Cias Aéreas

Lufthansa Group gera lucro operacional de 1,1 bilhão de euros no terceiro trimestre – A demanda por viagens aéreas continua forte

Carsten Spohr, CEO da Deutsche Lufthansa AG, disse:

“O Grupo Lufthansa alcançou um resultado muito forte no terceiro trimestre com um lucro operacional de mais de um bilhão de euros, demonstrando assim sua rentabilidade recuperada. Todos os segmentos de negócios, companhias aéreas de passageiros, bem como logística e MRO, contribuíram para este sucesso. Isso mais uma vez sublinha a força do nosso portfólio. O Grupo Lufthansa deixou economicamente a pandemia para trás e olha para o futuro com otimismo. Afinal, o desejo de viajar e, portanto, a demanda por viagens aéreas continua inabalável. Agora estamos focando no futuro e lançando a maior renovação de produto em nossa história. Estamos investindo em 200 novas aeronaves e oferecendo perspectivas para nossos funcionários em todo o mundo. Continua sendo nossa ambição fortalecer ainda mais nossa posição entre os 5 principais grupos de companhias aéreas do mundo.”

Resultados

A receita do grupo quase dobrou em relação ao ano passado (+93%), atingindo 10,1 bilhões de euros no terceiro trimestre (ano anterior: 5,2 bilhões de euros).

A empresa gerou um EBIT Ajustado de 1,1 bilhão de euros no terceiro trimestre de 2022, incluindo um impacto de greves de cerca de 70 milhões de euros. No mesmo período do ano passado, o lucro operacional foi de 251 milhões de euros. A margem operacional foi de 11,2 por cento (ano anterior: 4,8 por cento). O lucro líquido aumentou significativamente no terceiro trimestre para 809 milhões de euros (ano anterior: -72 milhões de euros).

Fator de carga na Lufthansa Group Airlines no nível de 2019

The number of passengers travelling on board of the passenger airlines increased significantly in the third quarter compared with the previous year. Between July and September, more than 33 million passengers flew with the airlines of the Lufthansa Group (previous year: 20 million).

The development of yields was particularly positive. In the third quarter, yields were on average 23 percent higher than in 2019 and thus reached a new record level. At just over 86 percent, the average seat load factor was back at the level of the record years before the Coronavirus pandemic. Load factors in Business and First Class were even higher than in 2019. Especially remarkable was the continued high premium demand from leisure travelers. Bookings among business travelers also continued to recover. Revenues in this segment are now back at around 70 percent of the pre-crisis level.

Devido à alta demanda e fortes yields médios, o segmento Passenger Airlines voltou à lucratividade com um EBIT Ajustado positivo de 709 milhões de euros (ano anterior: -193 milhões de euros). Todas as companhias aéreas do segmento também geraram lucro operacional individualmente.

No terceiro trimestre, o resultado das companhias aéreas foi onerado por custos por irregularidades no tráfego aéreo no valor de 239 milhões de euros.

Lufthansa Cargo e Lufthansa Technik a caminho de um novo ano recorde, Catering a caminho de recuperação

Lufthansa Cargo again achieved a record result. Although airfreight capacities on passenger aircraft are increasing again due to the continuation of air traffic recovery especially on the North Atlantic, average yields remain well above pre-crisis levels, especially on routes to Asia. Adjusted EBIT in the third quarter rose to 331 million euros (previous year: 302 million euros), an increase of 10 percent compared to last year’s already very strong performance. In the first nine months of the year, Lufthansa Cargo has thus already achieved an operating profit of 1.3 billion euros (previous year: 943 million euros) and is on course for a full-year result even above last year’s record 1.5 billion euros.

No terceiro trimestre, a Lufthansa Technik se beneficiou da alta demanda por viagens aéreas e da demanda associada de companhias aéreas em todo o mundo por serviços de manutenção e reparo. O volume de negócios já estava em torno de 90% do nível pré-crise. A Lufthansa Technik gerou um EBIT Ajustado de 177 milhões de euros no terceiro trimestre (ano anterior: 149 milhões de euros), o melhor trimestre de sempre para a empresa. A previsão para o resultado anual foi novamente elevada. A Lufthansa Technik também caminha para um novo recorde para todo o ano.

A recuperação também continuou no segmento de Catering. A demanda aumentou na América do Norte em particular. No entanto, devido à não recorrência de subsídios governamentais em 2021, os ganhos caíram em relação ao ano anterior em 6 milhões de euros (ano anterior: 35 milhões de euros).

Fluxo de caixa livre ajustado novamente positivo

O Grupo Lufthansa gerou um fluxo de caixa livre ajustado de 410 milhões de euros no terceiro trimestre de 2022 (ano anterior: 43 milhões de euros). O forte resultado operacional e os efeitos das melhorias estruturais na gestão do capital de giro compensaram as saídas devido à redução sazonal das reservas no terceiro trimestre.

A dívida líquida diminuiu ainda mais entre julho e setembro para 6,2 bilhões de euros (31 de dezembro de 2021: 9 bilhões de euros).

