A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, coordenou, ao lado do presidente da Federação do Comércio da Paraíba, Marconi Medeiros, a reunião do Conselho Estadual de Turismo, nesta terça-feira (27), no Hotel do Sesc, na praia do Cabo Branco, em João Pessoa. O encontro reuniu os representantes do trade turístico paraibano, que discutiram demandas e tomaram ciência das ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado no segmento. O encontro serviu para a comemoração do Dia Mundial do Turismo, comemorado nesta terça-feira.
A secretária informou que o governador da Paraíba, João Azevêdo, autorizou a contratação de uma empresa de consultoria para realizar um diagnóstico no sentido de criar um Plano Estadual de Turismo com diretrizes a serem cumpridas até os próximos 30 anos. Todos os segmentos que atuam no turismo paraibano serão ouvidos em plenárias e separadamente para informarem as suas demandas e gargalos.
Durante a reunião, Rosália Lucas fez uma prestação de contas das ações desenvolvidas também em parceria com o setor empresarial. A secretária informou que o governo está discutindo com a direção da Azul Linhas Aéreas a possibilidade de operação de um voo para o aeroporto de Cajazeiras, no Sertão, saindo de João Pessoa e fazendo uma escala em Campina Grande. Esse voo, conforme ela, é parte de um projeto da companhia aérea, que acredita no potencial econômico daquela região.
Nesse sentido, o governo projeta investimento da ordem de R$ 35,8 milhões no aeroporto de Patos. O equipamento seria um elo de ligação para outras cidades próximas, em uma região com um potencial de atender um público de 100 mil passageiros. “A malha aérea regional é fundamental para o desenvolvimento econômico dessa região”, pontuou o presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros, um incentivador desse projeto.
Dos aeroportos para o Porto de Cabedelo. Rosália Lucas destacou o potencial econômico desse equipamento, enfatizando o volume expressivo de mercadorias exportadas e importadas e que está em fase de melhorias, a exemplo da obra do aprofundamento do calado, de 9 metros para 11 metros, o que permitirá atender a atracamento de cruzeiros marítimos de maior porte. Há uma negociação do governo e prefeituras de João Pessoa e Cabedelo com a armadora italiana, MSC Cruzeiros, para inserir o porto como escala nas próximas temporadas.
Do mar para as rodovias, Rosália Lucas informou ainda, que o governo está investindo na melhoria da malha rodoviária, em especial, na busca de ligar as regiões turísticas. A intenção é trabalhar a interiorização do turismo, buscando atrair turistas para cidades com imenso potencial, como Sousa, Araruna, Pilões, Mataraca, Monteiro, entre outras. “Pretendemos desenvolver um trabalho para atrair os turistas para o interior do estado, o que irá abrir novos vagas de emprego e renda”, disse.
Outro ponto enfatizado pela secretária, são os investimentos que estão em andamento em João Pessoa e Campina Grande. Na capital paraibana, após o destravamento, o Polo Turístico do Cabo Branco, está atraindo resorts, hotéis e até um parque aquático. Estão em obras os resorts com investimento de R$ 580 milhões, abertura de novos 650 apartamentos e gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. Estão sendo instalados o Ocean Palace Jampa Eco Beach Resort, Amado Bio & Spa Hotel e o Surf World Park.
Já em Campina Grande, cidade deve ganhar até dezembro de 2023 o seu Centro de Convenções, com a inauguração da primeira etapa do projeto, que abrange uma área para eventos de três mil metros quadrados, e a abertura do teatro, com a capacidade de atender shows e eventos com cerca de 1,9 mil pessoas sentadas. Ao todo, estão sendo investidos R$ 120 milhões, dos quais R$ 72 milhões de recursos do Governo do Estado.
Capacitação e marketing
A presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, também destacou as ações de capacitação e marketing do destino Paraíba. Somente em 2022, afirmou, João Pessoa recebeu mais de mil agentes de viagens apenas de três operadoras de turismo, em eventos promovidos no Centro de Convenções. Foram eventos da Azul Viagens, FRT e Foco. “Esses são os agentes de viagens que mais vendem nessas operadoras, com expectativa de ampliarmos o número de turistas no período de alta estação 2022/2023”, disse a executiva.
Outro ponto positivo nessas ações, é que os agentes de viagens têm a oportunidade de conhecer o destino em loco, fazendo visitas técnicas nos equipamentos hoteleiros, restaurantes e bares, além da infraestrutura dos pontos turísticos, seja em João Pessoa ou no interior do estado. “Todos deixam a Paraíba com outro olhar e com grande carga de informações, que são repassadas aos clientes, potencializando a venda de pacotes”, disse a executiva.
Ruth Avelino afirmou ainda, que a PBTur esteve presente em todos as principais feiras de turismo realizadas no Brasil com stands próprios. Nos últimos quatro anos, até setembro de 2022, foram mais de 50 eventos presentes, o último, promovido na semana passada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O Abav Expo reuniu mais de 30 mil profissionais do turismo, que estiveram na feira por três dias em busca de novos roteiros, entre eles, a Paraíba.
O secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, disse que a prefeitura da capital tem desenvolvido um amplo projeto para tornar a capital pronta para superar as expectativas dos turistas. Os investimentos são na infraestrutura, segurança pública, limpeza e marketing. “Hoje, temos uma política séria de turismo, que prioriza a melhoria dos serviços, sem esquecer das pessoas que residem na cidade. O turismo tem que ser bom para todos”, afirmou.