A KLM Royal Dutch Airlines e a Thalys lançarão hoje sua parceria anunciada anteriormente que fará com que a KLM compre assentos a bordo do trem de alta velocidade Thalys para passageiros em transferência que viajam entre Schiphol e Bruxelas. Isso permitirá que a KLM opere um voo a menos entre Amsterdã e Bruxelas todos os dias. O objetivo do empreendimento é aumentar o número de passageiros em transferência que viajam de trem entre Bruxelas e Schiphol. Quase todos os passageiros desta rota transferem de e para voos da KLM em Schiphol
Este empreendimento cooperativo é um primeiro passo importante na implementação da KLM do Plano de Ação do governo holandês para serviços ferroviários e aéreos ( Actieagenda Trein en Luchtvaart ). Este plano de ação foi lançado em conjunto no final de 2020 pelo Ministério da Infraestrutura e Gestão da Água em consulta com o Aeroporto Schiphol de Amsterdã, ProRail, KLM e NS Dutch Railways. O plano estipula ações e medidas para que as viagens ferroviárias internacionais se tornem uma alternativa lógica para complementar os serviços aéreos em rotas com menos de 700 quilômetros.Há algum tempo, a KLM oferece aos passageiros em transferência a opção de embarcar em um trem de alta velocidade Thalys em vez de um voo no trecho Bruxelas-Schiphol de sua viagem (ou vice-versa). Antes da pandemia de Covid-19, 20 a 25% destes passageiros (cerca de 36.000 clientes) escolhiam esta opção. Este teste visa melhorar a experiência do cliente.
Além disso, a KLM está trabalhando com a NS Dutch Railways e outras empresas ferroviárias europeias para explorar as opções de serviços ferroviários de alta velocidade e confortáveis para a transferência de passageiros para outros destinos.
A coisa notável sobre o produto ferroviário aéreo que está sendo lançado hoje é que os passageiros o acharão muito semelhante à experiência de transferência ar-ar a que estão acostumados. Os passageiros podem, por exemplo, fazer o check-in de sua viagem completa via KLM. O cartão de embarque é válido tanto para o serviço ferroviário como para o voo. Além disso, a KLM manterá os passageiros totalmente informados com atualizações de viagens. O serviço aéreo-ferroviário também oferece aos passageiros uma opção de viagem mais sustentável.
Este teste está programado para continuar até 29 de outubro de 2022, após o qual ocorrerá uma avaliação aprofundada, com os parceiros avaliando opções para desenvolver ainda mais o produto aeroferroviário.
Horário ferroviário
Os seguintes serviços ferroviários apresentarão o novo produto aeroferroviário da KLM:
– BRU-AMS: TH9357, diariamente exceto sábados, TH9351 aos sábados
Seg/Ter/Qua/Qui/Sex/Dom – saídas: 16:52, chegadas: 18:25; Sáb – saída: 15h52, chegada: 17h25.
– AMS-BRU: TH9376 diariamente exceto sábados, TH9382 aos sábados
Seg/Ter/Qua/Qui/Sex/Dom – partidas: 17:34, chegadas 19:08; Sentado. – sai 18:34, chega 20:08
Estes são todos os horários locais (CET).