Desde o início do Acordo de Cooperação Conjunta em maio de 2017, a Delta Air Lines e a Aeromexico já transportaram mais de 28 milhões de clientes e operaram 251.000 voos entre os EUA e o México. Em maio de 2022, os parceiros operarão mais de 4.300 voos, uma recuperação de 96% em relação ao mesmo período de 2019.
Este mês de maio marca o aniversário de cinco anos da implementação da Delta Air Lines e do principal Acordo de Cooperação Conjunta (JCA) da Aeromexico. A JCA é uma aliança transfronteiriça que conecta as redes das operadoras entre os EUA e o México e melhorou o serviço, expandiu rotas e beneficiou mais de 28 milhões de clientes desde o lançamento em 2017. Ao longo de sua parceria JCA, a Delta e a Aeromexico voaram 365 milhões de milhas, equivalente a 14.663 viagens ao redor do mundo, e já operou mais de 250.000 voos.
Hoje, a Delta e a Aeromexico oferecem 43 rotas entre o México e os EUA, incluindo a maioria dos voos de Los Angeles, com 35 voos semanais para a Cidade do México; e de Nova York, com 28 voos semanais, além de serviço entre outros grandes mercados transfronteiriços na Califórnia, Texas e Flórida.
Ao longo de sua parceria, a Delta e a Aeromexico trabalharam em estreita colaboração para desenvolver produtos e serviços abrangentes e alinhados para seus clientes que garantam uma experiência consistente e líder do setor, incluindo:
Check-in contínuo com tecnologia SkyTeam que permite check-in digital para viagens em várias companhias aéreas por meio dos aplicativos ou sites existentes da Delta e da Aeromexico.
Mensagens gratuitas a bordo através de Wi-Fi a bordo (quando disponível).
Políticas consistentes de bagagem despachada e de mão.
“Estamos orgulhosos de como nosso inovador Acordo de Cooperação Conjunta transformou o mercado transfronteiriço EUA-México, gerando benefícios significativos para os clientes e uma rede de rotas mais ampla”, disse Perry Cantarutti, vice-presidente sênior de alianças da Delta. “Ao comemorarmos o sucesso de nossa parceria com a Aeromexico, fazemos isso com o compromisso contínuo de oferecer aos nossos clientes a excelente experiência que eles merecem.”
Desde que responderam rapidamente à pandemia, a Delta e a Aeromexico recuperaram gradualmente sua programação transfronteiriça. Em julho de 2021, os voos do México para Dallas e Austin foram retomados, enquanto o serviço de Guadalajara para Salt Lake City foi retomado em setembro de 2021. Ambas as companhias aéreas continuam restabelecendo o serviço à medida que a demanda retorna.
Durante a pandemia, ambas as companhias aéreas também se concentraram na saúde e segurança de seus clientes e funcionários por meio do Delta CareStandard SM e do Sistema de Gestão de Saúde e Sanitização da Aeromexico.
“Este ano começou com uma notícia maravilhosa, pois passo a passo continuamos a recuperar a dinâmica que tínhamos alcançado antes da pandemia. Operaremos mais de 4.300 voos em maio, o que representa uma recuperação de 96% em relação ao mesmo período de 2019. Ao mesmo tempo, a operação para os principais destinos de praia do México se recuperou totalmente, com capacidade crescendo 16% em relação a 2019 ”, disse Giancarlo Mulinelli Avilés, vice-presidente sênior de vendas globais da Aeromexico.