27.4 C
Brasil
segunda-feira, novembro 25, 2024
spot_img

Etihad Airways realiza 42 EcoFlights, incluindo 22 voos de rastro em cinco dias

Os voos foram operados em comemoração ao Dia da Terra como parte dos esforços da Etihad para aumentar a conscientização e a participação da indústria na campanha pela descarbonização da aviação

A EcoFlights testou uma série de eficiências e tecnologias operacionais, enquanto os voos de contrail testaram sistemas de prevenção com SATAVIA

Os testes de voo incluíram os primeiros EcoFlights focados em sustentabilidade já realizados em um A350
Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos – A Etihad Airways, a transportadora nacional dos Emirados Árabes Unidos, realizou com sucesso o programa de testes de voo sustentável mais intensivo do mundo, operando 42 voos em um período de cinco dias para testar eficiências operacionais, tecnologia e procedimentos que irão reduzir as emissões de carbono.

O programa, coincidindo com o Dia da Terra 2022, incluiu 22 voos de prevenção de rastros ao longo de três dias.

Tony Douglas, CEO do Grupo Etihad Aviation Group, disse: “Acreditamos que este é o programa de testes de voo de sustentabilidade mais intensivo já realizado, cujos resultados contribuirão para reduzir as emissões de carbono e o impacto ambiental da aviação à medida que os aprendizados são implementados em padrões operações aéreas em todo o setor.

“Algumas das tecnologias e eficiências operacionais que testamos podem ser implementadas hoje e estamos no processo de colocar essas inovações em procedimentos operacionais padrão, que esperamos ver replicados em todo o setor, enquanto algumas tecnologias ainda estão em sua infância e continuaremos a trabalhar com nossos parceiros para testá-los e desenvolvê-los para uso futuro. No entanto, existem várias soluções impactantes que estão prontas para serem implementadas, mas exigem uma resposta regulatória e do setor para se tornarem práticas, que o setor precisa enfrentar o desafio”.

A Etihad aponta para os Combustíveis de Aviação Sustentáveis ​​(SAF), que são seis vezes mais caros do que os combustíveis de aviação convencionais no momento e incrivelmente difíceis a ponto de serem impraticáveis ​​de adquirir, reconhecendo que tanto o SAF quanto o Combustível de Aviação de Baixo Carbono (LCAF) são necessários para a transição energética da aviação.

“Esse desafio precisa de mudanças nas políticas dos governos, pesquisa e desenvolvimento contínuos, aprimoramentos na cadeia de suprimentos e aprimoramentos de refinamento”, disse Douglas.

“A outra grande área, que tem uma solução simples, mas requer uma reestruturação fundamental para a forma como as coisas funcionam atualmente, é para a indústria, controladores de tráfego e reguladores modernizarem as rotas de voo para subidas controladas e descidas contínuas. Em nosso EcoFlights de demonstração, conseguimos tirar pelo menos 40 minutos dos tempos de voo e reduzir o teor de CO2 em cerca de seis toneladas, o que é incrível.”

A mais nova aeronave e farol de sustentabilidade da Etihad, juntamente com seu programa Greenliner estabelecido, o Sustainable50 A350-1000, tornou-se oficialmente o primeiro A350 a operar como um EcoFlight.

“Operar EcoFlights no A350-1000 é um grande passo à frente como um exemplo dos dois maiores fabricantes de aeronaves do mundo trabalhando em conjunto para o objetivo mútuo de descarbonização da aviação por meio do abrangente programa de sustentabilidade Sustainable50 e Greenliner da Etihad.”

A tecnologia e os processos testados incluíram:

Rotas de voo otimizadas: Coordenadas com ANSPs para otimizar rotas de voo, roteamento direto e descida otimizada.

Prevenção de rastros: Quando o vapor de água é ejetado do escapamento do motor para o ar suficientemente frio, ele se condensa, criando minúsculos cristais de gelo. Em certas condições atmosféricas, esses cristais de gelo criam camadas de nuvens cirros, causando um efeito de ‘cobertor’ que mantém o ar mais quente preso na atmosfera mais baixa. Trabalhando com a SATAVIA, sediada no Reino Unido, a Etihad evita voar para essas áreas, reduzindo as emissões não CO2.

Velocidade variável durante o cruzeiro: Os pilotos usam um software específico que sugere uma velocidade de cruzeiro ideal com base nas condições atmosféricas reais e no peso da aeronave. A Etihad é uma das poucas companhias aéreas parceiras da Boeing para o desenvolvimento deste software. A economia de combustível é de cerca de 1,5% para cada voo.

Flaps reduzidos para pouso: ao pousar em pistas suficientemente longas, o uso de flaps reduzidos reduz o arrasto e requer menos empuxo e menor consumo de combustível durante a fase de aproximação. Também reduz a perturbação do ruído perto dos aeroportos. Isso resulta em aproximadamente 30kgs de economia de combustível para cada abordagem.

Táxi motor reduzido: a maioria dos movimentos no solo são realizados utilizando apenas a potência de um motor. Ao desligar um único motor da aeronave ao pousar, a Etihad reduziu as emissões de carbono produzidas em 20 a 40%.
As luzes da cabine se apagam por um minuto durante o voo: um ato simbólico para o Dia da Terra acontecendo em todo o mundo das 20h30 às 21h30, o EcoFlight da Etihad foi o primeiro da indústria.

Os programas Greenliner e Sustainable50 em parceria com a Boeing, Airbus, GE e Rolls Royce são a plataforma da Etihad para promover a colaboração da indústria e enfrentar os maiores desafios que a indústria enfrenta para a descarbonização, operando como plataforma de testes, bem como chamando a indústria, governos e reguladores para colaboração orientada a soluções.

Por meio desses programas e das iniciativas de pesquisa e testes em andamento da Etihad, como EcoFlights, a Etihad incentiva e convida parceiros de todo o setor de aviação a participar e testar iniciativas de sustentabilidade em operações programadas de 787 e A350. Os resultados são então processados ​​e validados, com as iniciativas mais sustentáveis ​​usadas como base para melhorar o desempenho da comunidade global de companhias aéreas.

Os resultados e dados do programa de testes de voo EcoFlight e Contrail do Dia da Terra da Etihad serão formulados e analisados ​​nas próximas semanas, para serem adicionados à base de conhecimento que construiu para apoiar a indústria da aviação em sua jornada para a descarbonização.

A Etihad publicou seu Relatório de Sustentabilidade 2020-2021, documentando os dois anos anteriores dos esforços de sustentabilidade da companhia aérea – de tratores elétricos terrestres a melhorias na eficiência do espaço aéreo e até mesmo testes de voo experimentais com a NASA e a Boeing, disponível para download aqui

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles