- A missão Artemis I marca a retomada da exploração do espaço profundo por seres humanos
- Primeiro foguete que levará astronautas em missão para a Lua está atualmente em produção
KENNEDY SPACE CENTER, Flórida, 16 de novembro de 2022 — O foguete Sistema de Lançamento Espacial da NASA (SLS, na sigla em inglês), movido por um núcleo principal construído pela Boeing, foi lançado às 01h47 (horário Eastern Time) do Centro Espacial Kennedy. Depois de 8,5 minutos de voo, o núcleo concluiu sua missão e se separou do estágio superior do foguete, enviando a espaçonave Orion da NASA em sua primeira jornada ao redor da Lua.
“Pela primeira vez em 50 anos, os Estados Unidos têm a capacidade de lançamento superpesado”, disse Jim Chilton, vice-presidente sênior da divisão de Espaço e Lançamento Space da Boeing. “Este voo teste foi uma demonstração de nossa inovação em engenharia. Estamos prontos para ajudar a NASA e seus parceiros internacionais a retomar a exploração humana do espaço profundo.”
Durante a missão, o núcleo principal foi capaz de testar várias funções importantes, como abastecer os dois tanques, acionar o sistema hidráulico, ligar os motores, executar programas de controle do vetor de empuxo durante o voo, esvaziar os tanques de combustível, desligar os motores e realizar as manobras de separação e descarte com sucesso.
“Foi um lançamento absolutamente maravilhoso, em termos visuais e técnicos”, disse John Shannon, vice-presidente e gestor do programa SLS da Boeing. “Este foguete controla forças incríveis enquanto acelera pela atmosfera. Além disso, executou a missão conforme projetamos. Agradecemos à nossa equipe e aos nossos parceiros pelo empenho para tornar este primeiro lançamento um sucesso.”
O núcleo principal do foguete tem quase 65 metros de altura e é composto por um tanque de oxigênio líquido de cerca de 740 mil litros, um tanque de hidrogênio líquido de mais de 2 milhões de litros, além de uma seção entre os tanques que une os dois reservatórios de combustível, uma barra dianteira superior que se conecta ao estágio superior do foguete e uma seção com quatro motores RS-25 que, juntos, produzem mais de 990 mil kg de empuxo. A equipe da Boeing responsável pelo núcleo principal da SLS trabalha dentro da instalação Michoud da NASA em Nova Orleans, Louisiana, e usa componentes fabricados por mais de 430 fornecedores dos Estados Unidos.
A equipe da Boeing está preparando os próximos núcleos para os respectivos voos. O Core Stage-2, ou CS-2, lançará a primeira tripulação do programa Artemis e está em fase de montagem final em Michoud. O CS-3 deve lançar o primeiro voo tripulado à Lua desde a Apollo, que incluirá a primeira mulher e a primeira pessoa não branca neste tipo de missão. Esse estágio está em produção em Michoud, assim como o CS-4. Além disso, o item de teste estrutural de um estágio superior mais novo e mais potente, conhecido como Exploration Upper Stage, está em fase de fabricação.
A Boeing é uma empresa aeroespacial líder global responsável pelo desenvolvimento e fabricação de aeronaves comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes de mais de 150 países. Também é prestadora de serviços de manutenção e considerada uma das principais exportadoras dos Estados Unidos. A Boeing usa sua base de fornecedores globais para promover oportunidades econômicas, sustentabilidade e impacto nas comunidades. Sua equipe diversificada está comprometida com inovações no futuro e seus valores base de segurança, qualidade e integridade. Veja mais aqui.