ISO 21401 é a padronização do sistema de gestão de sustentabilidade em meios de hospedagem
O Hilton Barra Rio de Janeiro acaba de receber a certificação ISO 21401, uma norma internacional de gestão sustentável para meios de hospedagem. Desde 2016, o hotel era certificado pela NBR 15401, que norteava a gestão da sustentabilidade em hotéis e pousadas e serviu de base para o documento internacional.
Entre os requisitos para a certificação estão: o estabelecimento de objetivos de sustentabilidade, o monitoramento constante destes objetivos, a gestão da cadeia produtiva, a identificação de riscos e oportunidades do negócio, o uso racional dos recursos energéticos, o fortalecimento da comunidade local, a auditoria externa do próprio sistema de gestão, a responsabilidade ambiental com nossos resíduos e efluentes, o atendimento a requisitos legais, entre outras coisas.
Além de atender aos requisitos, o Hilton Barra consome energia 100% renovável, reutiliza 25% da água consumida, é totalmente automatizado e moderno, recicla os resíduos e fortalece as comunidades locais, criando oportunidades de trabalho, engajando em ações sociais e promovendo ações culturais.
O hotel foi construído com uma abordagem de práticas sustentáveis desde o projeto até a manutenção, estando certificado pela LEED (Leadership in energy and environmental design), uma ferramenta que busca incentivar e acelerar a adoção de práticas de construção sustentável.
A preocupação com sustentabilidade, preservação ambiental e uso consciente dos recursos faz parte do DNA da empresa. Programas como o Travel with purpose, estratégia ambiental, social e de governança (ESG) da Hilton para impulsionar viagens e turismo responsáveis globalmente, e o LightStay, que fomenta a criação de projetos que visam otimizar os recursos hídricos e energéticos, além de diminuir a produção de resíduo, são exemplos da atuação da Hilton nestas frentes.
“Muitas pessoas ainda pensam que, para serem sustentáveis, é necessário investir dinheiro em práticas sustentáveis, mas é exatamente o contrário. Nossa prática profissional nos mostra que, contribuir para o meio ambiente, usufruir de forma racional do que o planeta nos oferece e garantir os recursos naturais para as gerações futuras, é sinônimo de redução de gastos. Desde que o Hilton Barra passou a consumir energia 100% limpa, há 4 anos, nós já economizamos cerca de 3 milhões e meio de reais”, conta Alexandre Magno, gerente de engenharia do hotel.