Devido ao aumento adicional da taxa de desconto, a obrigação líquida de pensão do Grupo Lufthansa caiu quase 70% desde o final do ano anterior e agora está em cerca de 2,1 bilhões de euros (31 de dezembro de 2021: 6,5 bilhões de euros). Isso teve um efeito positivo no patrimônio líquido, que dobrou para 9,2 bilhões de euros em 30 de setembro (31 de dezembro de 2021: 4,5 bilhões de euros). A liquidez disponível no final do trimestre era de 11,8 bilhões de euros (31 de dezembro de 2021: 9,4 bilhões de euros).

Remco Steenbergen, diretor financeiro da Deutsche Lufthansa AG:

“Um balanço saudável é a base para um crescimento lucrativo, especialmente em tempos economicamente desafiadores. Já fizemos um progresso muito bom na redução de nossa dívida. Graças aos nossos fortes fluxos de caixa, nossas necessidades de refinanciamento permanecerão baixas nos próximos trimestres. Com disciplina gerenciamento de capacidade, nosso foco em rendimento e controle rigoroso de gastos, estamos confiantes de que continuaremos a ser capazes de compensar bem os aumentos de custos relacionados à inflação.”

Austrian Airlines e Brussels Airlines pagam antecipadamente medidas de estabilização do governo

Devido ao forte aumento da demanda, um bom desenvolvimento de liquidez e o apoio financeiro do Grupo Lufthansa, tanto a Austrian Airlines quanto a Brussels Airlines pagarão as medidas restantes de estabilização do governo no início do ano. Na Áustria, a Austrian Airlines reembolsará os restantes 210 milhões de euros do empréstimo total, e na Bélgica, a Brussels Airlines reembolsará 290 milhões de euros. Isso significa que todas as medidas de estabilização terminarão prematuramente no final de 2022.

Panorama

O Grupo Lufthansa espera que a demanda por viagens aéreas permaneça forte nos próximos meses, com os rendimentos médios permanecendo altos. A Passenger Airlines planeja oferecer cerca de 80% da capacidade de 2019 no quarto trimestre. O Grupo espera alcançar um lucro operacional no quarto trimestre, apesar da habitual desaceleração sazonal dos negócios.

No ano fiscal de 2022, o resultado no segmento de Logística deverá superar o nível recorde do ano anterior, a Lufthansa Technik gerará um lucro maior do que em 2021 e deverá atingir um resultado recorde. O segmento de Passageiros também melhorará significativamente seu resultado em relação ao ano anterior.

Com base nesses desenvolvimentos positivos, o Grupo Lufthansa está aumentando sua previsão de ganhos para o Grupo como um todo. O Grupo espera agora um EBIT Ajustado de mais de 1 bilhão de euros em 2022. Além disso, o Grupo Lufthansa espera gerar um fluxo de caixa livre ajustado de mais de 2 bilhões de euros em 2022. O investimento líquido deverá chegar a cerca de 2,5 bilhões de euros, em de acordo com o planejamento anterior. A empresa está, portanto, a caminho de suas metas de médio prazo para 2024 – uma margem EBIT Ajustado de pelo menos 8% e um retorno sobre o capital empregado (Aj. ROCE excl. caixa) de pelo menos 10%.

Outras informações

Mais informações sobre os resultados dos segmentos de negócios individuais serão publicadas no relatório no terceiro trimestre de 2022. Isso será publicado simultaneamente com este comunicado de imprensa em 27 de outubro de 2022 às 7h CET em  www.lufthansagroup.com/en /relações com investidores .

Também às 7h, os números de tráfego do terceiro trimestre de 2022 serão publicados em https://investor-relations.lufthansagroup.com/en/publications/traffic-figures.html

 

          Janeiro – setembro
de 2022
  Janeiro – setembro
de 2021
  Alteração
em %
  Jul – Set
2022
  Jul – Set
2021
  Alteração
em %
                               
Receita e resultado                            
Rendimento total   € m   23.893   10.978   118   10.068   5.207   93
dos quais receitas de tráfego   € m   18.891   7.550   150   8.230   3.913   110
EBIT ajustado1)   € m   934   -1,624     1.132   251   351
Margem EBIT ajustado1)   %   3.9   -14,8   18,7 pontos   11.2   4,8   6,4 pontos
EBIT   € m   826   -2.123     1.126   -9    
Lucro/prejuízo líquido   € m   484   -1,877       809   -72    
Lucro por ação     0,40   -3,17     0,68   -0,15    
                               
Principais números do balanço patrimonial e da demonstração do fluxo de caixa                            
Total de ativos   € m   47.559   41.903   13        
Fluxo de caixa das atividades operacionais1)   € m   5.328   513   939   887   466   90
Despesas brutas de capital   € m   1.816   967   88   448   355   26
Despesas de capital líquidas   € m   1.753   785   123   372   342   9
Fluxo de caixa livre ajustado1)   € m   3.312   -528       410   43   853
                               
Funcionários                            
Funcionários em 30 de setembro   número   107.970   106.684   1        
                               
1) Os valores do ano anterior foram ajustados devido a alterações na definição dos valores.

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