Apresentador Caio Braz comanda uma viagem pelo Sertão pernambucano no primeiro episódio do “Bora Pernambucar Como Você Nunca Viu”, que estreia nesta sábado, 1º de janeiro, logo após o Jornal Hoje
Bora Pernambucar! Faz tempo que o slogan do Turismo de Pernambuco ganhou a boca do povo. O projeto que inspira todas as campanhas institucionais, ações de promoção, divulgação e estruturação do destino Pernambuco, agora ganha a telinha. Estreia neste sábado, logo após o “Jornal Hoje”, na Rede Globo, o “Bora Pernambucar Como Você Nunca Viu”. A atração promete levar os telespectadores pelas paisagens mais belas, os lugares mais curiosos e ricos em cultura, sabores e com os pernambucanos que mais adoram receber bem os visitantes nas suas cidades.
Sob o comando desta viagem massa, exibida pela Rede Globo, o apresentador e influenciador Caio Braz. Já viu ele no nosso perfil do @descubrapernambuco no Instagram? É ele mesmo! Caio partiu de kombi, do Marco-Zero, no Recife, para percorrer todo o Estado. O programa é uma realização da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, com produção da Coruja Films.
“O Bora Pernambucar é um projeto que muito nos orgulha. Fizemos uma aposta certeira de interiorizar as nossas ações no turismo e colhemos muitos frutos. Municípios que nunca haviam pensado em turismo, se organizam e já recebem visitantes; regiões com maior potencial, fora do Litoral, onde o nosso turismo já domina, investiram ainda mais, com apoio do Governo do Estado, e entraram no roteiro dos pernambucanos. Estamos muito felizes em conseguir iniciar o novo ano com esta parceria com a Rede Globo, mostrando todas as riquezas de Pernambuco em TV aberta”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.
O episódio de estreia tem 37 minutos de duração e mostra o começo da aventura de Caio Braz pelo sertão pernambucano. A primeira cidade do roteiro é Petrolândia,
às margens do Rio São Francisco, onde fica a famosa Igreja do Sagrado Coração, mais conhecida como Catedral Submersa. A brincadeira lá é passear de catamarã e mergulhar sob as ruínas do velho templo. Na sequência, uma parada na Ilha de Rarrá, espécie de beach club, ou melhor, “river club” sertanejo, que recebe turistas o ano todo.
Entre um mergulho e outro, Caio visita o espaço Café com Arte, onde mulheres produzem e vendem peças de artesanato feitas a partir de couro de tilápia. A visita a Petrolândia se completa com uma ida à Praia do Sobrado, chamada de a Noronha do Sertão, pela semelhança com um dos cartões-postais de Fernando de Noronha.
A viagem segue para São José do Belmonte, berço do Movimento Armorial. Caio é recebido com uma salva de tiros de bacamarte e conhece a famosa Pedra do Reino,Ele lugar histórico, que inspirou Ariano Suassuna. prova a galinha de capoeira de Dona Quininha e termina a viagem assistindo a uma representação da Cavalhada – ritual da cultura europeia, encenado anualmente na cidade.
A próxima parada é Triunfo, a bela cidade erguida no entorno do Lago João Barbosa Sitônio, com seu casario recuperado, o imponente Cine Theatro Guarani e o teleférico do Sesc. O apresentador visita ainda a Cachaçaria Triunfo, a Casa dos Caretas e bate um papo e assiste a uma apresentação do grupo musical Radiola Serra Alta.
A maratona pelo Sertão contempla também Floresta, pequena cidade banhada pelo Riacho do Navio, cheia de história. O centro histórico bem conservado e as ruas repletas de tamarineiros chamam a atenção. Por isso também o suco e a geleia de tamarindo são iguarias típicas da região.
O primeiro episódio do “Bora Pernambucar Como Você Nunca Viu” chega ao fim mostrando um destino que é um verdadeiro ícone do Sertão pernambucano: Serra Talhada. A terra natal de Virgulino Lampião recebe o visitante com um roteiro conduzido por um guia vestido de cangaceiro, que leva o apresentador por caminhos trilhados por Lampião e seu grupo.
“Estamos muito orgulhosos da qualidade da produção que será exibida pela Rede Globo. Caio vestiu a camisa do Bora Pernambucar, visitou lugares lindos, traz curiosidades apresentadas pelo povo de cada lugar, enfim, é um roteiro turístico e afetivo pelo nosso País Pernambuco”, encerra a diretora de Marketing da Empetur, Milu Megale.