São Paulo, 13 de dezembro de 2021 – Com a proximidade das festividades de fim de ano e a retomada das viagens para destinos domésticos e internacionais que movimentam os aeroportos de todo o Brasil, a LATAM preparou 10 recomendações para ajudar os passageiros que voltarão a viajar de avião neste fim de ano.
“Dezembro começou e o movimento nos aeroportos já é comparável ao de antes da pandemia. Mas a LATAM fez o dever de casa e está pronta. Já recuperamos 95% da nossa oferta de assentos no Brasil, alcançando 49 aeroportos nacionais, e reativamos 19 destinos no exterior”, explica Mauro Peneda, diretor de Aeroportos da LATAM Brasil. “Sabemos que existe muita ansiedade, muita gente que está voltando a voar neste fim de ano. Por isso, é nosso compromisso orientar a todos para que a experiência de viagem seja a melhor possível, independentemente do aumento do volume nos aeroportos e de todas as novas regras para embarque e desembarque”.
Confira abaixo os 10 cuidados listados pela LATAM para que todos possam voltar a viajar neste fim de ano de forma tranquila, simples, segura e pontual, evitando contratempos e atrasos:
1 – Conferir todos os documentos e regras do destino da viagem:
O passageiro deve verificar a validade de toda a documentação necessária e outros requisitos para a viagem, como RG, passaporte e visto. Em viagens nacionais, é necessário apresentar pelo menos um documento de identidade com foto e menores desacompanhados até 15 anos precisam apresentar autorização judicial. Em viagens internacionais, a Polícia Federal requer mais tempo para analisar a documentação de menores de 18 anos e, em função da pandemia de Covid-19, a LATAM orienta que os clientes consultem com antecedência em Requisitos para Viajar as regras do seu país de destino. Outra importante fonte de informação ao viajante é a central de informações da IATA, a Associação Internacional de Transportes Aéreos. Países como Estados Unidos, México e Reino Unido acabaram de criar novas regras para viajantes internacionais no início de dezembro de 2021, por exemplo.
2 – Conferir todos os serviços e itens incluídos na viagem:
Em Prepare sua Viagem, o cliente da LATAM pode consultar todos os detalhes necessários sobre bagagens, embarque com crianças e bebês, viagens com animais, regras para antecipação e postergação do voo, documentação e vacina, necessidades especiais, disponibilidade de ônibus entre aeroportos, informações sobre a experiência a bordo e o acesso às salas VIP.
3 – Reservar a máscara correta para embarcar:
O uso de máscara durante toda a viagem não somente é obrigatório, como só é permitido o embarque de clientes com os tipos de máscaras permitidas. A LATAM segue reforçando todas as medidas de segurança e higiene em toda a sua operação e obedecendo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias dos países onde atua.
4 – Seguir todos os protocolos sanitários:
O passageiro deve evitar aglomerações, respeitar o distanciamento nas filas dos aeroportos e seguir todos os protocolos sanitários, incluindo o de higienizar as mãos com álcool gel 70% ou água e sabão. Nos voos nacionais, o passageiro pode transportar na bagagem de mão até 500 ml de álcool líquido ou 500 g de álcool em gel. Em viagens internacionais, a quantidade não pode ultrapassar 100ml.
5 – Comprar bagagem e serviços adicionais com antecedência:
É possível antecipar a compra de serviços adicionais, como o despacho de bagagem. Para agilizar e dar ainda mais segurança às viagens, a LATAM já oferece o Despacho de Bagagem Express nos aeroportos de Brasília, Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo/Guarulhos, Salvador, Belo Horizonte/Confins, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Florianópolis e Vitória. A tecnologia pioneira dá mais autonomia ao passageiro e ajuda a reduzir em até 50% o tempo necessário para o despacho de bagagens.
6 – Conferir o status do voo antes de se dirigir ao aeroporto:
Antes de se dirigir ao aeroporto, a LATAM recomenda que o passageiro confirme a situação do seu voo em Minhas Viagens, especialmente em dias e aeroportos com condições meteorológicas adversas.
7 – Realizar o checkin antes de chegar ao aeroporto e se dirigir ao embarque:
Mais de 65% dos clientes LATAM no Brasil já compraram passagens no novo site da empresa e não precisam mais realizar qualquer tipo de check-in, economizando até 20% do seu tempo no aeroporto. No entanto, existem clientes que compraram a sua passagem no site antigo ou em outros canais de venda. Nestes casos, a LATAM recomenda que o cliente evite filas e já realize o check-in online diretamente no site ou aplicativo, disponível 72 horas antes do voo. Quando o passageiro realiza esse processo com antecedência, ele consegue acessar a área de embarque do aeroporto mais cedo, agilizando a viagem de todos e evitando contratempos em casos de eventuais trocas de portões do aeroporto, por exemplo.
8 – Chegar ainda mais cedo ao aeroporto na alta temporada:
No caso de viagens internacionais a partir de São Paulo/Guarulhos e Rio de Janeiro/Galeão, a LATAM recomenda aos passageiros que se apresentem no aeroporto 4 horas antes do horário do voo. Em viagens nacionais, recomenda-se chegar com pelo menos 2 horas de antecedência. Essas recomendações são exclusivas para a alta temporada 2021/2022 e já têm sido comunicadas aos clientes em todos os canais da empresa.
9 – Baixar aplicativo para acessar o maior entretenimento de bordo do Brasil:
Para uma melhor experiência de viagem nos voos nacionais, é importante o passageiro baixar com antecedência em seu dispositivo móvel o aplicativo LATAM, disponível na Apple Store ou na Play Store. Por meio dele, o cliente acessa diversas funções, inclusive o LATAM Play, a plataforma de entretenimento que oferece gratuitamente o maior catálogo de entretenimento do Brasil durante o voo. São mais de 100 filmes, 300 episódios de séries, jogos, músicas e outros recursos de conectividade. Um total de 700 horas de conteúdo direto no celular, além de acesso à plataforma de streaming HBO Max. No caso de voos internacionais, o LATAM Play é acessado diretamente nas telas individuais de cada assento da aeronave.
10 – Ficar atento às notificações da companhia:
A LATAM mantém todos os seus canais de comunicação (site, redes sociais e aplicativo) constantemente atualizados. Além disso, o cliente que compra na nova plataforma da empresa já recebe diretamente por email, SMS e WhatsApp diversas informações e orientações da LATAM conforme se aproxima a data e hora do seu voo. Caso o cliente ainda tenha dúvidas, pode entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços da LATAM nos telefones 0300 570 5700 (todo o Brasil), 4002 5700 (capitais) ou +55 11 4002 5700 (ligações do exterior).