Companhia acaba de ser certificada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para utilizar novo sistema eletrônico de registro de manutenção em 132 aeronaves
Além de sustentável, iniciativa reduz processos e atividades manuais, ampliando produtividade dos 716 mecânicos que realizam manutenções programadas
Atualmente, LATAM é a única companhia aérea no Brasil a utilizar o registro eletrônico em todos os aeroportos em que opera no País
São Paulo, 23 de setembro de 2022 – Em sua jornada de transformação digital, a LATAM Brasil acaba de ser autorizada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para utilizar em toda a sua frota o e-Signature, o sistema eletrônico de registros de manutenção de aeronaves e componentes aeronáuticos. A iniciativa torna a empresa ainda mais sustentável e eficiente. Agora, a LATAM Brasil deixará de imprimir 3,36 milhões de folhas de papel por ano e reduzirá processos e atividades manuais, ampliando a produtividade dos 716 mecânicos que realizam manutenções programadas de aeronaves nos aeroportos onde a companhia opera no País.
A frota atual da LATAM Brasil é composta por 132 aeronaves da Airbus (modelos A319, A320, A320neo e A321) e da Boeing (modelos 767, 777 e 787). A certificação da ANAC atesta que a companhia atende a todos os requisitos da Resolução nº 458 e da Instrução Suplementar (IS) nº 43.9-004 da agência para utilizar sistemas digitais em substituição aos documentos em papel.
Conforme aponta Mauro Jun, diretor de Qualidade da LATAM Brasil, “atualmente, somos a única companhia a utilizar o registro eletrônico em todos os aeroportos em que operamos no País. A tecnologia é uma aliada para que nossos mecânicos executem suas atividades por meio de processos cada vez mais seguros e eficientes, ampliando a disponibilidade das aeronaves para a operação dos voos.”
COMO O E-SIGNATURE TORNA A MANUTENÇÃO DA LATAM BRASIL MAIS EFICIENTE
O e-Signature substituiu o registro manual impresso de cada ordem de serviço de manutenção programada, atividade que envolve, por exemplo, troca de diversos componentes e itens de segurança da aeronave, além de limpeza e inspeções diárias e mensais. De acordo com os regulamentos aeronáuticos, todas as atividades de manutenção das aeronaves ou de componentes aeronáuticos devem possuir um registro técnico. Isso se faz necessário para identificar o procedimento realizado, quais referências de manual foram usadas, o responsável pela atividade e, ainda, o período em que as ações foram realizadas.
Agora, os 716 mecânicos de manutenção programada da companhia, sendo 700 da LATAM Brasil e 16 da LATAM Cargo, têm à disposição iPads e tablets para receber as ordens de serviço e consultar os manuais de manutenção. Ao executar cada passo das ações de manutenção, o mecânico inclui sua assinatura usando um pin individual e intransferível, o que torna o processo altamente seguro e sem risco de adulterações e inconsistências de informações. A companhia investiu cerca de 530 mil dólares no projeto e-Signature, liderado pela área da Garantia da Qualidade da Manutenção, da LATAM Brasil, incluindo, por exemplo, a compra de 438 dispositivos eletrônicos.