- Airbus adicional de longo curso equipado com instrumentos de medição para o projeto de pesquisa europeu IAGOS
- Pela primeira vez, uma aeronave Eurowings Discover recolhe dados climáticos
- 300 organizações usam os dados coletados para modelos climáticos
O Grupo Lufthansa continua a expandir seu compromisso de longa data com a pesquisa climática e, juntamente com o Centro de Pesquisa Jülich, equipou uma terceira aeronave em sua frota do Grupo com instrumentos de medição. Com efeito imediato, um Airbus A330 da Eurowings Discover está continuamente coletando dados de medição na atmosfera. A aeronave de longo curso adaptada da companhia aérea de lazer do Grupo Lufthansa com o registro D-AIKE, “Kilo-Echo”, voa em serviço regular mundial com destinos na América do Norte, Caribe, Oceano Índico e África.
Há mais de sete anos, a Lufthansa opera duas aeronaves de longo curso equipadas com o sistema de medição do projeto de pesquisa europeu IAGOS (In-service Aircraft for a Global Observing System). Devido ao A330 agora adicional, o Grupo Lufthansa poderá coletar dados climáticos para a ciência em rotas de voo adicionais ao redor do mundo.
“Estamos orgulhosos de agora poder apoiar o projeto IAGOS com uma terceira aeronave de longo curso. Nos últimos 30 anos, os dados coletados com nossa aeronave contribuíram significativamente para a construção de um dos conjuntos de dados mais abrangentes do mundo sobre ozônio e água. teor de vapor na atmosfera. Com nosso compromisso, estamos dando uma importante contribuição para a pesquisa climática”, disse Christina Foerster, Membro do Conselho Executivo do Grupo Lufthansa, responsável por Marca e Sustentabilidade.
Sob a liderança do Jülich Research Center, a IAGOS reúne a experiência de parceiros de pesquisa, serviços meteorológicos, indústria da aviação e companhias aéreas. A IAGOS Alemanha é financiada pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa.
“Graças ao apoio de longa data do Grupo Lufthansa, a IAGOS conseguiu se tornar uma infraestrutura de pesquisa de nível internacional e ocupa um lugar central no sistema global de observação da atmosfera. Congratulamo-nos com o ‘Kilo-Echo’ como um novo membro da família e esperamos aprofundar ainda mais a cooperação com o Grupo Lufthansa. Esperamos que nossas medições também ajudem a reduzir o impacto climático do tráfego aéreo no futuro”, disse o Prof. Andreas Petzold, coordenador da IAGOS Alemanha no Centro de Pesquisa de Jülich.
O sistema compacto do projeto de pesquisa europeu está instalado permanentemente abaixo do cockpit da aeronave. Uma conexão curta leva de lá para duas sondas de medição instaladas na fuselagem da aeronave. Após cada voo, os dados de medição registrados são transmitidos automaticamente para o banco de dados central do centro de pesquisa CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) em Toulouse. As descobertas são de acesso livre e aberto para pesquisas globais e atualmente são usadas por cerca de 300 organizações em todo o mundo. Eles ajudam os pesquisadores a obter novos insights sobre o desenvolvimento do clima, a composição da atmosfera e a determinação de mudanças de longo prazo para tornar os modelos climáticos mais precisos e melhorar as previsões meteorológicas.
30.000 voos da Lufthansa para pesquisa climática
A primeira aeronave IAGOS do Grupo Lufthansa, o Airbus A340-300 “D-AIGT”, já está em serviço desde 8 de julho de 2011. Nesse dia, a Lufthansa se tornou a primeira companhia aérea do mundo a decolar com o novo sistema de medição IAGOS. O sistema predecessor, MOZAIC, também foi instalado em dois Airbus A340-300 da Lufthansa e coletou dados de medição de forma confiável em voo de cruzeiro até 2014. Em fevereiro de 2015, o segundo sistema IAGOS foi instalado na Lufthansa no Airbus A330-300 “D-AIKO” . Juntamente com a terceira aeronave convertida, um total de dez aeronaves em sete companhias aéreas em todo o mundo estão agora equipadas com o sistema IAGOS. Cerca de metade dos mais de 60.000 voos com dispositivos de medição MOZAIC e IAGOS foram operados pela Lufthansa.