No terceiro dia de palestras do espaço TurisTech Zone, no Rio Innovation Week, a transformação digital e a inovação no turismo estiveram no centro de debates.
Na abertura, a consultora internacional Marta Poggi deu as boas vindas. “É muito bacana ver esse movimento de inovação no turismo”.
Roland Bonadona, ex-CEO da rede Accor, falou sobre as mudanças tecnológicas sofridas pela hotelaria. “As mega plataformas tecnológicas invadiram o espaço de intermediação, antes restrito aos agentes de viagens. O jogo está dominado por esses meios que gastam milhões em Marketing Digital”, afirma.
“Um dos desafios que a inovação deve ajudar a resolver é a tecnologia de agilização e compatibilização desses processos, como o registro de reservas em múltiplos dispositivos”, acrescenta.
Durante o bate-papo, Mirella Lisboa, Head de Corporate Success & Inovação Aberta da Cubo Itaú, falou sobre a aproximação com empreendedores que usam a tecnologia como meio para superar os desafios. “Inovação aberta é a prática de discutir com os atores do seu segmento quais são os desafios e como superá-los olhando para o futuro e o presente. A tecnologia estava sendo um meio pra isso, mas podem surgir novos modelos de negócios e isso nutre as discussões a serem desenvolvidas”.
Daniela Araujo, Sourcing Air Director na Decolar, trouxe dados sobre busca de viagens. “Quase metade dos clientes não têm o destino definido. Desses, só 8% só definem o hotel. É necessário interpretar as informações e entender a recorrência dos viajantes. Para isso, criamos um programa regional de benefícios para premiar os melhores passageiros. Foi preciso entender o incentivo correto na hora da pessoa se logar para gerar conversão e impacto no cliente”. Ela acrescenta que é importante conseguir mover as pessoas de uma caixinha para a outra. “O comércio digital cresce 76% ao ano em todo o mundo, de acordo com a Adobe Digital Economy Index. As pessoas não vão voltar a fazer o que faziam antes, elas vão se adaptar. As empresas de turismo têm as informações mas não têm a capacidade que as startups têm. Isso falta no turismo, juntar, e não mais competir”.
Phillip Klien, CEO da ClickBus, falou sobre a ligação entre experiências no mercado de viagens de ônibus. “O setor rodoviário tem uma característica forte regional. Nosso sistema de vendas permite que todas as empresas de viagens de ônibus se conectem por meio da tecnologia GDS”, explica.
Na palestra “Turismo em Áreas Naturais: proteção da natureza em convergência com o desenvolvimento social e econômico”,
Omar Rodrigues, gerente Sr de Engajamento da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, abordou os atrativos naturais. “O turismo em áreas naturais é uma estratégia para regulamentar políticas públicas, mas é necessário capacitar o tomador de decisão, olhar os recursos financeiros que possam ser direcionados pra fortalecer as unidades de conservação etc”, afirma.
Sobre o TurisTech Zone – Até 11 de novembro, diversas secretarias do Governo do Estado estarão participando do evento apresentando serviços, conhecimento e soluções tecnológicas e inovadoras. Apoiadoras institucionais, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio vão reunir alguns dos principais nomes do mercado de inovação no Turistech Zone – O Turismo do Futuro, arena dedicada às ações do setor promovida pela Secretaria de Turismo.
O Turistech Zone contará com diversas atividades, entre palestras, capacitações, rodadas de negócios e ativações. O espaço tem 4 mil metros quadrados, o dobro da edição anterior, e também receberá startups, expositores, apresentações de cases de sucesso e mais de 50 palestras.
O foco é fomentar o setor conectando as áreas e profissionais de turismo e inovação, estimulando o investimento em startups que podem apoiar e acelerar a transformação digital desse mercado.
Para acelerar a transformação digital, o Turistech Zone vai contar com ampla programação com temas importantes como turismo espacial, turismo virtual e nomadismo digital, entre outros. Na área do Turistech, Setur-RJ e TurisRio também terão estandes próprios (50m² cada um), na parte externa e interna, respectivamente, do espaço. Lá, serão divulgados os destinos das 12 regiões turísticas, que compõem o estado, área instagramável, além da ativação em vídeo em VR 360°, realizada em parceria com a Fecomércio-RJ, apresentando os principais atrativos do estado.
Serviço
Evento: Rio Innovation Week – 2ª edição
Espaço: Turistech Zone – Setur-RJ
Confira a programação completa aqui: https://rioinnovationweek.com.br/programacao/
Data: de 08 a 11 de novembro
Horário: a partir das 10h
Local: Píer Mauá / Av. Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá, Rio de Janeiro