A KLM e a Transavia partilham dados sobre passageiros colocados na Lista de Não Voar por comportamento disruptivo a bordo ou em terra, desde 29 de setembro. Ambas as companhias aéreas proibirão passageiros indisciplinados por cinco anos, independentemente de qual companhia aérea operou o voo em questão. Isso torna a KLM e a Transavia as primeiras companhias aéreas do mundo a compartilhar dados sobre passageiros indisciplinados. As duas companhias aéreas também estão pedindo a políticos e formuladores de políticas na Holanda e no exterior para possibilitar o compartilhamento desses dados com outras companhias aéreas.
Estender a proibição da Transavia à KLM e vice-versa amplia o escopo da medida de exclusão aérea. Isso significa que os passageiros dos voos da KLM ou da Transavia que são colocados na Lista de Não Voos têm menos probabilidade de comprometer a segurança dos voos operados por outras companhias aéreas. O objetivo é melhorar a segurança dos voos, sendo a proibição mútua também um fator dissuasor.
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Há uma necessidade urgente desta intervenção. A segurança a bordo é uma prioridade. Passageiros indisciplinados têm um grande impacto sobre outros passageiros e nossa equipe. Qualquer forma de violência física contra tripulantes ou passageiros é inaceitável. Tal comportamento também leva a atrasos, o que é muito incômodo para os passageiros e caro para as companhias aéreas.
Paul Terstegge, vice-presidente executivo de serviços de bordo da KLM
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Defendemos nossos funcionários e nossos passageiros e a segurança a bordo é sempre nossa principal prioridade. Quando alguém a bordo se comporta mal, você acaba com uma situação muito ameaçadora em um espaço muito confinado, seja falando sobre violência física ou compartilhando imagens ameaçadoras via Airdrop, por exemplo. Isso tem acontecido com mais frequência, mais recentemente em um voo para a Croácia. O que pode ser considerado uma ‘brincadeira’ causa enorme angústia aos passageiros, incluindo crianças, e consideramos inaceitável para nossas tripulações também. Proibir esses indivíduos por cinco anos da Transavia e da KLM é uma declaração forte e reflete a situação perigosa que eles causaram.
Daan Pijzel, vice-presidente de operações de cabine da Transavia
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Aumento de reclamações sobre comportamento inaceitável O comportamento
inaceitável durante os voos é um problema crescente. O número de reclamações sobre passageiros indisciplinados aumentou durante a pandemia. A KLM atualmente registra uma média de cinco reclamações que levam à proibição todos os meses, enquanto a Transavia proíbe pelo menos um passageiro por mês. Embora o número de reclamações tenha diminuído após a pandemia de corona, as companhias aéreas estão vendo outro aumento. O comportamento indisciplinado em grandes altitudes pode ter um grande impacto nos passageiros e na tripulação.
Regulamentos complexos A
KLM e a Transavia examinaram em profundidade a melhor forma de compartilhar listas de exclusão aérea entre si. Demorou muito porque, embora as duas companhias aéreas sejam membros do mesmo grupo, elas se viram lidando com regulamentações complexas e às vezes confusas. Mesmo assim, eles conseguiram alinhar suas políticas e processos para que possam compartilhar dados de passageiros banidos, respeitando as regras de privacidade existentes. A nova medida é apenas o primeiro passo para compartilhar os dados da No Fly List. O desafio agora é dar um passo adiante na Holanda e, talvez, em toda a Europa.
Apelando a políticos e autoridades
O número crescente de incidentes combinado com sua gravidade e impacto levou a Transavia e a KLM a explorar se as companhias aéreas podem compartilhar mais dados entre si para promover a segurança dos voos. Eles começaram pedindo a políticos e autoridades que criem mais opções legais e outras para as companhias aéreas compartilharem os dados da lista de voos proibidos, pelo menos dentro das fronteiras nacionais.
Com o tempo, esses esforços devem concentrar-se no desenvolvimento de um conjunto de regras internacionais e na harmonização. Afinal, a questão do comportamento inaceitável dos passageiros transcende as companhias aéreas e as fronteiras nacionais e é fundamental para melhorar a segurança no ar. Infelizmente, falta legislação em muitos países ou os regulamentos são tão fragmentados que é impossível compartilhar dados de uma maneira que promova a segurança do voo.