Níveis são os mais altos em décadas de realização e iniciam o ciclo comercial para a edição comemorativa de 60 anos em 2023
São Paulo, setembro de 2022 – A Equipotel 2022 foi encerrada no dia 16 com números expressivos, tanto em relação aos visitantes quanto expositores. A edição registrou recordes importantes: o índice de satisfação alcançou 90% e o de lealdade, que mede a intenção de retorno dos expositores, 81%, os patamares mais altos da história do evento, níveis equivalentes a outras grandes realizações da RX como a Automec e a Bienal do Livro.
Nesse sentido, o NPS (Net Promoter Score), metodologia que avalia o grau de recomendação, registrou crescimento de 30%. “É, sem dúvida, algo memorável, principalmente considerando que a Equipotel é a primeira feira de negócios do Brasil, com quase 60 anos. Este resultado reafirma a posição do evento como o mais importante centro de negócios em hospitalidade da América Latina e de retorno substancial para as marcas que investem em espaço na feira”, diz Mayra Nardy, diretora de portfólio da RX.
Números
No total, foram gerados 40 mil leads para os expositores e projetados R$ 120 milhões em negócios nos próximos seis meses, sendo 30% fechados nos quatro dias do evento, realizado entre 13 e 16 de setembro, no São Paulo Expo (SP). Além da média de 10 mil leads diários, o volume de negócios apontado supera em 30% a edição anterior, com 85% das marcas expositoras com perspectivas positivas de negociações nos próximos meses.
“As estatísticas só oficializam o que foi possível ver e sentir no pavilhão. Definitivamente realizamos uma edição plural, onde a essência da hospitalidade foi traduzida em soluções para diversos segmentos e, claro, convertida em negócios. Tanto que durante o próprio evento muitas marcas já confirmaram a participação na edição comemorativa de 60 anos, o que é muito estratégico, já que neste ponto conseguem escolher o espaço na planta”, explica Daniel Pereira, gerente da Equipotel.
A edição contou com mais de 320 marcas e exposição de mais de 3 mil produtos em setores como: arquitetura e decoração; lavanderia e limpeza; equipamentos, utensílios e cozinha, tecnologia e segurança; serviços e manutenção; e relax, bem-estar e higiene pessoal.
Três espaços também foram disponibilizados para fomentar negócios: Conecta Club, Rodada de Negócios Equipotel com associados da Resorts Brasil e o Encontro de Compras do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) – estes espaços registraram a participação de 21 empresas compradoras, 65 fornecedores, em 302 reuniões com expectativas de negócios em R$ 11,4 mi nos próximos 12 meses.
Público
Em termos de visitação, foram registrados 18.339 profissionais do setor de hospitalidade, sendo 85% do público com poder de decisão, 70% em cargos de liderança e 60% com verba para realizar negociações durante a feira.
Abaixo, opiniões de expositores e visitantes:
Expositores
Em sua segunda participação no evento, a Colchões Ortobom apresentou linha de colchões produzidos exclusivamente para o setor hoteleiro, incluindo o Orthotel Dupla Face, lançamento recente com barramento que não permite que o colchão ceda quando o hóspede senta ou levanta e tecido que recebe um tratamento antiácaro e antifungo, para pessoas com problemas alérgicos. “A grande diferença que a gente viu foi a quantidade de visitantes recebidos. Ficamos muito satisfeitos com o público não apenas no nosso estande, como na feira no geral. O evento cresceu e a gente espera que continue crescendo cada vez mais”, afirma André Fernandes, gestor nacional de hotelaria da Colchões Ortobom.
Com 100 anos de atuação em produtos para cama, mesa e banho, a Altenburg teve entre os destaques a linha de 300 fios, roupões e toalhas com maior gramatura para hotéis de luxo, com acabamentos diferenciados. Sobre a movimentação no estande, Rose Molon, gerente nacional de hotelaria da fabricante, revela: “recebemos um público muito qualificado buscando fazer orçamentos, fechando negócios. Saímos do evento com excelentes resultados. Viemos com uma meta de negócios, mas priorizamos também muito os nossos clientes, que já são parceiros. As negociações não se concretizam todas na feira, elas podem ocorrer até três meses pós-evento. Acreditamos que em sessenta dias, no máximo, ultrapassaremos em torno de 10 a 15% a meta estabelecida”.
