A altura da Torre Eiffel não é a única curiosidade de quem pretende visitar um dos monumentos mais importantes do mundo. Isso porque ela possui história, envolve gastronomia e arquitetura francesa e está localizada em uma das cidades mais turísticas do mundo.
Por isso, preparamos esse artigo com as principais informações sobre o monumento. Se você pretende visitar, faça suas malas, contrate seu seguro viagem e confira nosso artigo sobre a Torre Eiffel. Boa leitura!
Qual a altura da Torre Eiffel
De sua base até o topo, a altura da Torre Eiffel chega a exatos 324 metros. Ou seja, o monumento, finalizado em 1889, tem a altura aproximada de um prédio de 101 andares e utiliza mais de 8000 peças metálicas em forma de treliça.
Por mais de 4 décadas, a altura da Torre Eiffel era tão gigantesca que ela foi, até 1930, a estrutura mais alta do mundo.
Sua base possui distância de cerca de 125 metros entre seus quatro pés, e o primeiro andar da Torre Eiffel tem altura de 57 metros, enquanto o segundo fica a 115 metros do chão.
A partir disso, a altura da Torre Eiffel por andar começa a variar, mas a parte acessível a visitantes está apenas a 276 metros do chão, com mais de 350 m² de área construída.
História da Torre Eiffel
Se a altura da Torre Eiffel já apresenta grandiosidade quando comparada à outras edificações, sua história também é imponente. Segundo informações oficiais, ela foi construída com a intenção de participar da 10ª Exposição Universelle e ser desmontada após isso. Entretanto, durante os meses em que a exposição durou, foram mais de 2 milhões de pessoas que visitaram o monumento.
Vale lembrar que nessa época a subida era realizada apenas por escadas, com 1.710 degraus até o topo.
Devido ao sucesso, a Torre Eiffel foi declarada oficialmente um monumento parisiense e desde lá, se tornou o símbolo oficial do país e um dos pontos turísticos mais importantes do mundo.
Como aconteceu a construção da Torre Eiffel
Quem vê a grandiosidade e altura da Torre Eiffel, certamente imagina sobre sua construção. Pois é importante explicar que a decisão pelo monumento foi feita através de um concurso. E na proposta vencedora, a ideia era elevar um torre de ferro com base quadrada e 300 metros de altura.
O projeto escolhido foi de Gustavo Eiffel, tendo Maurice Koechlin e Émile Nouguier como engenheiros da construção. Ao todo, a organização recebeu 107 projetos e até que a altura da Torre Eiffel atingisse seu máximo, foram 2 anos, 2 meses e 5 dias de obras.
Elevadores: como subir a Torre Eiffel
Os elevadores que permitem conhecer toda a altura da Torre Eiffel de modo fácil só surgiram alguns anos depois de sua construção. Porém, com o passar do tempo eles foram sendo trocados e se tornaram mais modernos. Atualmente, são 5 no total.
Destes, 3 ficam para uso exclusivo de turistas, enquanto o restaurante Julio Verne utiliza de forma dedicada um deles e o último atende os funcionários que trabalham na torre.
Afinal, quem foi Eiffel?
Após conhecer a altura da Torre Eiffel e as principais informações sobre o monumento, você deve estar se perguntando: mas quem foi Eiffel? Pois o arquiteto da torre foi um francês nascido em Dijon que, entre outras obras, projetou também o viaduto do Porto sob o rio Douro, a estação ferroviária de Pest na Hungria e a cúpula do observatório de Nice.
Além disso, Gustave Eiffel também desenvolveu a estrutura que sustenta a Estátua da Liberdade, em Nova York.
Porém, a Torre Eiffel segue sendo sua obra-prima, tanto que anos depois ganhou seu sobrenome em definitivo.
Mas engana-se quem pensa que as obras de Eiffel se reduziram a estruturas metálicas. Isso porque ele também foi responsável por edifícios em Paris e outras cidades europeias.
Até mesmo no Brasil existem projetos de Eiffel. Por exemplo, o Farol de Salinópolis no Pará e o Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.
Restaurantes da Torre Eiffel
A altura da Torre Eiffel e suas diversas estruturas permitiram que, ao longo do tempo, houvesse atrações internas em suas dependências. E a mais comemorada é a existência de diversos restaurantes em vários andares.
Merecem destaque o The 58 Tour Eiffel, no primeiro andar, com janelas panorâmicas e decoração contemporânea; O The Jules Verne, um dos mais sofisticados e badalados do mundo; e o Macaron, com foco nos famosos doces franceses.
Além deles, há buffets, lanchonetes e bares com diferentes iguarias entre tortas, pães, cafés e sanduíches.
Curiosidades sobre a Torre Eiffel
Para terminar, separamos algumas curiosidades que vão muito além da altura da Torre Eiffel.
- No verão, a dilatação térmica da torre faz com que a estrutura metálica cresça até 15 centímetros, sem qualquer dano à segurança do monumento;
- O site oficial da Torre Eiffel informa que os 5 elevadores percorrem, juntos, cerca de 100 mil quilômetros por ano, entre os tantos sobe e desce de turistas;
- A Torre Eiffel é iluminada a cada hora, por 5 minutos. Sua iluminação é resultado do trabalho de 25 alpinistas pelo período de 5 meses e foram utilizadas mais de 40 quilômetros de lâmpadas e guirlandas de led;
- Caso você não queira utilizar os elevadores da Torre Eiffel, é possível subir até o topo após enfrentar 1.665 degraus;
- A pintura anual que acontece na torre leva cerca de 60 toneladas de tinta e dura cerca de 2 semanas;
- Embaixo da torre, existe um bunker construído para possíveis bombardeios de guerra. Entretanto, ele nunca foi utilizado.