21.7 C
Brasil
domingo, novembro 24, 2024
spot_img

No primeiro trimestre de 2022, 8 em cada 10 pessoas decidiram viajar pelo Brasil

Dados divulgados pela Braztoa apontam ainda que o Nordeste se manteve como a região preferida para quem adquiriu viagens no período

Como prova da força do turismo doméstico na retomada das viagens, nos primeiros três meses deste ano, 86% das vendas realizadas por operadoras e agências de viagens tiveram como destino o Brasil. O Nordeste continuou sendo o destino mais procurado, com Salvador (BA) ocupando o primeiro lugar no ranking, seguida por Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Natal (RN). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (24.05) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

Como resultado desses números, no primeiro trimestre do ano o desempenho das operadoras e agências se manteve em ritmo de recuperação. Cerca de 85% faturaram mais ou alcançaram pelo menos a margem de 76% do mesmo período de 2021.

“Estes resultados apontam para a força do nosso turismo interno e o potencial que ainda temos de crescimento. De fato, tivemos um verão incrível, de retomada das viagens, das atividades turísticas, e os resultados para os próximos meses tendem a ser ainda melhores, com a consolidação da recuperação do setor de Turismo de forma segura e responsável”, destacou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Os dados do estudo, desenvolvido em parceria com a SPRINT Dados, indicam, ainda, que 71% dos embarques nacionais realizados nos primeiros três meses do ano foram de novas vendas, ou seja, de serviços adquiridos neste mesmo período para viagens imediatas.

INTERNACIONAL – Em relação às viagens internacionais, 85,2% das operadoras e agências de viagem informaram que a procura cresceu muito ou muitíssimo, sendo a abertura de fronteiras e a queda gradativa do dólar os principais responsáveis por esse avanço. Entre os destaques nas buscas estiveram a Europa (59%), Estados Unidos (40%) e Argentina (25%). Já entre os produtos mais comprados nas viagens internacionais, destacaram-se a temática de Luxo, Praia e Sol, além da Cultural.

“Esse cenário mostra que a demanda reprimida por viagens segue se concretizando, com embarques mais próximos entre as pessoas de maior poder aquisitivo – vide o destaque para as viagens de luxo -, mas também ganhando força entre todos os brasileiros que amam viajar e que estão se organizando para que o tão desejado roteiro dos sonhos saia do papel e se torne realidade”, reforçou Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.

Por Amanda Costa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles