Espaço apresentado pela Setur-RJ e TurisRio dá oportunidade para empresas inovadoras mostrarem seus negócios
A Secretária de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), desde a primeira edição do Rio Innovation Week (RIW), dão espaço para startups no Turistech Zone. Este ano, estão participando 11 jovens empresas com propostas que aliam tecnologia e inovação e agregam funcionalidade e praticidade ao dia a dia em diversas áreas.
O Turistech Zone tem 4 mil metros quadrados, o dobro da edição anterior, e está recebendo, além de startups, diversas atividades, entre palestras, capacitações, rodadas de negócios e ativações. O espaço oferece ampla programação com temas importantes como turismo espacial, turismo virtual e nomadismo digital, entre outros. O foco é fomentar o setor conectando áreas e profissionais de turismo e inovação, estimulando o investimento em startups que podem apoiar e acelerar a transformação digital desse mercado.
Relacionadas ao turismo, são mais de 50 startups participando do evento. Sob a curadoria do Turistech Zone, estão 11 jovens empresas com propostas inovadoras que estão divulgando seus produtos e serviços para o público do RIW. São soluções para mobilidade; manutenção e limpeza de imóveis; serviços para otimizar a gestão pública no turismo; viagem por nicho; passeios audioguiados e muito mais. Conversamos com alguns deles e todos consideram uma excelente oportunidade participar do evento sob a chancela Turistech Zone.
A Walli, fundada em 2019, desenvolveu um aplicativo de multimobilidade e é uma das startups integrantes desse grupo Turistech Zone. A ferramenta permite o aluguel de carros, scooters e bicicletas sem nenhum contato físico. Está presente em 15 pontos na cidade do Rio de Janeiro, entre eles, condomínios, shoppings e hotéis. Recentemente, a startup completou 3mil reservas.
“Estivemos no primeiro evento no Turistech Zone e percebemos neste uma diversificação ainda maior de setores da economia integrados, o que pra nós da Walli é excelente em termos de networking. São eventos como esse, com a coparticipação de órgãos públicos e privados que vão fazer com que o Rio seja capital da inovação, em médio e curto prazo, acredito, explicou o cofundador e CEO da Walli, Guilherme Rajzman
Glocal Audioguide é outra integrante do Turistech. Desenvolveu um aplicativo para promover passeios audioguiados e geolocalizados, para turistas. Além do Rio de Janeiro, a plataforma está presente em São Paulo, Gramado (RS) e Belo Horizonte (MG). Os visitantes contratam o serviço de onde estiverem. O serviço fica disponível na plataforma onde percursos fora do convencional, podem ser acrescentados por guias e parceiros regionais, hotéis, hostels.
“Entendo que nosso aplicativo movimenta a economia local e permite aos turistas conhecerem além e entender o significado do que estão visitando. Aqui no espaço, está sendo bem bacana, recebemos muitos interessados já nos primeiros dois dias”, avaliou o CTO Mateus Perez.
Outra que faz parte do grupo é a startup Smart Tour, de Florianópolis, solução voltada para gestão pública do turismo e à implantação de destinos turísticos inteligentes. Tem premiações no Brasil e no exterior e está em mais de 120 municípios no Brasil. No Rio de Janeiro, quem tem o pacote completo da ferramenta é o município de Teresópolis, que consiste na comunicação com o turista, passando dados do atrativo ao mesmo tempo em que o estimula a conhecer passeios menos famosos e, em paralelo, coleta dados para o planejamento da secretaria de turismo.
“Está valendo muito a pena estar aqui no espaço Turistech, o público é bem maior do que na edição anterior do RIW, além disso, estamos próximos da secretaria estadual de Turismo, onde circulam muitos secretários municipais, nosso público-alvo, o que facilita nossa abordagem para apresentar nosso produto. Já estamos esperando a próxima edição”, concluiu o gestor da Smart Tour, Maurício Weichert.