A SWISS está usando inteligência artificial e tecnologia Google Cloud para aprimorar ainda mais suas operações de voo. Seu objetivo ao fazê-lo: interligar todos os dados relevantes de suas várias unidades operacionais para tornar suas operações de voo mais estáveis, mais eficientes e também mais sustentáveis. Os esforços também devem ajudar a minimizar o impacto de quaisquer irregularidades nos viajantes da SWISS.
A Swiss International Air Lines (SWISS) vem trabalhando sob uma parceria estratégica mais ampla para usar a tecnologia do Google Cloud para desenvolver uma plataforma que facilite o planejamento e a direção das operações diárias de voo da companhia aérea. A nova plataforma ajudará as equipes que trabalham no Controle de Operações da SWISS no Aeroporto de Zurique a tomar as melhores decisões de forma consistente nas operações de voo complexas e altamente dinâmicas da companhia aérea em todo o mundo. A plataforma reúne dados de várias unidades e processos dentro da empresa, como itinerários de passageiros, atribuições de aeronaves, escalação de tripulação e manutenção de aeronaves, que o sistema pode usar para propor os cenários ideais para manter suas operações de voo o mais estáveis e eficientes possível.
“Como Companhia Aérea da Suíça, queremos oferecer aos nossos clientes operações de voo pontuais e confiáveis”, explica o CEO da SWISS, Dieter Vranckx. “E nossa parceria com o Google Cloud desempenha um papel decisivo para nos permitir manter horários de voos estáveis. O Google Cloud nos ajuda a reduzir ainda mais nossas emissões de dióxido de carbono, permitindo que implantemos nossas aeronaves com mais eficiência. Assim, juntamente com nossos investimentos em outras novas tecnologias, como combustível de aviação sustentável, pretendemos – por meio deste projeto – promover a inovação na Suíça no campo de planejamento operacional e confirmar ainda mais nossas credenciais pioneiras”.
Hans Thalbauer, diretor administrativo de soluções de cadeia de suprimentos e logística do Google Cloud, complementa: “Por meio dessa parceria, temos uma oportunidade significativa de inovar o futuro das operações aéreas e contribuir para torná-las mais sustentáveis. Estamos trazendo o melhor da SWISS , Lufthansa Group e Google Cloud juntos para resolver alguns dos maiores desafios das companhias aéreas e impactar positivamente a experiência de viagem de milhões de passageiros que voam com a SWISS anualmente.”
Melhor direção do desempenho da aeronave e tempos de conexão individuais
Ao agrupar informações relevantes no Google Cloud, a SWISS pode utilizar parâmetros dinâmicos, como demanda de passageiros e carga ou desempenho de aeronaves individuais, para planejar melhor qual tipo de aeronave será mais eficiente para uma rota específica. A economia de combustível resultante também ajuda a reduzir as emissões de dióxido de carbono da SWISS. Os dados coletados podem ainda ser usados para orientar e prever os tempos de conexão individuais dos viajantes no hub do Aeroporto de Zurique da SWISS. Em caso de irregularidade, o sistema proporá rapidamente uma série de cenários alternativos para ainda levar os clientes afetados aos destinos desejados da forma mais pontual e confortável possível. Caso uma partida seja atrasada devido à queda de neve, por exemplo, na medida em que um passageiro que viaja nele não possa mais fazer a conexão pretendida em Zurique,
A SWISS é a primeira companhia aérea do Grupo Lufthansa a colaborar com o Google Cloud sob a parceria estratégica do grupo com o provedor de nuvem. A plataforma em questão foi especificamente concebida e desenvolvida para permitir a sua adoção por outras transportadoras do Grupo Lufthansa.