A KLM Royal Dutch Airlines e a Thalys fecharam um acordo para continuar desenvolvendo seu produto AirRail conjunto com o objetivo de torná-lo mais atraente para os clientes. O objetivo é aumentar o número de passageiros com voos de conexão da KLM no Aeroporto Schiphol de Amsterdã que viajam de Bruxelas – e voltam – de trem.
Há algum tempo, a KLM oferece aos passageiros em transferência a opção de embarcar em um trem de alta velocidade Thalys em vez de um voo no trecho Bruxelas-Schiphol de sua viagem (ou vice-versa). Antes da pandemia de Covid-19, 20 a 25% destes passageiros (cerca de 36.000 clientes) escolhiam esta opção. A KLM e a Thalys gostariam de aumentar essa porcentagem e, consequentemente, a KLM está comprando assentos suficientes da Thalys, o que torna redundante um de seus serviços diários entre Bruxelas e Schiphol. Agora, os clientes podem reservar esses assentos no KLM.com para datas de viagem a partir de 17 de julho de 2022.
No entanto, não basta simplesmente disponibilizar esses assentos de trem. Os passageiros em transferência têm demandas específicas e a maioria continua optando pelo transporte aéreo-aéreo. É por isso que a KLM e a Thalys decidiram dar o próximo passo no desenvolvimento de seu produto AirRail, de acordo com a Agenda de Ação para Ferrovia e Aviação do governo holandês ( Actieagenda Trein en Luchtvaart ), que data de 2020.
O que a KLM e a Thalys planejam fazer?
Vários critérios vitais para o sucesso de qualquer serviço ferroviário de substituição foram definidos e são endossados pelos setores ferroviário e aéreo:
1. Os trens internacionais devem parar em Schiphol.
2. As chegadas e partidas aéreas e ferroviárias devem ser coordenadas.
3. Os sistemas informáticos das companhias aéreas e ferroviárias devem poder comunicar entre si (por exemplo, para check-in, embarque, remarcação de passageiros em caso de perturbação, etc.).
4. O manuseio de bagagem ferroviária também deve ser integrado, com trens com compartimentos de bagagem seguros e com procedimentos eficientes de transferência de bagagem em Schiphol para garantir rapidez e conveniência.
5. Os passageiros que chegam a Schiphol de trem devem ter uma rota de trânsito separada até o portão.
A Thalys já atende aos dois primeiros critérios na rota Schiphol-Bruxelas. Com relação ao critério 3, comunicação entre sistemas de TI, a KLM e a Thalys encontraram uma solução alternativa: os assentos adquiridos pela KLM nos trens Thalys são inseridos manualmente no sistema de TI da KLM, garantindo que os clientes que viajam de trem tenham o mesmo nível de serviço e o mesmo comunicação eficiente como quem opta pelo transporte aéreo.
Isso significa que os clientes podem fazer check-in e receber cartões de embarque na estação ferroviária Bruxelas-Midi/Zuid durante toda a viagem, tanto ferroviária quanto aérea. A KLM atualiza e remarca os clientes em caso de interrupções nos serviços ferroviários e aéreos. A KLM também oferece aos clientes informações sobre transfers e como se preparar para a viagem. A KLM e a Thalys pedirão a seus clientes internacionais que os ajudem a avaliar essa solução temporária.
Os passageiros devem poder entregar a bagagem despachada na estação ferroviária para encaminhamento ao seu destino final. Idealmente, eles também devem ter uma rota de trânsito separada em Schiphol para garantir uma transferência tranquila. Isso ainda não é o caso. A KLM discutirá a melhor forma de atender a esses critérios com as partes relevantes.
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A KLM está comprometida em reduzir o impacto de suas operações em nosso ambiente de vida. Além de atualizar nossa frota, substituir mais combustível de aviação por combustível de aviação sustentável (SAF) e melhorar nossa eficiência operacional, buscamos reduzir as emissões oferecendo o trem como alternativa aos voos de curta distância. Desenvolver o produto AirRail em parceria com a Thalys é um passo na direção certa, e conectar nossas duas redes em Schiphol para transferências rápidas, eficientes e convenientes é um passo positivo. Semelhante às nossas parcerias no setor aéreo, nossa cooperação com a Thalys reflete nosso compromisso com a intermodalidade.
Boet Kreiken – Vice-presidente executivo de experiência do cliente KLM
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A intermodalidade entre o transporte aéreo e o ferroviário desempenha um papel importante na consecução das nossas ambições de crescimento. A extensão da cooperação com a KLM enquadra-se perfeitamente nesta ambição. Juntos, estamos criando um produto que combina voos ferroviários e intercontinentais para atender às expectativas de nossos clientes de uma alternativa ecologicamente correta.
Bertrand Gosselin, CEO Thalys