São Paulo, 25 de abril de 2022 – Quase dois meses após o início dos ataques russos em território ucraniano, o país segue em situação de emergência e o número de refugiados aumenta gradativamente, chegando a mais de 11 milhões de pessoas que deixaram suas casas. Reforçando o objetivo de ajudar no combate à fome no mundo e trazendo dignidade às vítimas da guerra, a Simple Nutri, empresa de alimentação desidratada com foco social, lidera um novo envio de ajuda humanitária com destino a Ucrânia a pedido da CARE, umas das maiores organizações de ajuda humanitária do mundo e com atuação em 104 países. O envio conta com o transporte gratuito da LATAM, por meio do seu programa Avião Solidário.
|
|
10 toneladas de alimentos foram enviados para a Ucrânia (Crédito: Simple Nutri)
|
“Para nós, empreendedores sociais e com grande anseio de ajudar o maior número de pessoas possível, é muito gratificante trabalhar em conjunto com a maior agência de ajuda humanitária do mundo. Estivemos na Ucrânia há poucos dias e vimos nossa alimentação chegando na ponta em locais críticos onde as pessoas passam fome e precisam desse apoio”, conta Rafael Romano, CEO da Simple Nutri.
“As necessidades humanitárias na Ucrânia são cada vez mais urgentes. Quase uma em cada três pessoas na Ucrânia precisa de apoio humanitário para sobreviver. Devido ao conflito violento, mais e mais famílias estão enfrentando medo e incertezas. Os suprimentos estão ficando escassos em áreas afetadas pelo conflito – os estabelecimentos já estão sem mantimentos básicos, como alimentos. Precisamos de uma grande mobilização para ajudar as famílias e todos os cidadãos afetados por esta crise humanitária. É incrível ver o apoio e a solidariedade em todo o mundo para o povo da Ucrânia”, afirma Valentina Mirza, Coordenadora de Resposta a Emergências à Ucrânia da CARE na Romênia e na Moldávia.
“É muito gratificante poder colaborar com essa importante frente humanitária por meio do Avião Solidário e da LATAM Cargo. A LATAM tem como foco cumprir com os seus valores sociais e tem muito orgulho de apoiar essa e tantas outras iniciativas que levam esperança a milhões de pessoas”, ressalta Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Brasil.
Essa será a terceira carga saindo do Brasil com destino a Europa e, dessa vez, serão enviadas 10 toneladas de alimentos desidratados, entre sopas e risotos, o equivalente a aproximadamente 250 mil refeições, que foram encomendados pela CARE. A Simple Nutri junto com parceiros como Movimento União BR e LATAM, via projeto Avião Solidário, articulou toda a logística pró-bono para que esse pedido chegue até a fazenda da brasileira Maria Thereza Cunha Bueno na fronteira com da Romênia com a Ucrânia, de onde saem as ajudas humanitárias através da CARE e da Cruz Vermelha. O último envio das refeições, realizado no final de março, teve Odessa e Mykolaiv, na Ucrânia como destinos finais.
“Além da produção em caráter de urgência, conseguimos reunir parceiros para viabilizar toda a logística até a Ucrânia num curto espaço de tempo. E isso é determinante para o sucesso da operação e para o nosso objetivo de alimentar pessoas necessitadas na ponta, conectando os diversos setores da sociedade nas causas, assim como foi na Bahia, Minas, Maranhão e Petrópolis após as chuvas.”, afirma Romano.
|
|
Reunião entre Cruz Vermelha, Simple Nutri e Movimento União BR para organizar a distribuição dos alimentos na Ucrânia. (Crédito: Movimento União BR)
|
A empresa já vem se especializando nesse tipo de envio rápido e eficiente. O primeiro envio foi para as Nações Unidas e Agência Brasileira de Cooperação, através do avião da FAB, levando mais de 10 toneladas de alimentos numa articulação logística que também aconteceu em tempo recorde e durante o feriado de Carnaval no mês passado.
|
|
Alimentos da Simple Nutri sendo entregues na Ucrânia (Crédito: divulgação)
|
Já a segunda foi uma força-tarefa através da campanha Juntos pela Vida, envolvendo entidades, empresas privadas e sociedade civil, liderada pelo Movimento União BR, LATAM, Agência Brasileira de Cooperação (ABC), da empresária Maria Thereza Cunha Bueno e seu marido Hubertus von Nesselrode, da Vitamedic Indústria Farmacêutica, que pertence ao grupo José Alves, do apresentador e empresário Luciano Huck, e de cidadãos brasileiros. Além disso, contou também com o apoio do GRU Airport, Instituto da Criança – ONG gestora da campanha, Fermac, Ftrade, Manchester AG, Real Cestas e Luna Express.
|
|
Segunda leva de ajuda humanitária enviada para a Europa por meio do programa Avião Solidário, da LATAM. (Crédito: Guilherme Vilas Boas Veloso/Movimento União BR)
|
O novo envio saiu nessa semana com destino a Europa. Chegando lá, os alimentos seguirão até Siret, cidade na fronteira entre a Ucrânia e a Romênia, na qual a fazenda da brasileira Maria Thereza Cunha Bueno funciona como ponto consular oficial do Brasil e centro de acolhimento aos refugiados. Outros parceiros logísticos cuidarão do transporte terrestre para que os alimentos cheguem até a Romênia. Chegando lá, a CARE e a Cruz Vermelha irão fazer a distribuição dentro do território ucraniano. O principal objetivo desse novo envio é chegar na Ucrânia e nas cidades mais afetadas pelos ataques russos, com a missão de alimentar pessoas que estão sem acesso a comida, levando dignidade.
|
|
|