Empresa foi reconhecida no projeto SustentAr, lançado pela Anac em 2022, que tem como objetivo reconhecer as empresas com as melhores práticas sustentáveis
São Paulo, 16 de agosto de 2022 – A Azul foi a empresa aérea reconhecida pela adoção das melhores práticas de gestão ambiental entre os operadores aéreos nacionais pelo projeto SustentAr, lançado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) este ano. A ação tem como objetivo incentivar a conduta dos regulados a iniciativas proativas ligadas à sustentabilidade na aviação.
O SustentAr tem por objetivo disseminar as melhores práticas ambientais acerca das iniciativas sustentáveis adotadas pelos operadores aéreos de acordo com o conceito de ESG – Environmental, Social and Governance –, como a opção de rotas mais diretas, aeronaves mais eficientes e de nova geração, programa de eficiência de combustível, futura compensação das emissões pelos passageiros, redução e compensação de embalagens disponibilizadas nos voos, entre outras ações que ajudaram a moldar os critérios do projeto para apontar as iniciativas no setor.
A Azul foi a mais bem avaliada na categoria 121 (empresas de transporte aéreo regular, de acordo com o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil – RBAC nº 121). A pontuação obtida pela empresa considerou o cumprimento de critérios específicos do projeto, os quais estavam organizados em cinco grupos relacionados à sustentabilidade em empresas aéreas: Gestão organizacional e educação ambiental; transição energética; eficiência operacional; emissões atmosféricas e recursos naturais.
“Nossa empresa é 19% mais eficiente hoje do que em 2016. Atualmente, transportamos mais Clientes e emitimos menos carbono do que há seis anos. Graças a transformação e renovação de nossa frota, possibilitando uma operação mais eficiente. Com isso, a Azul tem o orgulho de dizer que é uma companhia que opera com 70% de seus assentos com aeronaves de nova geração e baixos níveis de emissões”, destacou John Rodgerson, presidente da Azul, que elogiou a iniciativa da Anac. “A Anac tem cobrado todo o setor por melhores resultados, sejam eles de atendimento ao cliente ou de práticas sustentáveis”, completou.
Também presente na entrega do prêmio à Azul, Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Clientes da companhia aérea, reforçou as recentes iniciativas da empresa e afirmou que “a Azul não quer ser apenas a melhor companhia do mundo, mas também a melhor para o mundo”.
A Azul foi a primeira aérea do Brasil a aderir ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), reforçando o seu comprometimento com a responsabilidade socioambiental e os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em seu compromisso de ser net zero em 2045 e fazendo parte do movimento ambição 2030, também da ONU. Hoje, a companhia faz parte do esquema programa de compensação e redução de carbono para a aviação internacional (CORSIA, na sigla em inglês),programa da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Além de um modelo de negócios financeiramente resiliente e sustentável, a companhia foca em três pilares: operação eco-eficiente por meio de excelência operacional e máxima integridade das aeronaves e equipe; Tripulantes Engajados e Saudáveis, Clientes e Fornecedores fidelizados e comunidades envolvidas, criando uma sociedade equitativa e uma economia justa; e desenvolvimento social e econômico que proteja o planeta por meio de projetos inovadores e apaixonados.
Sobre a Azul
A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, tendo mais de 900 voos diários, para mais de 150 destinos. Com uma frota de passageiro operacional com mais de 160 aeronaves e mais de 13.000 tripulantes, a Azul possui mais de 300 rotas diretas. Em 2020, a Azul conquistou o prêmio de melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor Travelers’ Choice, sendo a única empresa brasileira a receber este reconhecimento. Para mais informações, visite www.voeazul.com.br/ri.