Programa do Governo de Alagoas ajuda pequenas associações e cooperativas a expandirem negócios com a abertura de novos mercados.
Em um mercado global a cada dia mais exigente, estar preparado para os negócios é uma exigência que cabe também aos pequenos grupos produtivos. Por isso, o Programa Alagoas Maior, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com Sebrae, vem trabalhando para fortalecer associações e cooperativas incentivando a produção e a comercialização em novos mercados.
Com ações de consultoria de boas práticas, criação de rótulos, desenvolvimento de informações nutricionais e incentivos para a criação de políticas de vendas, a estrutura do Alagoas Maior, que atualmente conta com mais de 25 grupos produtivos, vem apostando alto também em empreendimentos gerenciados por mulheres que estão transformando a realidade de suas comunidades com geração de negócios e renda.
Um dos exemplos de sucesso do programa é a Associação Dom Helder Câmara, também conhecida como ‘Mulheres do Dom’. Funcionando dentro de uma casinha branca na Zona Rural de Murici, a associação foi fundada em 2012 e é formada por 56 cooperadas, todas mulheres que cozinham, plantam, vendem e empreendem.
As Mulheres do Dom trabalham com mandioca desde 2003, e cada membro do grupo tem uma predileção para o que cozinha, que passa pelos salgados, doces, bolos e pães. O carro-chefe dessas mulheres é o beiju de tapioca, e o sonho é que ele possa ser vendido para os supermercados de Alagoas.
“A Associação Mulheres do Dom é uma associação onde as mulheres, juntas, tiveram vontade e descobriram formas de conquistar uma independência. Nós sabemos como o trabalho da nossa Associação causa um empoderamento dessas mulheres. A gente tem feito geléias, doces, beijus, sequilhos, e muito mais. Nós também plantamos algumas frutas, e o programa nos ajudou a divulgar os nossos produtos e a valorizar cada vez mais o nosso trabalho, e isso tem sido importante para o assentamento e para as mulheres”, destaca a presidente da Associação Mulheres do Dom, dona Maria Rita.
Agora, a Associação está engatinhando na questão da comercialização. Foi trabalhado informação nutricional, consultoria de boas práticas, criação de rótulos, estamos na parte da estrutura de produção. Os produtos foram desenvolvidos pela nutricionista com o programa. A gente queria um produto de prateleira.
Outro grupo que traz o empoderamento feminino como marca principal é o grupo Café na Mesa, de Girau do Ponciano. São 17 mulheres comandadas por Maria Josélia, que com um sorriso no rosto, construiu o grupo Café na Mesa há onze anos.
Utilizando a macaxeira como base dos salgados e doces produzidos pelas mulheres, o grupo foi um dos mapeados no início do Alagoas Maior pelo potencial de mercado. Quando passaram a, de fato, integrar o programa, essas mulheres aprenderam que podem utilizar tudo o que produzem para incrementar o que é oferecido aos clientes e agregar valor a essa entrega.
“Quando eu quis começar a fazer os produtos, as pessoas achavam que eu não ia conseguir vender meio quilo de broa. Hoje eu consigo vender um quilo completo, e a gente também produz pastel, coxinhas, esfirras, e outros salgados, tudo à base de macaxeira. É um meio que a gente tem de ganhar nosso próprio dinheiro. Na hora de pagar as coisas, conseguimos pagar tudo certinho”, explica Maria.