O grande chamariz da Mendoá Chocolates, empresa de Ilhéus (BA), que desenvolve “mimos” para suítes e recepções do setor hoteleiro, foram os chocolates orgânicos, a linha de presentes e a personalização dos rótulos. “O mercado está em franco aquecimento, recebemos visitantes de todos os estados e de outros países, como Argentina, Uruguai, Portugal e até Canadá. Se um terço das visitantes que passaram pelo estande fecharem negócios, estará excelente. Nossas expectativas foram superadas em 100%”, revela Antônio Vieira Júnior, gestor comercial.
Outros depoimentos de expositores em: https://cutt.ly/dVzedTD
Visitantes
Coordenadora de eventos corporativos na rede Accor Hotéis, Camila Nadal Rossitto, atua na área há 17 anos e costuma visitar a Equipotel em busca de atualização. “Muitos dos nossos fornecedores estão com estandes no evento e viemos em busca de novidades, mais voltadas para tecnologia que facilitam o trabalho das equipes de governança. Vimos também fornecedores de amenities, com produtos sustentáveis e gostei muito. Precisamos de produtos como menos plástico e vimos um expositor que trouxe uma linha de cotonetes e escovas de dentes de bambu. Tem um perfil de público que busca esses produtos e é nossa responsabilidade oferecer soluções com maior consciência ecológica”.
Mais depoimentos de visitantes em: https://cutt.ly/TVzeCre
Selo Hospitalidade
Nesta edição, o Selo de Hospitalidade destacou soluções de 32 marcas com base em inovação, design, sustentabilidade, tecnologia, economia e usabilidade, para os diferentes serviços de hospitalidade, como o Wet Cleaning equipamento para lavagem à seco mais sustentável, a cápsula de flutuação, móveis com produtos sustentáveis, colchões, plataformas inteligentes de gestão administrativa e de manutenção, e itens de cama mesa e banho, como a linha de porcelanas Bonna, com pratos importados da Turquia com borda que não quebra e garantia vitalícia, possibilitando redução de gastos em reposição de itens.
Diretor de marketing da Bitz, empresa de automação hoteleira, Christian Caires destaca outro exemplo de produto que recebeu o selo: o aplicativo Governança Eletrônica, que supre todas as necessidades de atendimento do setor hoteleiro, desde o check list para limpeza padronizada das suítes, controle de tempo, o lançamento de produtos consumidos pelo hóspede, facilitando o checkout, solicitação de manutenção, até aviso de itens esquecidos. Isso economiza tempo, além de entregar melhor qualidade para a experiência do hóspede, facilidade, qualidade e padrão nos processos de governança”.
Experiências e conteúdos
Além do espaço expositivo, a Equipotel teve como atrações experiências, como a Suíte Design que trouxe os conceitos de neuroarquitetura em um quarto em tamanho real e com atuais tendências decorativas e o Virtual Experience Room, em que os visitantes puderam conhecer por realidade virtual dois modelos de suítes. Também tiveram acesso a uma jornada de conteúdos com palestras na Arena Hospitalidade, BCB Xperience, Motel Xperience, Estúdio Equipotel, Workshop de Governança Corporativa, Hospitality Technology Tools e a Arena Tech, além do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel).
Na quarta-feira (14), segundo dia do evento, foi realizado o anúncio da 60ª edição, que acontecerá nos dias de 19 a 22 de setembro de 2023, em nova casa: o Expo Center Norte, em São Paulo.
Mais informações em https://www.equipotel.com.br/.
RX
A RX constrói negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 43 diferentes setores da economia. É apaixonada por causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos.