Parceiros de longa data para oferecer conectividade incomparável nas redes globais de ambas as companhias aéreas por meio de seus principais hubs – Aeroporto Internacional de Hamad e Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur
DOHA, Qatar – A Qatar Airways e a Malaysia Airlines Berhad anunciaram hoje um novo capítulo em seu relacionamento de longa data ao assinar um Memorando de Entendimento (MoU). O novo acordo facilitará ainda mais uma cooperação estratégica que fará com que ambas as companhias aéreas trabalhem juntas em várias áreas do negócio para oferecer uma gama incomparável de serviços de valor agregado aos passageiros.
Com a parceria aprimorada, ambas as companhias aéreas aproveitarão os pontos fortes da rede uma da outra e fornecerão mais acesso aos passageiros para viajar para novos destinos além de suas redes individuais, oferecendo produtos novos e exclusivos aos seus clientes em breve. Os passageiros da Qatar Airways terão melhor acesso ao mercado doméstico mais amplo da Malásia e aos principais destinos da Ásia, como Penang, Langkawi e Medan, na Indonésia. Operado pela Malaysia Airlines através de seu hub, o Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur (KLIA). Os passageiros desfrutarão de conectividade perfeita para destinos populares na Europa, África, Oriente Médio e Américas com a extensa rede da Qatar Airways via Doha.
Com base nas estreitas ligações entre as redes da Qatar Airways e da Malaysia Airlines e a rápida expansão dos voos codeshare, os dois parceiros mundiais também concordaram em maximizar as sinergias em outras áreas do negócio, como carga aérea, operações ou serviços comerciais, que criarão uma sinergia inovadora que muda o jogo para ambas as operadoras na liderança da nova demanda de viagens à frente.
O CEO do Grupo Qatar Airways, Sua Excelência o Sr. Akbar Al Baker, disse: “Este é um momento significativo para nós, pois acabamos de comemorar 20 anos servindo a Malásia, e esta nova cooperação estratégica com nosso parceiro mundial, Malaysia Airlines, consolida nosso compromisso com o país. Essa parceria servirá para conectar ambas as nossas redes e nos permitirá trabalhar juntos em diferentes aspectos do negócio, criando oportunidades interessantes para nossos passageiros conjuntos, bem como para nossas companhias aéreas.
“À medida que avançamos em direção a um mundo pós-pandemia, negócios bem-sucedidos são impulsionados por fortes parcerias, e essa estreita cooperação com a Malaysia Airlines é um exemplo firme de como as parcerias internacionais simbióticas podem abrir caminho para a recuperação do setor. Fornecendo aos clientes acesso à mais extensa rede de rotas com serviços incomparáveis e conexões perfeitas.”
O CEO do Grupo da Malaysia Airlines Berhad, Sr. Izham Ismail, disse: “Estamos muito satisfeitos por ter dado o próximo passo importante com nosso parceiro mundial próximo. Essa parceria proporcionará melhor eficiência e uma rede mais abrangente para nossos passageiros, enquanto aumentamos ainda mais o crescimento do fluxo de tráfego via KLIA, que servirá como porta de entrada principal para destinos domésticos da Malásia e regiões selecionadas do Sudeste Asiático.
“Este MoU para parcerias estratégicas entre a Malaysia Airlines e a Qatar Airways é uma parte importante do nosso plano de negócios de longo prazo, à medida que exploramos mais oportunidades estratégicas e estabelecemos parcerias mais profundas. Ao mesmo tempo, ressalta o compromisso de ambas as companhias aéreas em oferecer aos passageiros mais segurança e maior escolha de voos, destinos mais amplos e maior flexibilidade, além do excelente serviço de hospitalidade durante suas viagens conosco.
“Acreditamos que a parceria estratégica colocará as duas operadoras de serviço completo em uma base mais forte para competir no mercado altamente competitivo à medida que continuamos a navegar na recuperação da pandemia. Com a reabertura das fronteiras internacionais e o aumento da procura de viagens aéreas.”
A Qatar Airways e a Malaysia Airlines lançaram sua cooperação de codeshare em 2004 e expandiram significativamente a parceria nos últimos anos, que hoje compreende 62 destinos de codeshare na Malásia, Sudeste Asiático, Austrália, Nova Zelândia, Oriente Médio, Europa, Américas e África.