A IATA (WFS) acontece de 21 a 22 de setembro; com mais de 50 palestrantes especialistas nos setores aéreo e financeiro, discutindo tópicos estratégicos relacionados às perspectivas financeiras do setor e sua sustentabilidade futura.
O CEO do Grupo Qatar Airways, Sua Excelência, o Sr. Akbar Al Baker, fez um discurso inspirador em frente ao maior encontro presencial de líderes financeiros do setor de aviação desde o início da pandemia de COVID-19.
DOHA, Qatar – O primeiro dia do IATA World Financial Symposium (WFS) começou na quarta-feira, 21 de setembro, no Sheraton Hotel em Doha, Qatar. A conferência, realizada sob o patrocínio do Ministro dos Transportes do Catar, Sua Excelência o Sr. Jassim Bin Saif Al Sulaiti, contou com a presença de autoridades, altos executivos e líderes financeiros da indústria da aviação.
O IATA World Financial Symposium (WFS) acontecerá de 21 a 22 de setembro; com mais de 50 palestrantes especialistas nos setores aéreo e financeiro, discutindo tópicos estratégicos relacionados às perspectivas financeiras do setor e sua sustentabilidade futura.
Nesta ocasião, o Ministro dos Transportes, Sua Excelência, Jassim Bin Saif Al Sulaiti, disse estar satisfeito por sediar em Doha a 4ª edição do IATA World Financial Symposium (WFS), que reuniu pela primeira vez os principais líderes financeiros da indústria da aviação desde antes da eclosão da pandemia de Covid-19.
O IATA WFS, acrescentou, representará uma oportunidade excepcional para discutir o status quo do mercado de aviação, com o objetivo de encontrar maneiras benéficas, baseadas na inovação e na criatividade, para enfrentar os desafios atuais e futuros, aprimorando a cooperação estreita e frutífera entre todas as partes.
No primeiro dia da conferênciaO CEO do Grupo Qatar Airways, Sua Excelência, o Sr. Akbar Al Baker, fez um discurso inspirador em frente ao maior encontro presencial de líderes financeiros do setor de aviação desde o início da pandemia de COVID-19.
Em seu discurso, o CEO do Grupo Qatar Airways, SE Sr. Akbar Al Baker, disse: “Não muito tempo atrás, todos nos reunimos na AGM para discutir o tópico muito urgente da resiliência após a pandemia. Passar por esses tempos sem precedentes nos permitiu no setor aéreo nos unirmos mais do que nunca. Nesta missão, devemos pensar em nosso futuro, não apenas como companhias aéreas, mas no futuro de nosso planeta, comprometendo-nos com nossa missão de carbono líquido zero até 2050.”
Os principais palestrantes internacionais da indústria no evento incluem: CEO do Grupo Qatar Airways, SE Sr. Akbar Al Baker; Diretor Geral da IATA, Sr. Willie Walsh; Diretor Financeiro da Qatar Airways, Sr. Duncan Naysmith; Presidente do Conselho Consultivo Financeiro da Indústria e Diretor Financeiro da KLM, Sr. Erik Swelheim; Chefe de Responsabilidade Corporativa do Grupo Lufthansa, Sra. Caroline Drischel; Responsável pela Sustentabilidade da Iberia, Sra. Teresa Parejo; Vice-Presidente Sênior de Liquidação Financeira e Serviços de Distribuição da IATA, Sr. Muhammad Albakri e Economista-Chefe da IATA, Sra. Marie Owens Thomsen.
À medida que o setor emerge do maior choque financeiro de sua história, os números indicam um rápido surgimento da pandemia após a remoção das restrições de viagem impostas pelo governo nos últimos dois anos. As perdas do setor devem cair para US$ 9,7 bilhões este ano, melhoradas de quase US$ 180 bilhões em perdas em relação ao ano anterior (2020-21). À medida que as barreiras de viagens caem na maioria das regiões, um recente aumento na demanda sugere uma recuperação dos níveis de tráfego pré-COVID-19 em 2024, com possibilidade de obter lucro em 2023.
Ao mesmo tempo, as dívidas das companhias aéreas aumentaram à medida que as transportadoras pediram empréstimos para se manterem à tona durante a crise. Espera-se que os departamentos financeiros de todo o setor enfrentem grandes desafios à medida que a meta de voar com emissões líquidas de carbono zero até 2050 se aproxima.
Em seu 25º ano de operações, o Qatar Airways Group anunciou um lucro recorde de US$ 1,54 bilhão para o ano fiscal 2021-2022. Maior lucro no setor aéreo global no mesmo período, 200% acima de seu maior lucro histórico anual. A receita geral aumentou para QAR 52,3 bilhões (US$ 14,4 bilhões), um aumento de 78% em relação ao ano passado e dois por cento notáveis a mais do que o ano financeiro completo pré-COVID (ou seja, 2019/20).
No início de junho de 2022, a Qatar Airways recebeu mais de 1.000 delegados e líderes da aviação de todo o mundo no maior evento anual do setor, a 78ª Reunião Geral Anual da IATA (AGM) e a Cúpula Mundial do Transporte Aéreo (WATS).
Uma companhia aérea premiada, a Qatar Airways foi anunciada como a “Companhia Aérea do Ano” no World Airline Awards 2021, administrado pela organização internacional de classificação de transporte aéreo, Skytrax. Também foi nomeada ‘Melhor Classe Executiva do Mundo’, ‘Melhor Sala de Aviação de Classe Executiva do Mundo’, ‘Melhor Assento de Companhia Aérea de Classe Executiva do Mundo’, ‘Melhor Catering a Bordo de Classe Executiva do Mundo’ e ‘Melhor Companhia Aérea do Oriente Médio’. A companhia aérea continua sozinha no topo do setor, tendo conquistado o prêmio principal pela sexta vez sem precedentes (2011, 2012, 2015, 2017, 2019 e 2021). O hub da companhia aérea, o Aeroporto Internacional de Hamad (HIA), também foi recentemente reconhecido como o ‘Melhor Aeroporto do Mundo 2021’, ocupando o primeiro lugar no Skytrax World Airport Awards 2021.
Atualmente, a Qatar Airways voa para mais de 150 destinos em todo o mundo, conectando-se através de seu hub de Doha, o Aeroporto Internacional de Hamad, eleito pela Skytrax como o ‘Melhor Aeroporto do Mundo’.
Atualmente, a Qatar Airways voa para mais de 150 destinos em todo o mundo, conectando-se através de seu hub de Doha, o Aeroporto Internacional de Hamad, eleito pela Skytrax como o ‘Melhor Aeroporto do Mundo’.