroportos para que voltem a ser ambientes tranquilos e um refúgio do caos aéreo. Quando o quesito é confiança nas viagens, os associados revelam que ter acesso à áreas VIPs e lounges nos aeroportos é muito importante, e só fica atrás do requerimento das vacinas. Os associados também indicaram a probabilidade de pagar por outras experiências de viagem premium, como upgrade de assento (43%) ou voo direto (39%). A pesquisa revelou que os serviços sem interação, sem contato e por autoatendimento também estão se tornando cada vez mais populares, com quase metade (47%) dos associados dizendo que pagariam por serviços sem contato ou usariam um serviço de entrega de bagagem por autoatendimento ao invés de esperar para serem atendido em um balcão.
Praticidade e conforto são os itens mais procurados pelos viajantes, por esses motivos, os lounges e salas VIPs são cada vez mais requisitados. Um bom exemplo dos benefícios oferecidos pelo programa Priority Pass fica em Doha no Catar, onde os viajantes podem aguardar os voos dormindo em camas sleep ‘n Flay. Em outros aeroportos, o associado tem direito às salas de game, massagens relaxantes e até banhos. Aqui no Brasil, são vários os restaurantes que funcionam 24h com cardápios assinados por chefes renomados, que usam as salas VIPs como centros de experiências diferenciadas para os viajantes no local. Com o objetivo de incrementar ainda mais os espaços e torná-los mais atrativos, a Collinson está lançando novas parcerias, como por exemplo, o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que ganhou um espaço de Spa completo implementado pela Singu. Já o aeroporto de Viracopos, em Campinas – SP, recebeu recentemente um espaço Siesta Box, que são cabines com camas para colocar o sono em dia, enquanto o embarque não chega.
Sobre a Priority Pass
O Priority Pass, líder mundial em programas de experiências está presente em aeroportos espalhados pelo mundo, e faz com que os viajantes se sintam especiais por meio de espaços aconchegantes e repletos de atividades que fazem com que qualquer viagem ou tempo de espera se tornem momentos especiais de relaxamento em família ou autocuidado.
Atualmente, a marca oferece aos viajantes o acesso a mais de 1.300 salas de aeroporto e experiências de viagem em mais de 650 aeroportos em 148 países. Os membros podem ter acesso a uma gama sempre crescente de experiências premium – desde spas a cápsulas de dormir e refeições – que ajudam a tornar inesquecíveis todas as viagens.
Ao construir parcerias com outras marcas líderes, a Priority Pass ajuda a trazer uma melhor experiência de viagem para o mundo. Num mercado competitivo que continua a enfrentar grandes desafios, a Priority Pass é a marca em que os viajantes confiam para tomar conta deles onde quer que estejam.