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LATAM torna manutenção de toda a sua frota no Brasil mais eficiente com tecnologia que deixa de imprimir 3,36 milhões de folhas de papel por ano

Companhia acaba de ser certificada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para utilizar novo sistema eletrônico de registro de manutenção em 132 aeronaves

Além de sustentável, iniciativa reduz processos e atividades manuais, ampliando produtividade dos 716 mecânicos que realizam manutenções programadas

Atualmente, LATAM é a única companhia aérea no Brasil a utilizar o registro eletrônico em todos os aeroportos em que opera no País

São Paulo, 23 de setembro de 2022 – Em sua jornada de transformação digital, a LATAM Brasil acaba de ser autorizada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para utilizar em toda a sua frota o e-Signature, o sistema eletrônico de registros de manutenção de aeronaves e componentes aeronáuticos. A iniciativa torna a empresa ainda mais sustentável e eficiente. Agora, a LATAM Brasil deixará de imprimir 3,36 milhões de folhas de papel por ano e reduzirá processos e atividades manuais, ampliando a produtividade dos 716 mecânicos que realizam manutenções programadas de aeronaves nos aeroportos onde a companhia opera no País.

A frota atual da LATAM Brasil é composta por 132 aeronaves da Airbus (modelos A319, A320, A320neo e A321) e da Boeing (modelos 767, 777 e 787). A certificação da ANAC atesta que a companhia atende a todos os requisitos da Resolução nº 458 e da Instrução Suplementar (IS) nº 43.9-004 da agência para utilizar sistemas digitais em substituição aos documentos em papel.

Conforme aponta Mauro Jun, diretor de Qualidade da LATAM Brasil, “atualmente, somos a única companhia a utilizar o registro eletrônico em todos os aeroportos em que operamos no País. A tecnologia é uma aliada para que nossos mecânicos executem suas atividades por meio de processos cada vez mais seguros e eficientes, ampliando a disponibilidade das aeronaves para a operação dos voos.”

COMO O E-SIGNATURE TORNA A MANUTENÇÃO DA LATAM BRASIL MAIS EFICIENTE

O e-Signature substituiu o registro manual impresso de cada ordem de serviço de manutenção programada, atividade que envolve, por exemplo, troca de diversos componentes e itens de segurança da aeronave, além de limpeza e inspeções diárias e mensais. De acordo com os regulamentos aeronáuticos, todas as atividades de manutenção das aeronaves ou de componentes aeronáuticos devem possuir um registro técnico. Isso se faz necessário para identificar o procedimento realizado, quais referências de manual foram usadas, o responsável pela atividade e, ainda, o período em que as ações foram realizadas.

Agora, os 716 mecânicos de manutenção programada da companhia, sendo 700 da LATAM Brasil e 16 da LATAM Cargo, têm à disposição iPads e tablets para receber as ordens de serviço e consultar os manuais de manutenção. Ao executar cada passo das ações de manutenção, o mecânico inclui sua assinatura usando um pin individual e intransferível, o que torna o processo altamente seguro e sem risco de adulterações e inconsistências de informações. A companhia investiu cerca de 530 mil dólares no projeto e-Signature, liderado pela área da Garantia da Qualidade da Manutenção, da LATAM Brasil, incluindo, por exemplo, a compra de 438 dispositivos eletrônicos.

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