Depois de uma abertura emocionante no Teatro Guararapes e de corredores lotados no Centro de Convenções de Pernambuco, a 49ª edição da ABAV Expo já é considerada um sucesso. A presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, recebeu, ao lado de autoridades, a imprensa, na sala Tracunhaém, para comentar números do setor e as expectativas para esses três dias de feira.
Ainda participaram do evento a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Pâmela Alves, o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, o ministro do Turismo, Carlos Brito, o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, o presidente da CLIA Brasil – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz, e o presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Roberto Nedelciu.
A ABAV Expo ocupa 29 mil m² do Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, 1.500 m a mais que na última edição realizada em São Paulo, em 2019, antes da pandemia. São 155 estandes, 1,5 mil marcas, 20 estados e 24 municípios participando. Entre os expositores, empresas de transporte aéreo, rodoviário, locadora de veículos, parques, mídia especializada, cruzeiro, seguro, entidades hotéis, tecnologia e companhias aéreas.
“Estamos muito felizes com essa ABAV Expo em Pernambuco e para isso a parceria com o trade foi muito importante. O evento está muito lotado e as salas de capacitações cheias. Estamos mostrando que a itinerância não tirou nosso tamanho. É tanto que não temos um espaço vazio. Ocupamos todo o pavilhão e seis salas no piso superior com 75 capacitações, uma feira arretada”, afirma Magda Nassar.
A feira teve mais de dez mil pré-inscritos, 200 profissionais da imprensa e influenciadores, 35 compradores internacionais vindos das maiores empresas da Europa, Estados Unidos e América Latina. “Então é uma feira que superou todas as expectativas desde o primeiro instante com uma abertura emocionante e muita coisa boa ainda para acontecer. Destacamos nossa grade de capacitações sobre Pernambuco, de uma forma diferente, humanizada, convidando a todos para ‘pernambucar’, para a interiorização do turismo, o turismo rural, conhecer lugares como o Vale do Catimbau, o segundo maior parque arqueológico do Brasil”, comentou a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale.
O presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, falou da parceria com o trade e os municípios. “Fizemos uma força-tarefa nos últimos dias com operações no trânsito e no transporte para receber a todos. A ABAV Expo será também um dos últimos grandes eventos antes da concessão do Centro de Convenções”, lembrou.
A secretária de Turismo e Lazer do Recife, Pâmela Alves, também comentou sobre o bem receber. “Estamos tendo a oportunidade de mostrar o Recife de uma forma prática, vivendo, com o nosso valioso capital humano, que tão bem sabe receber e acolher. Nesta quinta-feira (22), às 9h, iremos realizar uma capacitação para 160 agentes de viagens no Teatro do Parque.”
O presidente da Embratur, Silvio Nascimento, falou dos 35 compradores internacionais que estiveram em Porto de Galinhas antes mesmo da feira começar e que muito irão contribuir para girar a economia. O ministro do Turismo, Carlos Brito, lembrou a importância do setor como uma indústria limpa, que gera emprego e renda de forma rápida, que deve se beneficiar com a redução do Imposto sobre a renda retido na fonte (IRRF) sobre remessas ao exterior anunciado por ele hoje e que será publicado no Diário Oficial da União amanhã (22). “A redução visa mais competitividade para que o setor possa empregar cada vez mais pessoas”, reforçou.