Contador de histórias: Islam Uthman
Você pode se apresentar e nos contar sobre sua vida no futebol?
Oi! Meu nome é Islam Uthman, e tenho 36 anos, nascido e criado no Cairo, Egito. Eu cresci com os esportes ocupando um lugar especial em meu coração. Acredite ou não, meu pai era um árbitro internacional de futebol. Ele foi o melhor árbitro assistente na África por vários anos consecutivos e mais tarde foi nomeado vice-presidente do Comitê de Arbitragem da Federação Egípcia de Futebol! Isso criou minha paixão pelo futebol. Claro, eu sou um grande apoiador do Al Ahly SC, o ‘Clube Africano do Século’. Não viajo regularmente para assistir ao jogo da seleção egípcia, mas espero economizar para poder participar da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022 ™.
Por que você foi ao Catar para a Copa Árabe da FIFA?
Viajei para o Catar para participar da Copa Árabe da FIFA ™ como membro da delegação internacional de Fan Leader. Foi uma grande experiência estar no centro da ação. Também fomos encarregados de relatar os prós e os contras observados ao comitê organizador local para que eles possam resolver quaisquer problemas antes da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 ™. Só o futebol tem o poder de reunir e unir 40 pessoas de 29 países em cinco dias, com suas diferentes afiliações, culturas e crenças. Absolutamente mágico!
Posso apenas destacar que o voo a bordo da Qatar Airways foi muito agradável, diferente e uma experiência verdadeiramente única?
Qual foi sua experiência na Copa Árabe da FIFA?
Eu simplesmente não posso esperar para voltar. Ficamos sabendo de tudo o que poderia interessar a um torcedor que viaja para o Catar. Assistimos à cerimônia de abertura do torneio e à partida de abertura. Visitamos vários estádios da Copa do Mundo FIFA ™ que foram de tirar o fôlego e desfrutamos de todos os lugares onde a herança árabe ancestral está presente … e, claro, também houve um emocionante safári no deserto! Ao mesmo tempo, vimos o outro lado do Catar, desenvolvido e muito moderno, mas o que eu pessoalmente mais gostei é a sensação de convergência de civilizações. Ao ver a diversidade cultural, você tem uma sensação inexplicável como se estivesse com sua família.
Como foi a experiência de assistir o Egito jogar futebol ao vivo no Catar?
A sensação de ver a seleção egípcia jogar no exterior é uma sensação diferente, mas maravilhosa. Enquanto os assistia ao vivo, experimentei dois sentimentos diferentes ao mesmo tempo – um era de grande orgulho em representar o resto da torcida egípcia, mas ao mesmo tempo um sentimento de responsabilidade abundante de que sua presença deve ser a diferença para os jogadores, e que a sua voz e entusiasmo são os maiores motivadores para eles quando a ouvem ecoar por todo o estádio. Pessoalmente, pensei e esperava que a seleção egípcia se sagrasse campeã da Copa Árabe da FIFA ™.
O clima dentro do estádio era de êxtase de uma forma quase indescritível. Incentivar sua seleção nacional enquanto ergue a bandeira de seu país o impede de sentar-se apenas para assistir. Você deve apoiar aqueles que jogam em nome do seu país.
Também observei algo muito interessante durante a partida, havia uma aparente diferença entre os torcedores do Golfo e do Norte da África enquanto apoiavam seus times. Percebi que a torcida do Catar na partida de abertura estava torcendo e festejando silenciosamente e sem clamor, enquanto a torcida norte-africana, pela primeira partida da seleção egípcia, torcia intensamente e não parava de torcer durante todo o jogo. Eles não se sentariam em seus assentos até que o árbitro soasse o apito final.
Qual é o papel do futebol na sua comunidade e na sociedade egípcia?
O futebol para egípcios é a única coisa que reúne todas as pessoas com origens e personalidades diferentes, e pode ser a maior causa de alegria ou tristeza que se vê nas ruas do Egito, dependendo do desempenho do time naquele dia.
O que o futebol significa para você? Que ambições você tem para o futuro?
O futebol é a minha vida e é sempre uma fonte de felicidade. Recebi muito amor e apoio de fãs dentro e fora do Egito ao longo dos anos. Desejo estudar administração e direito esportivo para apoiar minha experiência prática de sucesso e, com sorte, um dia alcançar o emprego dos sonhos de trabalhar na FIFA ou na Confederação Africana de Futebol (CAF).
Você pode nos contar mais sobre seu apoio ao Al-Ahly?
Esta é a pergunta mais difícil que você pode fazer a um torcedor do Al Ahly SC! Há tanto para falar com orgulho, e os fãs não vão parar de falar sobre isso. Os princípios do clube que você aprende são manter a moral, lutar até o último momento e nunca desistir, sejam quais forem as circunstâncias. Autoconfiança é outra – somos os melhores nacionalmente, na África e em todo o mundo árabe! Digo isso com confiança, pois conquistamos o maior número de títulos e é o segundo clube mais coroado do mundo, depois do Real Madrid.
Eu me apaixonei pelo Al Ahly SC durante a minha infância por causa da lenda do futebol – Mahmoud El Khatib. Foi a surpresa mais linda da minha vida, e eu fui a criança mais feliz do mundo, quando o conheci pessoalmente aos sete anos de idade. Eu não podia acreditar no que meus olhos estavam vendo! Quando eu crescesse, queria retribuir o favor a ele, então me juntei à sua campanha eleitoral para indicá-lo como presidente do clube.
O que você tentou capturar com suas fotos?
O futebol é uma fonte de orgulho e um símbolo de união, e tentei retratar isso com minhas fotos. Levei um troféu da Copa do Mundo da FIFA ™ em miniatura comigo para o Catar e meu amigo o carregou por Doha enquanto usava roupas tradicionais árabes. Fãs de todas as origens estenderam as mãos em direção ao troféu, expressando sua paixão pelo belo jogo.
Para imagens, por favor clique aqui .
Esta série especial foi criada em colaboração entre a Qatar Airways e a Goal Click .