Análise da Decolar mostra que foco no cliente, criatividade e inovação serão os fatores mais relevantes para quem trabalhar no setor, um grande gerador de empregos
A indústria turística é um dos setores mais resilientes e um dos principais geradores de emprego. De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), a previsão é que o setor, nos próximo dez anos, gere 5,5 milhões de novos empregos na América Latina, sendo os perfis digitais os que terão maior demanda. A Decolar – empresa de viagens líder na América Latina – analisou as posições mais demandadas pelas companhias que atuam no setor de turismo. Confira:
Programadores: são aqueles que se dedicam ao desenvolvimento de software utilizando linguagens de programação. Para o setor de turismo isso é fundamental, pois esse tipo de perfil ajuda a inovar e a criar soluções tecnológicas para enriquecer e melhorar a experiência do viajante. Por exemplo, comprar todos os produtos turísticos que uma pessoa precisa em uma única plataforma.
Designers de experiência do usuário (UX): profissional responsável por cuidar da experiência do usuário, desde o design até a implementação de estratégias, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos usuários em potencial, focado principalmente em três aspectos: usabilidade, acessibilidade e interação. Este trabalho é essencial para entender a percepção, necessidades, hábitos e crenças dos viajantes e criar, a partir disso, experiências diferenciadas e personalizadas.
Analista de dados: é responsável por estudar e interpretar os dados para convertê-los em informações relevantes para a tomada de decisões. No turismo, é de grande utilidade para compreender padrões de comportamento dos viajantes e oferecer-lhes propostas adaptadas aos seus interesses.
Especialista em Estratégia Comercial: responsável por analisar o mercado e desenhar estratégias direcionadas para atingir os objetivos organizacionais. Deve ser um profissional criativo, resiliente e de grande proatividade.
De acordo com o estudo “O futuro do trabalho no turismo e o desenvolvimento de competências”, desenvolvido pela Organização Mundial do Turismo, sete em cada 10 trabalhadores e estudantes do setor do turismo seguirão trabalhando na área nos próximos cinco anos. Da mesma forma, foco no cliente, criatividade e inovação serão as habilidades mais relevantes para os trabalhadores do turismo nos próximos anos.
“Um dos principais desafios do turismo é encontrar os melhores talentos que ajudem a resolver os problemas complexos dessa área que ainda precisam ser enfrentados, agregando valor a um dos setores mais importantes para a economia nacional”, diz Camila Russo, diretora de Recursos Humanos da Decolar. “Por isso, acreditamos que é fundamental promover o talento, que é o nosso principal ativo. Trabalhamos constantemente para fomentar o desenvolvimento, a aprendizagem e o crescimento de todas as nossas equipes.”
Sobre a Decolar
A Decolar é a empresa de viagens líder na América Latina. Há 23 anos revoluciona a indústria do turismo por meio da tecnologia e, com seu contínuo compromisso com o desenvolvimento do setor, forma uma companhia consolidada, que integra BestDay (HotelDO), Viajes Falabella, Koin, ViajaNet e Stay.Net, tornando-se uma das empresas mais relevantes da região, capaz de oferecer uma experiência personalizada a mais de 29 milhões de clientes. A companhia atua em 20 países, acompanhando os latino-americanos desde o momento em que sonham em viajar até quando estão compartilhando suas recordações. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas e transformar a experiência de compra, a empresa desenvolveu formas alternativas de pagamento e financiamento, democratizando o acesso ao consumo e aproximando os latino-americanos de sua próxima experiência de viagem. Para mais informações, acesse: decolar.com/media-kit/#/